Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Estação de solda JCD 8898 - ferro de solda não aquece suficiente (Resolvido)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Pessoal, tenho uma estação de solda JCD 8898 220V, o soprador térmico funciona que é uma beleza. Porém o ferro de solda esquenta mas a temperatura é insuficiente para derreter o estanho (cobix ou qualquer outro, tenho outros ferros de solda que funcionam corretamente).

Já fiz o processo do menu secreto de deixar em +99.

Abri a placa para ver se tinha algo que pudesse ser melhorado mas me deparei com algo que achei um pouco estranho. 

Entre o sinal de controle e o gate  do triac bt136s tem um capacitor (C30). Veja bem, não é que exite o sinal de controle e um capacitor em paralelo, mas o capacitor está entre os 2 componentes em série. Seguindo a trilha tem mais um resistor de 100 (r49) entre o CI FMD T3S3HDH ( não achei nada sobre esse).

Qual seria minha ideia, colocar em paralelo ao r49 mais um resistor de 100. Deixar o ferro de solda no mínimo e ir subindo até ver se consegue derreter estanho de forma satisfatória.

O capacitor deixaria como está, pois o ferro esquenta bastante, ou seja, funciona a ligação.

20250316_075109.thumb.jpg.1bb69413581efa4b85031105a3f16f79.jpg

20250315_184300.jpg

20250316_075638.jpg

Editado: por Luis Eduardo Ferreira
Consegui resolver
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionei um resistor de 200ohms em paralelo com resistor R49 (100ohms), reduzindo a resistência para 67ohms.

Em 380C (no visor) já derreteu estanho cobix. Em 450C derreteu estanho genérico. 

Então acredito ter resolvido. 

Editado: por Luis Eduardo Ferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Luis Eduardo Ferreira alterou o título para Estação de solda JCD 8898 - ferro de solda não aquece suficiente (Resolvido)

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...