Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E1 471 - ZQSA -DAZQSAMB6F1 - Morto

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Bom dia queridos! Essa placa está morta, eu troquei o SIO que estava emcurto, troquei de novo e entrou em curto novamente, achei um diodo zener em curto e resolvi, então as tenções primárias levantaram menos 15V está chegando no transistor 13V eu não consigo achar onde gera essa tenção, agradeço a a ajuda desde já. 

IMG_20250527_124024073_HDR.jpg

IMG_20250527_124035815_HDR.jpg

Editado: por anderhodel
Postado
4 horas atrás, anderhodel disse:

menos 15V está chegando no transistor 13V

A tensão +15V é gerada pela fonte do integrado PU9. Você pode medir essa tensão no resistor PR127 ou no capacitor PC73. Ao acionar o botão de ligar, as fontes do S3 chegam a subir? A tensão que alimenta as memorias RAM? 

Postado

@anderhodel, como o SIO foi trocado, você deve verificar se ele está recebendo e enviando sinais (alimentação). 

O circuito que o PU9 pertence, precisa somente da tensão VIN pra gerar as tensões +5VPCU, +3VPCU, VREG3, VREG5 e +15V. Veja que ele recebe VIN alimentação pino 16, essa mesma tensão habilita o integrado através de um divisor resistivo pino 13. Então, não tem sinal do SIO chegando nesse circuito como em outros circuitos que geram essas tensões do S5. Esses +15V vai ajudar na comutação das tensões 3.3V e 5V no S3, então você deve iniciar pelo SIO checando se ele está recebendo alimentação, tensão do botão liga/desliga NBSWON#, NBSWON#.

• Joinha 1
Postado
22 horas atrás, LEONTEC disse:

A tensão +15V é gerada pela fonte do integrado PU9. Você pode medir essa tensão no resistor PR127 ou no capacitor PC73. Ao acionar o botão de ligar, as fontes do S3 chegam a subir? A tensão que alimenta as memorias RAM? 

Boa tarde Leo! Como está meu querido? Obrigado por vir ao meu post, não sobe S3, realmente vem no PD3 e PD4 9V e vai no PR127 13v mas aciona os gates, eu que encasquetei nisso, na tabela de start não aparece essa tenção como ALWAYS, não sei se esta correto.

Postado
22 horas atrás, LEONTEC disse:

@anderhodel, como o SIO foi trocado, você deve verificar se ele está recebendo e enviando sinais (alimentação). 

O circuito que o PU9 pertence, precisa somente da tensão VIN pra gerar as tensões +5VPCU, +3VPCU, VREG3, VREG5 e +15V. Veja que ele recebe VIN alimentação pino 16, essa mesma tensão habilita o integrado através de um divisor resistivo pino 13. Então, não tem sinal do SIO chegando nesse circuito como em outros circuitos que geram essas tensões do S5. Esses +15V vai ajudar na comutação das tensões 3.3V e 5V no S3, então você deve iniciar pelo SIO checando se ele está recebendo alimentação, tensão do botão liga/desliga NBSWON#, NBSWON#.

Eu tenho 3v e 5v o sinal de botão power chega, o SIO é novo, chega 3v nele também. a resistência do PCH é 9ohms, nenhuma linha em curto a bicha tá morta, quando CIO vai pro saco já desconfio do PCH ir também, mas não tem nenhum curto nem consumo, muito estranho, todos treminais bem soldados. 

• FLAVIOTECH alterou o título para Acer E1 471 - ZQSA -DAZQSAMB6F1 - Morto
Postado

Eu soldo com ferro de solda! Agora está bem soldado, foi com ar nos teminais, vi um por um, eu não sei se soldando com ferro eu não tirei algum componente, resistor, capacitor, tá muito estranho,  vc tem alguma placa dessa Léo?  Vou ver se acho uma foto dessa placa, S5 ON ainda 2,5v, por exemplo, terminal 14 +0.75_ON está com 1,2v, ACIN está com 3,3V / Terminal 19 VCC1 = 3V 

• Joinha 1
Postado

@anderhodel, em nenhum momento essa malha DNBSWON# fica em nivel alto? Esse SIO é novo?

Se o circuito de start da placa não funcionar, não adianta analise circuitos que só vai funcionar depois do start. Pra que nós tenha evolução no reparo do equipamento, precisamos fazer o equipamento pelo menos tentar ligar. 

Postado
1 minuto atrás, LEONTEC disse:

@anderhodel, em nenhum momento essa malha DNBSWON# fica em nivel alto? Esse SIO é novo?

Se o circuito de start da placa não funcionar, não adianta analise circuitos que só vai funcionar depois do start. Pra que nós tenha evolução no reparo do equipamento, precisamos fazer o equipamento pelo menos tentar ligar. 

concordo

Postado

@anderhodel, o SIO não apresenta nenhuma reação de LED quando o carregador é plugado, ou quando o botão power é acionado? Você relatou o SIO em curto e um diodo. Onde é esse diodo na placa? E para o SIO ser danificado sem mais sem menos é problema grande. Você acha que ainda tem algo errado que possa está danificando o SIO? Você perguntou se poderia ser a PCH, eu ainda não tenho resposta para essa pergunta. ;D

Postado (editado)

Vamos lá! Quando pluga a fonte na minha simétrica vai a 1 e zera, creio que ele identifica, temos 3v no botão o sinal vai até o SIO ( no terminal ) o sio anterior estava em curto, quando coloquei um novo ele foi a curto novamente ( foi quando larguei esse notebook a temposkkk e voltei a rever de novo ) retirei ele abri a fase de 3v e fui atrás do curto achei o diodo zener D13, depois disso tudo normal sem curto, sem danificar o SIO agora, eu acho que algum resistor esteja alterado ou algum transistor não esteja chavendo, ou até o PCH, só que PCH ou uma bio corrompida, ou seja qualquer coisa iria ligar essa placa, está faltando alguma tensão. 

Editado: por anderhodel

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...