Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Exatamente... 150R atrás de seu dedo tem o conector referido!!! Flw...
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Autor @nagkiller "Exatamente... 150R atrás de seu dedo tem o conector referido!!!" Não entendi, ou melhor. Não encontrei nenhuma menção a essa resistência perto do conector. Só encontrei a serigrafia indicando o número do resistor.
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Referência é isso mesmo... é o R76... por exemplo. É a sequência numerica do componente antecedido pelo símbolo, no caso, para resistor é R, capacitor é C... etc... impresso na placa. Flw...
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Autor @nagkiller Então, amigo. Mas você disse que era de 150R porque tinha o conector referido. Você comparou com a placa que tem aí com esse resistor?
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Não estou mais com a fonte... ela veio para conserto... como disse, faz tempo que eu ví... Mas era isso, o resistor que eu lembro ali naquela posição era de 150R. Flw...
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul 1 hora atrás, Oseiasgs22 disse: @nagkiller Ele ficava onde to apontando. Pega esse esquema aqui, é do modelo Minipa MPS 3003, parecido com o que tu tens. Numa olhadda rápida, acredito que o resistor seja de 150R mesmo. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Dados coletados no fórum do Clube do Hardware. Tópico original: Editado: 18 de Julho de 2025 18 Jul por jose_fogaca Acrescentar link para o tópico original
Postado 19 de Julho de 2025 19 Jul Autor @jose_fogaca @nagkiller Beleza, amigos. Eu vou adquirir os componentes e retorno aqui quando estiver tudo Ok. Muito obrigado pela ajuda!
Postado 30 de Julho de 2025 30 Jul Autor @nagkiller @jose_fogaca Bom dia, amigos. Os potenciômetros chegaram, fiz a troca, e o que tá acontecendo agora é que a corrente só regula pra 0,70Amp, a voltagem regula até 31v, e o cooler que até ontem funcionava, hoje parou de funcionar. 20250730_093313.mp4
Postado 30 de Julho de 2025 30 Jul revise algum ponte de solda que deva estar ruim ou com solda fria, pois se efetuada a troca dos potenciômetros e ela ainda não regula, algo esta faltando, e o cooler pelo que sei não entra direto, somente depois de um tempo ligada, e com o curto nas pontas para um ajuste deveria esta correto, mas verifica novamente e comente abaixo ok Boa Sorte
Postado 30 de Julho de 2025 30 Jul Vamos considerar que a sua placa seja exatamente igual a esta que o colega @jose_fogaca compartilhou (o que muda seria apenas a corrente fornecida): Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. com o esquema postado pelo Felipe Y. B. no dia 6 de agosto de 2023 e marcado como Solução. Como estão as tensões principais em sua placa (+VBUS, - VBUS, +15V, -15V, etc...)? Mediu também o transistor de saída? Inclusive faça um teste no LM324 e LM358. Flw... Editado: 30 de Julho de 2025 30 Jul por nagkiller
Postado 30 de Julho de 2025 30 Jul Autor @Maru Nessa fonte o cooler entra em funcionamento assim que eu a ligo, sempre foi assim. Eu soldo com auxílio do microscópio digital, e reviso a solda depois. Não está mal soldado, o potenciômetro tá regulando, só não tá regulando ao máximo de corrente, que é 5A. @nagkiller Bom, eu teria que pesquisar como se faz as medições nesses componentes. Como eu disse antes, não tenho a menor familiaridade com esse circuito, ainda assim, eu medi todos os componentes da placa onde fica os 2N3055 e no ato das medições, todos os componentes pareciam OK. O cooler dessa fonte é ligado nessa placa.
Postado 30 de Julho de 2025 30 Jul Então, as tensões é só ver onde estão nos esquemas e medir, em relação ao GND. Os componentes, cada um tem um teste, abrindo o datasheet. Só montar o circuito e testar. Flw... Editado: 30 de Julho de 2025 30 Jul por nagkiller
Postado 30 de Julho de 2025 30 Jul Se preferir, ao invés de testar, pode trocar os componentes e testar. Mas corre-se o risco de, se houver algo errado, acabar queimando também, se for o caso de estar queimado. Tem que fazer a análise e ver o que e porque queimou. Flw... Editado: 30 de Julho de 2025 30 Jul por nagkiller
Postado 30 de Julho de 2025 30 Jul Sobre medir as tensões é relativamente simples: Ponta preta em GND, Ponta vermelha nos pontos marcados. Escala de Tensão 50V ou mais. Flw... Editado: 30 de Julho de 2025 30 Jul por nagkiller
Postado 30 de Julho de 2025 30 Jul Em 10/07/2025 às 10:23, Oseiasgs22 disse: @Gilson Macedo@FLAVIOTECH@LEONTEC@ohm@Jhones Bom dia, amigos. Os marquei porque geralmente são os que me dão suporte aqui, não sei se é também área de conhecimento de vocês. A minha fonte de bancada começou a apresentar um defeito estranho, conforme vão ver no vídeo anexado. é como se ela entrasse em curto, e o relé fica acionando de forma intermitente. Não tenho a menor intimidade com esse tipo de circuito. Mas com a ajuda de vocês, e usando os poucos conhecimentos que tenho em análise de placas de notebook, talvez eu consiga consertar. Muito obrigado. 20250709_142924.mp4 98.92 MB · 0 downloads Testa os transistores de potência dele. Em muitos casos quando acontece isso são estes transistores em curto ou fuga, aconteceu com da hikari que tenho, troquei os 2 transistores e resolvel o problema. So que os transistores dessa fonte é diferente da minha fonte.
Postado 30 de Julho de 2025 30 Jul Autor @nagkiller @Maru Com relação ao cooler eu já matei a situação, era só mau contato num dos fios que liga essa placa onde ele é conectado, à placa frontal. Quanto a outra situação, existe a possibilidade do potenciômetro ser de má qualidade e ter um mal funcionamento. Na verdade eu só troquei os de 10K, pois os de 1K estavam bons e somente um de 10K estava com defeito, justamente o do botão que quando era movimentado, ficava da forma mostrado no vídeo, ele media mais de 20Mohms em ambas posições, troquei os dois só pra aproveitar o frete grátis. Esses dois, um mede 11Kohms e outro mede 9.5Kohms. Me parece dentro da faixa de tolerância. Mas não sei...
Postado 31 de Julho de 2025 31 Jul Autor @nagkiller Boa tarde, amigo. Eu testei o LM324 e LM358 e não encontrei curto. Na verdade eu já imaginava que não houvesse, pois a fonte tenderia a entrar em proteção se encontrasse um componente em curto. Ainda sim, pode ser que aja defeito em um deles. Acho tenso ter que sair testando um monte de componente, e acho melhor arriscar na troca deles. Kkk.
Postado 31 de Julho de 2025 31 Jul Esses operacionais, principalmente o LM324 é o responsável por regular a tensão de saída... então era um teste válido, se você fez os testes corretamente! https://eletronicabr.com/forums/topic/350610-circuito-simples-para-teste-do-lm324/ Flw... Editado: 31 de Julho de 2025 31 Jul por nagkiller
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.