Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado

Olá amigos!!

Estou com o referido projetor e preciso fazer um serviço bem diferente nele, preciso fazer com que ele funcione sem a lâmpada e não também tenho a lâmpada para usar nele, enfim, preciso arrumar um jeito dele funcionar sem a lâmpada, seja com um circuito que simule o sinal lamp/ok na placa logicam ou um sistema que simule precisamente a lâmpada, o que vocês dizem, e recomendam? 

Postado

No caso você quer ligar o projetor sem a lâmpada para utilizar a placa dele para algum outro tipo de sistema, seria isso? Pois não é possível utilizar o projetor sem a lâmpada pois ela que faz a projeção da imagem gerada.

Postado

Pois é... agora eu fiquei curioso em saber qual é a finalidade desse projeto(não escrevi errado, é projeto mesmo)!!

Poderia descrever melhor o que vai fazer com esse projetor em seu projeto?

Flw...

Postado (editado)

Vai ter que fazer um bypass não somente no circuito de ballast, mas também enganar o sensor de temperatura.

Veja o fluxograma:

Check01.png.63ab016769310f8204bc7b4eb6f3f57a.png

Quando há erro na lâmpada:

Check02.thumb.png.6ce1799176a10bb754aed2afccd7c06e.png

Diagrama em blocos:

Check03.thumb.png.9aca816c15d1bf1953de2ab91c0bc6fe.png

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Postado (editado)

Talvez não será tão simples assim o quanto imagina, ainda mais senão tiver conhecimento do que está fazendo.

Talvez seja até viável adicionar uma lâmpada, ou usar usar um projetor funcionando como referência, para que com um osciloscópio ou analisador lógico, capturar os sinais e reproduzir com um Arduino ou outro microcontrolador.

E isso se realmente o projetor aceitar fazer estas modificações!!!

E o Arduino não simulará a lâmpada em si.

Flw...

Postado

@nagkiller Tentei usar uma lâmpada halógena no lugar da lâmpada e soprar com um soprador térmico no sensor térmico que tem na placa de energia, não obtive resultados, tentearei encontrar formas de contornar isso, muito obrigado amigo. 

• Legal 1
Postado

@nagkiller Amigo, eu  conferi a placa de alimentação do projetor, nela  se localiza o único sensor térmico o visivél "klixon ys11a100b c6", o mesmo traz informações sobre sí, diz que opera até 250V e 7A, imagino que o mesmo não seja extamente um sensor, parece mais um fusivel térmico. 

Como ele é um fusivel térmico, acredito que não influencia na operação do mesmo, o que você acha? 
Será que há algun outro sensor meio que invisível? 

Postado

@nagkiller Cara, realizei mais alguns testes aqui, vi que as fans conectadas causavam erro, o projetor ficava em power vermelho constante com eles conectados, eu removi e a ignição ocorreu, também removi o suposto sensor térmico que se encontrava na porta J26, respectiva ação não influenciou no funcionamento, o projetor realiza a ignição da lâmpada, estou usando uma halogena, assim ele não recebe a resposta do ballast, será que recorrer ao velho 555, como você falou, sanaria esse problema? Além dessa possibilidade do 555, também pensei em fazer um circuito que descrevesse o mesmo funcionamento da lâmpada UHP original, o que você acha? 

Postado

Como disse antes, não será algo simples de se fazer. Ainda mais quando se quer alterar completamente o funcionamento do equipamento.

Repare, no diagrama em blocos, que há uma comunicação serial (J16). No caso, deverá "sniffar" as linhas com osciloscópio ou analisador lógico para depois simular a comunicação serial com o Arduino.

Envolve-se muito mais do que um simples 555.

Para realizar tal, deveria ter o equipamento funcionando normalmente. Assim seria mais fácil de burlar os sensores e verificar os níveis de tensão nos pontos críticos. 

Flw...

Postado (editado)
Em 03/08/2025 às 23:41, Ulisses C. disse:

@nagkiller o intuito é utilizá-lo para observar e modelar o comportamento de lasers/feixes de luz.

Isso aqui é um projeto específico?

Dê mais detalhes de o que e o por quê?

De onde foi baseado, se é tese de faculdade, etc...

Flw...

Postado

@nagkiller Bom, é basicamente isso, não tem mais detalhes, só preciso literalmente usar o projetor como projetor, a única diferença é que utilizarei a tela LCD para outra finalidade, no sentido de que, anteriormente ele modelava imagens que seriam ampliadas (apresentações), dessa vez eu só tô interessado no comportamento do laser passando na tela...

Postado

Você quer projetar o laser nas telas R, G e B do projetor e projetar isso em uma parede, mas quer fazer isso sem a lâmpada?!?!?

Tipo isso aqui:

image.png.a69bb5d6c1c45145c06862bcc4271174.png

Seu orientador te deu isso como orientação?

Flw...

Postado (editado)

@nagkiller Exatamente, porém seria em apenas uma das telas, a G...

E não seria projetar em uma parede, o feixe de luz seria projetado em um sistema que analisaria os padrões de imagens recebidos  

Editado: por Ulisses C.
Postado

E como seria a leitura dessa luz projetada?

Então, pelo que estou entendendo, então você não precisará do projetor, mas sim apenas do LCD e de algum circuito que: ao invés de enviar dados (circuito do projetor), um circuito que leia os feixes passados no LCD. Seria isso?

Flw...

Postado

@nagkiller não, não, a leitura dos dados é uma outra história, a ideia é utilizar o projetor para gerar outro tipo de feixe: 

Como na imagem abaixo, na esquerda temos o feixe do laser, no centro o LCD e seu comportamento, e a direita o novo tipo de feixe gerado. Basicamente o LCD continuará a fazer o que sempre fez, apresentar um certo tipo de imagem.

Hologram_generation.png

Postado

Certo...

Você vai ter que estudar bem o circuito completo de um projetor Sony para realmente entender como é o funcionamento da circuitaria e como habilitar/desabilitar funções básicas.

Flw...

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...