Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Asus X510UR-BQ292T - (60NB0FY0-MB9000) - não liga, IC/MOSFET próximo à entrada não acionam

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

@Ponto da Manutenção 
Pergunta rápida: devo ressoldar o PRS8901? E esqueci de comentar: o PJP8102 já está sem solda, os pads estão limpos como novos. Devo colocar solda ali também? Eu já soldei os outros PJP menos oque está em curto.

Editado: por rieidi
Postado
13 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

Aparentemente estão ok.

Feche os demais PJ e mantenha aberto esse PJP9101.

Alimente a placa e veja se chega tensão no (PR9119)?

Sinal de vida no notebook: fans girando e LED piscando.
No PR9119 tenho 5 V entrando e saindo.
LED da bateria também está piscando, mas não vou conectar a bateria agora — a menos que seja necessário.

Postado
5 horas atrás, KJ AUTOMAÇÃO COMERCIAL disse:

Fusível de entrada (FUSE próximo ao DC-Jack) aberto.

MOSFETs de entrada em curto/abertos.

PU (charger IC) queimado não libera Gate drive.

Resistores shunt (PR8801/PR8802) alterados CI não detecta corrente.

testa esses
Não esquece de dar o joinha se ajudou

Pelo resultado atual não parece ser isso. O problema inicial era um curto na entrada, localizado no PQ8901. Fiz a substituição desse componente e o curto foi resolvido — antes disso, a fonte chegava a desarmar.

Postado (editado)

@Ponto da Manutenção sobre a questão da fonte assimétrica, como ele sabe que a linha é de 19v ele poderia usar uma fonte dessas que tem chave de regular a tensão mas que não tem de corrente? Geralmente a corrente dessas fontes ficam em torno de 3A.
Eu estava pensando em fazer isso em alguns testes aqui mas como a corrente é alta então fiquei com receio.

OBS.: iria usar a fonte em 3v na linha de 19v

Editado: por MJVFC
  • FLAVIOTECH alterou o título para Asus X510UR-BQ292T - (60NB0FY0-MB9000) - não liga, IC/MOSFET próximo à entrada não acionam
Postado
3 horas atrás, MJVFC disse:

@Ponto da Manutenção sobre a questão da fonte assimétrica, como ele sabe que a linha é de 19v ele poderia usar uma fonte dessas que tem chave de regular a tensão mas que não tem de corrente? Geralmente a corrente dessas fontes ficam em torno de 3A.
Eu estava pensando em fazer isso em alguns testes aqui mas como a corrente é alta então fiquei com receio.

OBS.: iria usar a fonte em 3v na linha de 19v

Ela pode ser usada, mas a mesma tem proteção e desarma em caso de curto, ficando inviável para descobrir curto.

Postado
34 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

Pode conectar a bateria.
só falta finalizarmos a analise.. 

A bateria está recebendo e segurando carga, o botão de Power responde também. 

Postado (editado)
16 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

esse parece trincado...

IMG-20250930-WA0000.jpg.0ad13f12cb998713ee817a1152512e21.thumb.jpg.56dcfc22b33aec2c81b02c6ad912e698.jpg

Resto de fluxo... Limpei e já saiu, porém no PCI9103 continua.

IMG_20250930_134219.thumb.jpg.e38b62a442c970f3e4db2eededbc64fe.jpg

Postado (editado)
5 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

Os testes agora serão com multímetro na escala de Bip...
só pode Bipar de um lado.

PCI9101
PCE9103

PC9120

PCI9103

PCI9102

Revise os mosfet novamente..

O PCI9101, PCE9103, PC9120, PCI9103, PCI9102 estão dando 0,02 em ambos os lados no modo continuidade(meu multimetro queimou o buzzer, então ele não bipa).

Os MOSFETs estão normais, com as mesma leituras de antes.

O PCE9101 deu 23 em continuidade nos dois lados, e o PCE9102 deu praticamente os mesmos valores.

Postado
2 horas atrás, rieidi disse:

O PCI9101, PCE9103, PC9120, PCI9103, PCI9102 estão dando 0,02 em ambos os lados no modo continuidade(meu multimetro queimou o buzzer, então ele não bipa).

Os MOSFETs estão normais, com as mesma leituras de antes.

O PCE9101 deu 23 em continuidade nos dois lados, e o PCE9102 deu praticamente os mesmos 

Remova todos (PCI9101, PCE9103, PC9120, PCI9103, PCI9102)

para testar fora da placa.

Postado (editado)
9 horas atrás, rieidi disse:

Certo...

@Ponto da Manutenção Removi primeiro o PCI9103 e o curto no PJP9101 sumiu. Agora o Pad 2 do PJP9101 está medindo 490 mVNem dessoldei os outros. Esses PCI ficam em paralelo, não? Posso apenas ressoldar o PJP e ligar para ver se era isso mesmo ou isso não vai funcionar?

Postado
2 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

Pode soldar os PJ e ligar a placa.

Notebook ligando e dando vídeo.

Agora é substituir o PCI9103 e refazer os pads do C3637 para colocar o componente novo. 

Aliás, sobre o PCI9104 que fica do lado do PCI9103, vale colocar um MLCC no lugar, já que vou comprar 20 unidades?

E outra dúvida: é realmente necessário colocar o thermistor PTR9001?

Postado
3 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

sim.

Certo, encontrei um anúncio de um thermistor com as mesmas especificações elétricas, embora não seja o modelo exato. O coeficiente pode não ser exatamente igual, mas acredito que a diferença seja desprezível para o uso.

Original: 100 kΩ (0402) 1 % TSM0B104F4251RZ

Encontrado: 0402 100 kΩ 1 % 4250 NTCG104EF104FT1X

Postado
25 minutos atrás, rieidi disse:

Certo, encontrei um anúncio de um thermistor com as mesmas especificações elétricas, embora não seja o modelo exato. O coeficiente pode não ser exatamente igual, mas acredito que a diferença seja desprezível para o uso.

Original: 100 kΩ (0402) 1 % TSM0B104F4251RZ

Encontrado: 0402 100 kΩ 1 % 4250 NTCG104EF104FT1X

ok

• 2 semanas depois...
Postado

Até o momento não consegui fazer o pedido, mas assim que o realizar e os componentes chegarem, tentarei solda-los. Se tudo funcionar conforme o esperado ou não, retornarei para avisar.

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...