Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise GIGABYTE - GA B85M D3PH rev 1.1 - Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

@LEONTEC@FLAVIOTECH@Jhones@ohm@Gilson Macedo Boa tarde, amigos. Essa placa é minha, estava encostada aqui há mais de 2 anos. Como a minha placa de uso deu defeito e é um pouco inferior a essa, estou tentando reparar essa placa da descrição pra poder usar até comprar uma nova. Não tenho NENHUMA experiência com placas de desktop, então se algum dos amigos, ou outros que virem esse tópico e forem familiarizados e puderem ajudar, agradeço. Essa placa só tem esquema elétrico. Bom, vamos ao que interessa, no pino 6 do F_PANEL tem  PWRBTSW esse sinal vai até o pino 101 do SIO. Quando eu aterro esse sinal lá no  F_PANEL ele é aterrado. Porém a placa não estarta, e fazendo a medição lá no pino 101 do SIO, ele não é aterrado como deveria. O pino 128 (IT_AVCC) está zerado, tenho VBAT no pino correspondente e também tenho 3VSB nos pinos correspondentes . Testei R172 e R175 que são ligados ao F_PANEL e eles estão bons. O defeito provável ai seria o SIO, ou tem algo mais que não estou percebendo?

PS: A resistência do pino 128 em relação ao terra é de 75 ohms. Está baixa pra essa linha?

Editado: por Oseiasgs22
Postado
41 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

@LEONTEC@FLAVIOTECH@Jhones@ohm@Gilson Macedo Boa tarde, amigos. Essa placa é minha, estava encostada aqui há mais de 2 anos. Como a minha placa de uso deu defeito e é um pouco inferior a essa, estou tentando reparar essa placa da descrição pra poder usar até comprar uma nova. Não tenho NENHUMA experiência com placas de desktop, então se algum dos amigos, ou outros que virem esse tópico e forem familiarizados e puderem ajudar, agradeço. Essa placa só tem esquema elétrico. Bom, vamos ao que interessa, no pino 6 do F_PANEL tem  PWRBTSW esse sinal vai até o pino 101 do SIO. Quando eu aterro esse sinal lá no  F_PANEL ele é aterrado. Porém a placa não estarta, e fazendo a medição lá no pino 101 do SIO, ele não é aterrado como deveria. O pino 128 (IT_AVCC) está zerado, tenho VBAT no pino correspondente e também tenho 3VSB nos pinos correspondentes . Testei R172 e R175 que são ligados ao F_PANEL e eles estão bons. O defeito provável ai seria o SIO, ou tem algo mais que não estou percebendo?

PS: A resistência do pino 128 em relação ao terra é de 75 ohms. Está baixa pra essa linha?

Pelo que vi o PWRBTSW é o pino 104 do SIO. Se estou certo.

Postado

@Oseiasgs22 essas LGA 1150 de quarta geração vieram com bastante problema no PCH ou na linha. Eu checo se tem tudo para funcionar e não vai faço uma regravação do arquivo ROM não funcionando desisto e não costumo perder muito tempo.  

• Joinha 1
  • Legal 1
Postado

@AMDRÔMEDA 

@LEONTEC Sim, inclusive aterrando o pino 103 e 104 do SIO.

@FLAVIOTECH A PCH esquenta como se tivesse sido ativada, e o processador também fica, digamos, morno. Só que não é emitido nenhum bipe pelo buzer.

Eu tenho desconfiança desse SIO, porque na época que essa placa deu defeito, ela começou às vezes ligando, e as vezes não. Só queria ter certeza mesmo.

Sem título.jpg

• Joinha 1
Postado

@FLAVIOTECH @LEONTEC Essa placa é complicada de analizar pois a maioria dos componentes não são serigrafados, e nem possui boardview, a gente fica perdido só no esquema. O que tá me deixando encucado, é que no pino 128 do CIO, não tem sinal IT_AVCC, porém quando eu estarto a placa fazendo um curto no fio verde da PSU, o sinal sobe no pino 128, e ele deveria estar presente desde o começo. Queria achar também o FPESD1.

Postado

@Oseiasgs22 

Colega, 

Estas placas funcionam de maneira quase padrão. Se tiver todos os sinais importantes antes de apertar o botão de ligar com certeza o SIO vai responder.

1 - Para testar qualquer placa que não está ligando eu nunca conecto o cabo de 12 v da CPU e testo a linha antes se tem curto.

2 - Depois veja na linha do botão de ligar existe resistor em serie até o SIO. Esta acontecendo de zerar a tensão no pino do SIO ao apertar o botão?

3 - O SIO deve responde com PSON que por meio de resistores ou mosfet chega até co conector da fonte. Qual o pino do SIO referente ao PSON?

Veja nesta placa tem apenas um resistor na linha de PSON e o SIO aterra esta linha ligando a fonte.

Abs,

Roberto

pson.thumb.jpg.e310d8a424def56dfd496f7c664f9f0c.jpg

Postado (editado)

@Roberto275803 Boa tarde, amigo. Deixa eu tentar explicar o comportamento dessa placa.

Tem -PWRBTSW no 6 F_PANEL. Ao fazer o fazer o jumper, ele é aterrado, mas a placa não liga.

Tem -PWRBTSW no pino 104 do SIO. Porém ele não é aterrado ao fazer jumper no 6 F_PANEL

Não tem continuidade entre 6 F_PANEL e pino 104 do SIO

Pra que eu estarte a placa, tenho que fazer jumper entre pino 103 (GND) e pino 104 -PWRBTSW do SIO. Ao fazer isso, pino 105 PSON é aterrado, a placa sai dos estados N_-SLP_S3N_-S4_S5 e liga

Processador e PCH esquentam.

Tem tensão de alta e de baixa no processador, e tensões de alimentação da memória.

A placa não gera vídeo e nem emite bipes.

Basicamente é isso.

Postado
27 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

@Roberto275803 Boa tarde, amigo. Deixa eu tentar explicar o comportamento dessa placa.

Tem -PWRBTSW no 6 F_PANEL. Ao fazer o fazer o jumper, ele é aterrado, mas a placa não liga.

Tem -PWRBTSW no pino 104 do SIO. Porém ele não é aterrado ao fazer jumper no 6 F_PANEL

Não tem continuidade entre 6 F_PANEL e pino 104 do SIO

Pra que eu estarte a placa, tenho que fazer jumper entre pino 103 (GND) e pino 104 -PWRBTSW do SIO. Ao fazer isso, pino 105 PSON é aterrado, a placa sai dos estados N_-SLP_S3N_-S4_S5 e liga

Processador e PCH esquentam.

Tem tensão de alta e de baixa no processador, e tensões de alimentação da memória.

A placa não gera vídeo e nem emite bipes.

Basicamente é isso.

Então você deve seguir a linha com o multimetro na escala de Bip e seguir o sinal desde o conector do painel de ligar até chegar o pino do SIO deve ter algum resistor alterado ou aberto ou com solda fria que não está levando o sianl do powbtsw até o sio.

Resolva logo isto e depois vamos para o problema do video após ligar a placa.

Postado (editado)

@Roberto275803 Ai é que tá o grande problema. Essa placa não possui boardview e a maioria dos componentes não são serigrafados. Só consegui identificar até agora os resistores FPR3FPR9, que estão bons. Não consegui de jeito nenhum identificar o FPESD1.

Ps: Vou tentar fazer um jumper amanhã, do 6 F_PANEL até o pino 104 pra vê se muda alguma coisa.

Postado

@LEONTEC @LEONTEC @Roberto275803 Bom dia, pessoal. O sintoma agora mudou, os estados S3/S4 ficam sempre desativados com a placa desligada. Mas quando forço desligamento aterrando pino 104 -PWRBTSW, eles são ativados, acontece que se eu desligo a fonte e ligo em seguida, lá estão esses sinais desativados novamente. Vou gravar o BIOS com um arquivo original do fabricante, se não resolver, vou trocar o IT8620E. Se não der certo, essa placa vai pro "museu". 0_0

Postado

@Oseiasgs22 

Em 13/10/2025 às 11:52, Oseiasgs22 disse:

estados S3/S4 ficam sempre desativados

Essas linhas só vai para nivel alto quando o botão liga/desliga é acionado, ou seja, esses sinais em nivel baixo com a placa desligada está correto.

Quando você realiza o procedimento de aterramento do fio PS_ON na fonte, a PCH enviara esses sinais para o SIO iniciando o despertar das fontes do S3-S0. Se o SIO não responde ao comando do botão de ligar, muito provavelmente vai ser o SIO o problema. Como é complicado seguir os sinais na placa por falta de identificação do componentes na mesma, você pode realizar a simulação do power diretamente no pino do SIO para descarta rompimento de trilhas o mal funcionamento de algum componente na linha.

Postado

@LEONTEC Bom dia, amigo. De fato você tá correto em relação a S3/S4. O sinal -PWRBTSW passa por R172, R175 e FPESD1 até chegar no pino 104 do SIO. Os dois resistores estão normais. Mas não consegui encontrar FPESD1. Como não tem continuidade entre pino 6 do F_PANEL e pino 104 do SIO. Fiz o aterramento do sinal diretamente no pino 104,( já que no F_PANEL ele é aterrado mas nada responde). A placa liga, sem vídeo ou sem bipe como eu havia falado antes, regravei o BIOS com arquivo original do site do fabricante, e ficou a mesma coisa, agora vou trocar o SIO.

Postado (editado)

@LEONTEC Amigo, deixa eu corrigir aqui que acabou ficando confuso. Não sei se eu havia explicado antes. O comportamento havia mudado, N_-SLP_S3 e N_-S4_S5 agora ficam em nível alto com a placa desligada, quando deveriam ficar ativados em nível lógico baixo. O problema é que agora eles estão sempre em nível lógico alto (desativados). :D 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...