Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Mesa Som behringer x2222, problema na fonte.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa noite, na bancada hoje temos uma mesa som da behringer , a mesma entrou na oficina totalmente inoperante, chegando a fonte encontrei ela totalmente sem sinal de vida. 

Iniciando os testes com lâmpada em serie a mesma não acendeu, checando a tensão sobre o capacitor principal C7, o mesmo tem uma tensão de 170v volts, o integrado top245yn aquece mesmo sem ter carga alguma. 

Não há capacitores estufados ou rasgados, aparentemente todos em ordem visualmente é claro.

Estudando o datasheet do top245 e comparando ao circuito da fonte notei que tem um curto entre o pino1 e o negativo da fonte primária , no diagrama da fonte tem um capacitor de 100nf , na placa ele é o C26, SMD, preciso ver se o mesmo não se encontra em curto. Detalhe o capacitor principal se descarrega muito rapido após a fonte ser desligada , como se algo estivesse em curto. 

Minha suspeita e sobre o top245, mas a minha duvida e se tem mais componentes em curto ou fuga. 

Alguém já teve êxito no reparo dessa fonte pra me dar alguma dica. Segue o esquema da fonte para ajudar no reapro

Att daniel  

fonte.png

Editado: por daniel dan
Postado

Essas fontes não são muito complicadas. O circuito oscilador recebe informações via acoplador óptico.

De qualquer forma, você relata o aquecimento do integrado, partido desse princípio,podemos avaliar duas hipóteses,no mínimo.

Chopper com fuga ou, caso tenha substituído o integrado, integrado falso.

De qualquer forma, verifique os capacitores do secundário da fonte.

Caso haja necessidade de adquirir o integrado, procure fornecedores confiáveis( difícil fornecedor assim).

• Joinha 1
Postado

@William de Araújo Eu não troquei o integrado ainda, fiz uma analise superficial. vou remover os componentes suspeitos e fazer uma analise mais profunda, vi em alguns relatos que o pessoal checa o top245, o foto acoplador, os diodos que são de tipo diferentes e claro os capacitores, tanto da fonte primária como da secundária. 

Tendo resultados positivos ou não eu retorno aqui para posta-los.

Att Daniel.

• 2 semanas depois...
Postado

Volto eu com meia solução , meio problema.

Fiz o reparo da fonte descrita acima.

Troquei o CI top245ny, troquei o tl431, troquei o 4n35 e capacitor eletrolítico C10, e o capacitor C20, 

O Top245 estava em curto e os demais suspeitos. 

A fonte ligou, porém, ao passar um certo tempo a fonte desliga, se espera alguns segundos a fonte re-liga sozinha. Então ela entra nesse ciclo de liga e desliga. 

Alguém teria uma ideia do que se passa ? 

Att Daniel 

Postado

Verifique o secundário da fonte, deixe a mesma ligada com carga de 470r X 5 watts e monitore. Caso a fonte desarme, desmonte e verifique os capacitores. Outra possibilidade é o TOP falso. Caso a fonte funcione satisfatoriamente, verifique os circuitos alimentados pela fonte, pode acontecer de estarem com curto ou uma fuga .

• Joinha 1
Postado (editado)

@William de Araújo agradecido por responder amigo.

Eu fiz recap da fonte secundária. inclusive a fonte do phanton.

A fonte sem carga funciona normal , tensões normais, o top245 não esquenta. 

Mas na mesa , na placa principal, tem um ponto dela gerando calor ate que estranho, começa a aquecer, ai quando chega perto os 40 graus a fonte desarma, como a fonte demora um pouco a voltar , isso sem desligar o interruptor dela a mesa volta ser energizada, na primeira vez, leva uns 10 minutos, depois que esta aquecido aquele ponto ele fica desarmando a cada 2 minutos, mas se desligar e esperar tudo esfriar leva +- 10 minutos ate que aquele ponto aqueça novamente. Se deixar a fonte ligada so com os multimetros ela fica normal sem desarmar.

Vou desmontar a placa principal e procurar algum suspeito.

Att Daniel

Editado: por daniel dan

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...