Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Philips - 48PFG5509/78 - não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa tarde colegas,

Peguei uma TV do modelo supracitado, sem ligar. Fiz testes básicos na fonte e encontrei a tensão de standby, que deveria ser de 12 V, em 8 V. Medi a tensão de referência do AS431, e está certinho em 2,5 V. Mas uma coisa me deixou encafifado:

AS431malha.jpg.4e23eafe903bfc460e8d26448fc09d03.jpg

Segundo o esquemático, R9344 tem 2,43 kohms. Se fizermos os cálculos do divisor de tensão formado por esse resistor e R9343 (9,53 kohms), a saída vai ter 12 V certinho. Entretanto, olha o que encontrei no equipamento:

IMG-20260116-WA0059.thumb.jpg.4758cb7047787440d1d02e3279d6f154.jpg

R9344 é de 4,3 kohms, diferente do esquemático. Ao refazer os cálculos com esse valor, a tensão de saída é de... 8 V! Exatamente o que está dando na saída. 

Mas que raio é esse? A fonte nem arma, e creio que seja devido a essa tensão, que deveria ser de 12 V. Mas pelo que está posto ai, o circuito não tem defeito... Eu não creio que esse resistor tenha vindo errado de fábrica...

Editado: por ohm
Postado

Buenas,

o esquema não bate com a placa. No esquema o divisor é fixo (repare que alguns componentes estão marcados com NC), mas no circuito que tem na placa você tem o Q9341, que quando acionado coloca o R9345 em paralelo com o R9344. Se paralelar um resistor de 4k3 com um de 5k6 dá 2,43k.

Se a tensão não sobe quando se aperta o power, verifique de onde vem o sinal para acionar o Q9341, é ele que faz a tensão subir.

• Joinha 1
Postado (editado)

@zazulak, De fato!!! Eu nem me atentei para esses outros componentes, cego pelo trecho que mencionei. Para tentar armar a fonte, eu curtei coletor e emissor do transistor do opto do Power On (não o da imagem!), mas nada. Além disso, a tensão de standby começou a cair. Mas eu vou verificar a malha de Q9341! Muito obrigado pela luz!

Editado: por Lord_Iacobus
Postado (editado)

Pelo que eu vi na placa o Q9341 é um mosfet K72 fazer curto não ira resolver o problema, o ideal é que troque o mosfet k72. Se essa informação foi útil me ajude com um joinha pelo amor de Deus kkkkkkk, to doido pra baixar um arquivo aqui no forum

Editado: por almeida22
  • Joinha 1
Postado
41 minutos atrás, Lord_Iacobus disse:

@zazulak, De fato!!! Eu nem me atentei para esses outros componentes, cego pelo trecho que mencionei. Para tentar armar a fonte, eu curtei coletor e emissor do transistor do opto, mas nada. Além disso, a tensão de standby começou a cair. Mas eu vou verificar a malha de Q9341! Muito obrigado pela luz!

Quem você chama de "transistor do opto"? Seria o Q9332? Se foi esse que você fechou curto e a fonte arriou, provavelmente tenha um curto lá no lado primário. Veja se não tem curto na linha de alimentação dos IC 9101 e 9801 .

• Joinha 2
Postado

Verdade, se ele tiver feito isso seguindo pelo esquema eletrico deu ruim, o ideal de reparação nessa placa com componente smd é utilizar esses testadores smd no mercado livre vende, eu ja peguei algum desses k72 com problema 

Postado

@almeida22 O IC 9341 é um opto sim. Q9341 é que é um mosfet. O esquema não está de todo errado, só partes que não batem. E eu não curtei o mosfet, eu curtei o opto IC 9331, do lado quente. Este opto (IC 9331) é o opto de power on, não o da malha de feedback do AS431 (que é o IC 9341).

Postado (editado)

Aaa confundi eu achei que estava Q9341 e não IC9341 kkkkkk se eu posso ta certo ja deixa o like kkkkkk, mas esses mosfet k72 costuma dar problema, se quiser eu posso testar um aqui e te dar os valores de s,g,d no teste na escala de diodo, mas não é muito confiável 

Editado: por almeida22
  • Joinha 1
Postado (editado)

@Lord_Iacobus  Opa. O sinal PS_ON aparece no conector? Já vi alguns casos em que a fonte fica em 8V em Standby e só depois do PS_ON que vai para 12V. Coloca o osciloscópio no sinal PS_ON pra gente ver.

Veja que de início tem 2,5V no TL431 e isso regula a tensão para 8V. Agora com o sinal PS_ON em nível alto ele chega ao gate de Q9331 Que conduz e leva a base de Q9332 mais próxima do terra e esse transistor conduz e deixa passar  a tensão para o coletor. A tensão de coletor de Q9332vai a base de Q9341 e o satura e com isso coloca R9343 de (9530 ohms) em paralelo com R9344 e então a tensão sobe para 12V.

Editado: por AMDRÔMEDA
  • Joinha 1
Postado
5 minutos atrás, Lord_Iacobus disse:

Então @AMDRÔMEDA, eu estou testando a fonte em separado. Desta feita, não tenho sinal de PS_ON. Eu tentei forçar a fonte a acionar curtando o opto IC9331 (lado do transistor). Mas não acionou.

Para fazer ligar seria melhor acionar via curto (jumper) entre source e dreno de Q9331. Creio que dá pra testar assim. Imagino que não tenha problema em fazer isso. É por ali que age o PS_ON nessa placa. 

Postado
5 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Para fazer ligar seria melhor acionar via curto (jumper) entre source e dreno de Q9331. Creio que dá pra testar assim. Imagino que não tenha problema em fazer isso. É por ali que age o PS_ON nessa placa. 

Pensei nisso também. Pior que só vou ver essa placa de novo na segunda, no trampo. Eu devia ter trazido ela pra casa rsrsrs

• Joinha 1
Postado (editado)
12 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Se eu jumpear source e dreno de Q9341, teoricamente eu também jogo a saída pra 12 V. Mas isso não vai dar o start na fonte, visto que Q9331 está em corte... Estou pensando alto.

Editado: por Lord_Iacobus
Postado
2 minutos atrás, Lord_Iacobus disse:

Se eu jumpear source e dreno de Q9341, teoricamente eu também jogo a saída pra 12 V. Mas isso não vai dar o start na fonte, visto que Q9331 está em corte... Estou pensando alto.

Sim. Vejo o mesmo. Não passa a tensão para IC9331 e com isso o comando não vai para o CI PWM 

• Joinha 1
Postado

Peguei na TV hoje novamente. O standby está OK, ele fica em 8 e sobe pra 12 V após o power on. Simulei o power on via jumper no mosfet do PS-ON e consegui levantar as tensões de alimentação de todos os CIs da fonte. Porém, o PFC não subia, nem a tensão de 24 V. Resolvi conectar a placa principal, e para minha surpresa, ao energizar a TV, o PFC e os 24 V subiram, sem apertar o botão liga. Medi com o osciloscópino o pino de PS-ON, 5 V contínuos. Ao apertar o LIGA, nada acontece. E a TV não liga... Agora eu estou meio perdido.

Postado

@AMDRÔMEDA Só pego na TV de novo na quinta. Agora, eu vi que também existe um pino ON/OFF na fonte, e pelo visto ele só atua na parte do LED Driver. Esse eu medi com o osciloscópio e não encontrei nada. Será que é essa região que está impedindo que a TV ligue?

Postado
5 minutos atrás, Lord_Iacobus disse:

, o PFC e a conversor principal subirem logo na energização, independente do power on?

Não. A alimentação dos dois circuitos integrados que controlam pfc e chopper principal (alguns um único ic para os dois) dependem do comando do secundário. Qual código da sua fonte ? Para tentar auxiliar

• Joinha 1
Postado
18 minutos atrás, ohm disse:

Não. A alimentação dos dois circuitos integrados que controlam pfc e chopper principal (alguns um único ic para os dois) dependem do comando do secundário. Qual código da sua fonte ? Para tentar auxiliar

O código é A 715G6169.

• ohm alterou o título para Philips - 48PFG5509/78 - não liga

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.