Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como retirar o MCP67MV-A2 com a ACHI IR 6000

Avalie este tópico:

Tech.Work

Posts em destaque

Nada

Ninja comprar? não tenho movimento que justifique tal compra.

Tenho usado uma coisa meio estranha feita por mim ,e vai funfando: mas sempre fico na duvida se vai dar certo,preciso de tudo que seja informaçao para melhorar esta

coisa que fiz:por exemplo,onde a honton faz o controle de temperatura no chip ou na saida de ar ? quanto tempo ficar na temperatura para dessoldar  ou soldar  de novo ??

As saidas de ar da honton tem uns furos na base certo e no topo é igual ?? preciso de fotos pormenorizadas de tudo isso......

Obrigado

Abraço

cara a temperatura e medida na saida de ar, sim e furadinha tanto em cima quanto em baixo a temperatura vai variar de acordo ate com a umidade e temperatura do seu local de trabalho. Isso esta no manual da propria honton dizendo que os perfis feitos por ele sao feitos para um laboratorio climatizado em 25 Cº

2013-02-19_180137_619.jpg.d6ac90b91465027b714d531fc57193b5.jpg

2013-02-19_180142_677.jpg.05538843a0c23dd58da8c3fe52c981ec.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 bocais sup

25x25

30x30

35x35

40x40

1 inf.

50x50

sim , é magnético o encaixe

o perfil de solda uso sempre esse

e de vez em qdo coloco um bocal menor embaixo...isso qdo tem algo atrapalhando o funcionamento...ex.: soq. de leitor de cartão, etc

onde compro bocal inferior menor mandaste fazer ?

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Eu tenho solto ele na mao, sem nenhum problema, tenho recolocado eles tb de boa, usando uma racco e a t870-a, faz tempo q n torro 1 chip, acho q mais de 1 ano.

Agora tenho pego muita maquina virgem aqui que depois de fazer o reball nesse chip continua o mesmo defeito, principalmente os acer 4520, 5520.

la vai a bomba, eles chegam ate a tela c o logo da acer e depois disso ou fica a tela preta ou a tela branca, isso n tenho conseguido resolver, to c 5 notes aqui c mesmo problema.

Eu aqueco a placa a 100 graus por 3 minutos, depois coloco a racco vento total, e aqueco a placa ate 180 graus c a distancia de 3 dedos, depois subo a temperatura 1 pauzinho e meio e aqueco a placa ate 200 graus, dou 1 descanso de uns 20 segundos (tempo para colocar mais fluxo), ai vou ate 220 graus aquecendo mais ao redor da placa que o chip... e tocando c uma pinca cirurgica c a ponta tao fininha que serve de estilete, quando o chip ta molinho... enfio a ponta dela debaixo do chip e coloco sobre 1 azulejo c as esferas p baixo... ai limpo a placa, retiro as bolinhas velhas, e dou uma estanhada com solda nova e breu ate ela ficar c meias esferas brilhantes, depois limpo ela de novo e deixo esfriar.

Coloco as bolinhas no chip aqueco ele ate 190 graus por 20 segundos, e venho com 1 preparado de breu c alcool e dou uma boa molhada nele quando esta ja meio frio. e reaqueco o chip a 190 graus por mais 20 segundos. deixo esfriar e aqueco a placa, ate 100 graus, isso c 1 fina camada de fluxo. coloco o chip na posicao, levanto ate 180 graus c a racco e vou aquecendo ate ele amolecer e chegar no lugar, ai subo mais 10 graus e mais 30 - 40 segundos.

Voilá e espero esfriar... e hora de testar... de 10 8 funcionam sem problema, c esse esquema, agora umas 2 sempre tao agarrando aqui na oficina. Sera o caso de colocar chip novo?

Link para o comentário

• 2 meses depois...

orra pra quem tem honton esse chipzinho sai vivo na moleza....basta colar um quadradinho de fita kapton em cima do die...e na hora de remover, usar uma pinça torta ou reta...nada de tocar no die com a pinça a vácuo ou qualquer outra coisa enquanto o die estivér bem quente.

pra quem tem a r390, usem o ptn 0 de fábrica , ar em 3,5cfm, bocais bem próx. do chip e mobo , pré em 180(dias frios suba mais 10)...e qdo começar o step 6, aprox. 10 seg. o chip já estará solto ... nunca deixem atingir o step 7...

ninja, vc comentou para nunca usar pinça a vácuo em chips com DIE, tem algum documentação de como são preso os DIE para ver se realmente são soldados ou se são micro filamentos ?

Link para o comentário

como já havia sido previstoo pelo nosso nobre camarada ablacation com aquela figura do chapeu-mexicano ou disco voador no fórum véio...sim! existem micro-esferas interligando o die do chip!...bga da bga..hehe

image.php?di=51K5

porisso que qdo o chip está bem quente, aquela resina em volta do die deixa de segurar a onda e ao topar a ventosa da pinça...ou pode esmagar as esferas e umas grudam em outras...ou ao puxar o chip pode desprender algumas e matar o chip

*méritos da fotinha = tzunlee  (o único que conseguiu desmontar um die do chip pra ilustrar pra galera) hehe

Link para o comentário

mas essas soldas será se são do mesmo padrão das Leadfree, pois tem soldas que a temp. é maior.  mas realmente não é bom arriscar..

achei esse link em inglês mostrando.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

tenho visto pessoal falando que taca em copo d`agua. nesse caso não é bom nem fazer movimentos muito bruscos e colocar logo no dissipador de metal

engraçado que o curso da global no vídeo eles usam um MCP e tiram no vácuo e ainda ficam com o chip na pinça falando que dessa forma o chip sai perfeito. haha deve ser piada de mal gosto.

vlw.

ninja

Link para o comentário

como já havia sido previstoo pelo nosso nobre camarada ablacation com aquela figura do chapeu-mexicano ou disco voador no fórum véio...sim! existem micro-esferas interligando o die do chip!...bga da bga..hehe

image.php?di=51K5

porisso que qdo o chip está bem quente, aquela resina em volta do die deixa de segurar a onda e ao topar a ventosa da pinça...ou pode esmagar as esferas e umas grudam em outras...ou ao puxar o chip pode desprender algumas e matar o chip

*méritos da fotinha = tzunlee  (o único que conseguiu desmontar um die do chip pra ilustrar pra galera) hehe

hehe esse foi 1 acidente, tinha infiltrado pasta termica dessas de 1,99 e quando fui aquecer o die pulou, isso a 60 graus...

Link para o comentário

• 1 mês depois...

fiote...o lance acima é pra qdo as esferas são lead-free(original)...uma vez que o chip que vai sacar estão com leaded(já foi feito reball), pode usar a pinça a vácuo...capitou?

coloca o link da pinça torta ou poste a foto,  estou procurando uma pinça e tenho visto umas em forma de espátula, o problema é que os capacitores em cima não pode ser encostados, então teria que ser uma pinça torta mesmo, mas as tipo fina (algulha) devem ser péssimas por não dar uma boa pegada e acabar caindo o chip

Link para o comentário

eu uso essa da corneta...essa tem uma boa pegada e o chip não cai

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...