Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

fonte de alimentação regulavel hikari 3003s tensao 40v

Avalie este tópico:


duended10

Posts em destaque

ola, boa tarde a todos

 

essa fonte variavel e minha e a uns 15 dias ela nao baixou mais a tensao, eu ligo ela e aumento de 0 a 30v, so que ele deixou de funcionar...

 

fiz a troca de um regulador 2n3055 e ele funcionou por uma semana, ja troquei 2x sem sucesso, nao sei o que pode ser..nao quereia ter que comprar outra pois abri uma loja nessa semana e precisava do dinheiro pra investir em outra coisa! se alguem puder me der uma ajuda!!

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque imagens/fotos da placa dela e os codigos dos integrados que são usados na placa principal para que os colegas posam lhe ajudar.

 

Na troca dos 2N3055 não faltou a mica isolante e a pasta termica na hora da montagem ?

 

ABAAABTtQAE-1.jpg

 

Os transistores driver que excitam os 2N3055 não estão danificados ?

 

So como exemplo do esquema abaixo, procure ver se os transistores  Q1 e Q2 não estão alterados.

 

circuit-regulator-0-30v-5a-by-ic-lm723-2n3055-x-2.jpg

 

Boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Olá,trabalho na area tecnica e tenho uma igual e com o mesmo defeito.Como não estou usando ela,comecei a fazer o desenho e PCB

do circuito,usando o Proteus.Após fazer o circuito fica mais facil pra analizar,e tambem é bom ter guardado,ja

que ao procurar muito na net,não encontrei o esquema.Vou seguir de perto o desfecho do seu topico.

A minha fonte comprei na sucata,e toda mexida.Caso vc coloque os codigos dos transistores e ci- em formato bc,

vai ajudar-me a solucionar o defeito da minha.

Obs.:Qual os codigos dos componentes Q1;Q2;Q3;Q4,Q5 eIC-5 ?

Outra coisa,o protetor termico KSD-01F 85 graus celsio esta fixado no dissipador do 2n3055.

Na minha fonte não tem a mica isolante do 2n3055 e acredito que a sua tambem não usa não é?

Irei Fazer o desenho primeiro pra depois mexer na minha.At+

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@duended10, taí a chance de vocês resolverem o problema !

 

Sugiro colocar uma foto com uma melhor resolução e um ajuste de foco mais adequado.

 

Coloque os codigos das peças relacionando as posições delas, ex.: Q1; Q2; Q3; Q4, Q5 e IC-5 como o colega solicitou.

 

Se puder retire da placa o  oam 552e e tire uma foto bem detalhada desse componente.  Caso tenha um scanner, faça uma imagem dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá duended10_R,a minha fonte esta com peças trocadas.No caso  dos 2 Cis oam 552e,na minha esta com 2 lm 358p.

Fiz uma busca na net,após vc postar o codigo dos 2 cis oam552e,e nada achei.Encontrei outro codigo parecido:opa552.

Vc disse que encontrou um R " esquentando ".Por acaso é o R31,ao lado do R34 [ 5W0R1ΩJ ?

Olha o esquema  em processo.

esquema3.jpg.2ee2a93ca426cf9a8618f4e4cd5b9b21.jpg

pcb1.jpg.391dca98eaa7e3c890aec3bb19b5758d.jpg

DSC00148.jpg.b84bc7a679d2f7a10feed257cb094d01.jpg

DSC00138.jpg.0f2ae836b0945e7cb29a1d3477555073.jpg

Note_1.jpg.430f1ac197f47ae8d780099433601fc4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Duended10,eu havia parado de desenhar o circuito da fonte,no final do ano passado,pois havia chegado os dias festivo.

Após ver o seu pedido de ajuda,que por coincidencia era o mesmo problema da minha fonte,passei a re-desenhar o esquema

e corrigir alguns erros.Tambem postei aqui o esquema em desenvolvimento.Aproveitei e comecei a reparar a fonte,colocando

os 2 reles [ novos],pois eu havia tirado pra usar em outro circuito.Tambem troquei o 2n3055 e os 2 lm358 [ oam 552 ].

Refiz o circuito da placa dos potenciometros,pois a mesma estava partida.Mesmo assim a saida constava 52 volts.

Ao olhar miniciosamente na placa,percebi a trilha/ilha levemente levantada no CP-5 de 0.47 mf/50 volts.

Refiz o circuito de forma que houvesse o contato do capacitor,com o restante do circuito.Pra minha alegria......funcionou! :)

Então veja esta dica,sobre este estagio do circuito,onde envolve este capacitor que acopla o sinal,como também o R0 ao

lado do R9. e R-4 de 130R.

O esquema falta pouco pra terminar,mas tambem falta tempo!Assim que puder irei disponibiliza-lo. :)

DSC00136.jpg.6594dd0f04f03008fc80b7a93850c63a.jpg

DSC00133.jpg.d6c86642a524d82138662547d4926ee5.jpg

DSC00141.jpg.a86a006596ea0ac2dec07016213d729d.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@duended10 , aguardamos informes sobre o conserto da sua fonte, pois o colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
passou uma quantidade enorme de informações alem das dicas sobre o conserto da fonte dele  !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquema da fonte HIKARI HF-3003S finalizado!Espero ter ajudado.Deu erro no anexo!! 9_9

Salvei em bitimap por isso o erro.Corrigi deixando gif.

Ah,uma observação:Este esquema é da " placa principal ",pois nesta fonte existe 4 placas.

1º-Principal

2º-dos potenciometros

3º-dos display

4º-bornes

Link do esquema com melhor qualidade [resolução ].

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

caso peça senha:presidente [ letra minuscula ].

Troca de link!Correção da linha de saida DC.

Link das fotos e esquema no proteus 8:

atualizado_15_02_2015.jpg.d90bd47da373905122968ed4181482f2.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Esquema da fonte HIKARI HF-3003S finalizado!Espero ter ajudado.Deu erro no anexo!! 9_9

Salvei em bitimap por isso o erro.Corrigi deixando gif.

Ah,uma observação:Este esquema é da " placa principal ",pois nesta fonte existe 4 placas.

1º-Principal

2º-dos potenciometros

3º-dos display

4º-bornes

Link do esquema com melhor qualidade [resolução ].

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

caso peça senha:presidente [ letra minuscula ].

Troca de link!Correção da linha de saida DC.

Link das fotos e esquema no proteus 8:

 

 

 

Boa tarde amigo. vir que vc tem o enorme conhecimento em fonte hikari.

estou com a minha 3005s  só ajusta até 18v, já troquei os 03 ci e nada. levantei todos os transistores e não encontrei nenhum problema. é possivel vc me ajudar para eu tentar o reparo da mesma.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja enviei mensagem.

Vamos ver o que posso fazer.

Se a placa da sua for identica a que postei,fica bem + facil.

 

 

 

Boa tarde amigo. vir que vc tem o enorme conhecimento em fonte hikari.

estou com a minha 3005s  só ajusta até 18v, já troquei os 03 ci e nada. levantei todos os transistores e não encontrei nenhum problema. é possivel vc me ajudar para eu tentar o reparo da mesma.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,vamos por aqui,pois talves ajude outros.

Contando que o circuito de acionamento dos reles esteja ok,vamos aos teste [deixe o circuito dos reles pra depois ].

todos os 3 circuitos integrados tem regulado 12v -.Este 12v negativo vem do CI-5=79l12 [bC].

Verifique se entra acima de 12v e sai 12v-.Estando regulando os 12 volts,com a fonte desligada,teste

os componentes:R-4=130R [ ou listras marrom/laranja/marrom];R-9=10k [ou listras marrom/preto/laranja ];R 0 ao lado

do R-9,ele é um fusistor de 0R.

Esses componentes fazem variar a tensão.

Teste e responda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Se possível suba esses arquivos para o gerenciador de arquivos do fórum

o 4shared viara e mexe apaga arquivos sem aviso prévio. Pode ser útil no futuro para outros usuários

 

Joinha pelo trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Se possível suba esses arquivos para o gerenciador de arquivos do fórum

o 4shared viara e mexe apaga arquivos sem aviso prévio. Pode ser útil no futuro para outros usuários

 

Joinha pelo trabalho.

Uma vez que o colega disponibilizou a todos, tomei a liberdade de colocar aqui no forum no seguinte link:

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R, @codigo2,

Bom dia amigos. não sei se posso usar esse mesmo topico aqui, mas a minha fonte assimétrica hicari 3005s tb apresentou problema. al ligar a tensão fica variando de 18 para 12v , não chega a 30V , os reles ficam batendo e a tensão variando. poderiam me ajudar a resolver ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Olá,trabalho na area tecnica e tenho uma igual e com o mesmo defeito.Como não estou usando ela,comecei a fazer o desenho e PCB

do circuito,usando o Proteus.Após fazer o circuito fica mais facil pra analizar,e tambem é bom ter guardado,ja

que ao procurar muito na net,não encontrei o esquema.Vou seguir de perto o desfecho do seu topico.

A minha fonte comprei na sucata,e toda mexida.Caso vc coloque os codigos dos transistores e ci- em formato bc,

vai ajudar-me a solucionar o defeito da minha.

Obs.:Qual os codigos dos componentes Q1;Q2;Q3;Q4,Q5 eIC-5 ?

Outra coisa,o protetor termico KSD-01F 85 graus celsio esta fixado no dissipador do 2n3055.

Na minha fonte não tem a mica isolante do 2n3055 e acredito que a sua tambem não usa não é?

Irei Fazer o desenho primeiro pra depois mexer na minha.At+

 

protetor termico KSD-01F 85 graus celsio esta fixado no dissipador do 2n3055.

 

Sim esta!

 

a minha fonte não tem a mica isolante do 2n3055 e acredito que a sua tambem não usa não é?

 

na minha fonte o 2n3055 tem a mica sim

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R, @codigo2,

Bom dia amigos. não sei se posso usar esse mesmo topico aqui, mas a minha fonte assimétrica hicari 3005s tb apresentou problema. al ligar a tensão fica variando de 18 para 12v , não chega a 30V , os reles ficam batendo e a tensão variando. poderiam me ajudar a resolver ?

 

a minha estavaassim antes eu troquei o 2n3055 e ficou bom por uma semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser o dissipador de calor do 2N3055 mau dimensionado pelo fabricante da fonte !  Da uma olhada numa fonte semelhante de 0-30V 0-3A o tamanho do dissipador

 

psu.gif

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Tente melhorar a transferencia de calor do 2N3055 com o dissipador ou eventualmente usar uma ventoinha.

 

Sem contar que o transistor pode ser um falsificado de origem duvidosa  :P

 

Tente usar um BD249C ou um BD745C, pois parecem ser melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...