Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP dv6-1247CL, MB: DAUTAMB6C0, Só n identifica HD, tensões ok e reball PS ok!!!

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

Olá pessoal!!!

Bom, esse note diz que não tenho sistema instalado em meu HD, informa exatamente essa mensagem:

boot device not found please install an operating system on your hard disk hard disk (3f0)

Ele tem um flat que faz ponte entre a placa e o HD.

Usbs estão ok pois está dando boot por elas, e dá boot também pelo CD

Testes efetuados:

** Troca HD

** Teste continuidade Flat ok

** Tensão 5v presente

** Regravada a BIOS

** Feito reball na PS

** ressoldado conector HD da placa mãe para desencargo

-------------------------------

Bom só me resta trocar o flat mas pelos testes n acredito ser ele o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que ja pequei um caso aqui que o defeito era o cabo flat.

Opa, como vai irmão!?

Então, eu tenho um Dv5 aqui que tem esse flat, na verdade sao bem parecidos porém também nao iniciou, mas ainda nao está descartada a hipótese mesmo que eu medi a continuidade com carinho e tal, será que ainda pode ser esse flat?? nao quero comprar um e perder o investimento. mas uma pergunta: Você também tinha feito esses testes que fiz ou foi logo pra troca do flat?

Link para o comentário

Te garantir 100% que o defeito no seu caso seja o flat é complicado, mas só posso te dizer que um dia peguei um aqui que não reconhecia o hd, e como eu tinha outro igual no momento fui direto para troca do cabo e era ele.

Um detalhe desse aparelho é que ele ja tinha passado por outra assistência e não conseguiram resolver.

Faz o seguinte: meça os pinos do hd com o notebook ligado e com o hd plugado e posta ai pra gente ver.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

pelo que sei o cabo de dados do HD não passa por nada vai direto no chip norte. tente testar os 5v com o HD ligado de preferência com um osciloscópio para ver se não a oscilação. ou então colocar uma fonte externa no HD e só ligar os dados na placa.  uma vez peguei uma trilha da placa com problema e tive que tirar os 5v de outro lugar. também pode ser cabo flat falhando (ora funciona ora não).

Link para o comentário

@Alex,  minha resposta foi genérica era só para o colega averiguar e fazer testes com a porta SATA. tanto que não olhei o esquema dele ainda. Mas um exemplo: estou com um LG aqui e SIM a porta SATA vai direto para o CHIP. sem passar por nada. depende de aparelho para aparelho.

chip norte? só se for alguma macumba...

aliás, quem precisa de esquema para saber uma coisa dessas?

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
@EVERTON.RISSO Amigos, nesta madrugada do 13 de maio estava acompanhando um tópico quando resolvi me "intrometer" um pouco. Cometi um erro, e meu amigo tec-gess estava neste tópico e gentilmente me corrigiu. Aprendi algo com isso, e aprendi que se não tivermos a humildade de errarmos, também não aprenderemos. Eu não tenho medo de errar, e acho que aqui neste fórum existem colegas em diferentes níveis, portanto, everton.risso, não se acanhe pois estamos aqui para aprender. Meu amigo Alex é um camarada muito bacana, mas as vezes acho que ele se esquece que um dia teve que aprender as coisas básicas. Amigos, não quero causar polêmica, mas é melhor errar do que ficar calado e não aprender. Eu vou continuar errando e espero continuar encontrando pessoas que me auxiliem, que me esclareçam. Não tenhamos medo de errar, sem errar não aprendemos. Tenhamos humildade para dizer "não sei", "pode me explicar"? Meu amigo Alex certa vez me disse: "não importa o quanto saibamos, sempre tem alguém que sabe mais que a gente". Levo isso a sério. Um abraço

Link para o comentário

@Gilson Macedo, concordo com quase tudo o que você escreveu. eu digo sempre o mesmo, errar é muito importante, sem erro não há aprendizagem. só não podemos é persistir no erro. e quem mais sabe é sempre quem mais dúvidas tem.

só não concordo apenas com parte, mas de si aceito qualquer chamada de atenção: às vezes acho que (o Alex) se esquece que um dia teve que aprender as coisas básicas.

não, lembro-me disso todos os dias. e é por isso que intervenho. acredite, comigo foi muito mais duro... mas não defendo esse tipo de "instrução"... e continuo batalhando com coisas básicas todos os dias.

sei que não sou subtil e por vezes a forma como o faço é mal-interpretada, mas a minha intenção é sempre didáctica, pedagógica, nunca tem uma intenção arrogante por trás, embora por vezes o pareça, concordo. sei que eventualmente já o fiz consigo mais do que uma vez e espero ter ajudado um pouco ao seu progresso, como ao de outros também.

é mais ou menos aparecer de repente e dar um puxãozinho de orelha, uma pequena lição. acredito que o colega agora já não cometa de novo o mesmo erro e quem ler este tópico também aprenda com isso.

eu acho que tem a ver com a minha noção do que acho que deve ser um técnico. vivemos num mundo em que, por exemplo, aqui em Portugal, cerca de 2000 professores fizeram um exame acerca da disciplina que leccionam. então, desses 2000, cerca de 600 reprovaram no exame! da disciplina que ensinaram anos e anos! é surreal! 

então, com estes puxõezinhos de orelha, apenas quero chamar a atenção para certos detalhes. se queremos ser bons técnicos, tem de haver algum nível de exigência. essa exigência gera conhecimento, que é a grande defesa do técnico na bancada, no dia a dia. pode até salvar-lhe a vida, em casos extremos. e não pense que é brincadeira, porque há muitos anos eu salvei um bom técnico de morrer electrocutado porque facilitou naquele dia! levou com uma tábua de madeira, mas safou-se, hehehe.

claro que o que eu quis dizer foi: "atenção, o técnico deve saber hardware, deve conhecer o diagrama em blocos de memória, que tem de estar sempre presente no seu raciocínio, não pode ficar preso a consultas de esquemas, quando tudo é igual, há standards; para não acabar procurando a avaria onde não deve... o técnico não deve sugerir algo como verificar tensões com osciloscópio e acabar dizendo que o controlador sata vem do chip norte, veja a discrepância..."

ok, o colega pode até ter feito confusão, pensar "sul" e escrever "norte", sem problema. aliás, ele teve a dignidade e humildade de reagir como um homem deve, reconheceu o erro e pediu desculpa. dei-lhe imediatamente joinha. mas, sendo lapso, achei que não podia deixar passar batido, pelos outros colegas que não saibam mesmo. e se não foi, o colega e os outros ficaram a saber esse pormenor importante e podem até ter curiosidade em querer aprender mais.

já o autor do tópico também perguntou se poderia ser o i/o. eu ia comentar aí, mas surgiu-me o "chip norte" à frente. mas se olharmos para o diagrama em blocos - ou como sugiro, o soubermos de memória -, diríamos que não; se pensarmos de forma mais avançada, só se houver problema na comunicação entre i/o e bios, mas a hipótese de ser problema no i/o é tremendamente remota - já o mesmo não acontece com o bios, claro. aliás, não estou a sugerir que seja neste caso, mas há casos no fórum que o mesmo é regravado mais de 3 vezes e substituído e só depois é que resulta... 

ou seja, devemos dignificar a profissão e a nós próprios. fugir dessa noção, dar o exemplo e repudiar esta parte do mundo onde há professores como os que mencionei e que podem ter sido até professores dos nossos filhos... sepultar a mediocridade 7 palmos abaixo da terra...

abraço

Link para o comentário

@Gilson Macedo, obrigado pela ajuda e pelo conselho. vou guardar este tópico pois caso precise, vou mostrar ele como um exemplo de pessoas sérias e com humildade de ajudar o próximo.

@Alex, não queria gerar nenhum tipo de polêmica, mas na correria do dia a dia não prestei a atenção e digitei errado. Prometo prestar mais a atenção. Para citar em um outro tópico um colega pediu um esquema de um note que não havia aqui no fórum eu prontamente fiz uma pesquisa pois ele não demonstrou ter procurado então coloquei para ele o esquema que achei e já fui fechando a pagina porque tinha que sair para um cliente, quando estava na porta para sair voltou a imagem da pagina e eu percebi que havia cometido um erro, tinha na verdade colocado para ele o link de uma BIOS. E o esquema realmente não tinha no site mas eu dei volta e retirei o que avia colocado isso tudo por FALTA DE ATENÇÃO. E falei que iria procurar e postar para ele o esquema.

O próprio amigo @Gilson Macedo, viu eu pedindo para me explicar um termo que eu desconhecia, pois ele pediu para eu medir um uma placa que estou aqui na bancada e eu simplesmente não sabia o que era mas fui humilde e perguntei para ele do que se tratava.

Sem mais pois o Post do problema do HD do colega esta ficando longo,kkk.

Link para o comentário

bom, vir aqui e não ajudar na resolução da avaria do colega seria indelicado da minha parte.

não vou dizer nada de novo, porque já foi tudo mencionado aqui.

mas tipicamente, descartando o próprio hd e o flat acho que a avaria pode estar numa destas zonas:

- bios, porque atraiçoa muito;

- é preciso medir externamente o controlador, temos sempre de habituar-nos a medir tudo;

- própria ponte sul.

abraço

Link para o comentário

Olá pessoal!!!

Em primeiro lugar agradecer por estarem dispostos a ajudar!!!

Bom,  todas essa essa discussão gerado aqui no post com certeza vai ser de grande valor para o crescimento de todos, gostei da forma como se expressaram pois em momento algum foram agressivos uns para com os outros e todos foram felizes para sempre!!! Hahahaha.

Parabéns a todos !!!

Vou fazer as medições e trocar a Bios posteriormente e depois posto os resultados, obrigado!!!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...