Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Itautec Infoway A7420 - W2400 DO3 - Não Gera tensão 5V

Avalie este tópico:

Wolf

Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Se eu voltar o PR38 ai a tensão de 3,3V volta aparecer, mesmo assim não tem tensão de 3,3V na PL118 do I/O.

Mas o que percebi é que os leds D13 e D14 (esses leds é do Power e da Bateria) acendem bem fraquinho, aparece uma tensão de 1,7V neles e na bobina PL118 do I/O tem uma tensão de 0,4V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 125
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

PQ9 o Pino 2 tem 0,4V e os pinos 8 e 7 tem 3,3V. O restante ta tudo com 0V.

O PR17 está com 0V.

Link para o comentário

Os componentes aparentam estar normais, pelo menos não apresentou curto em nenhum deles. PD5 e PD6 não tem tensão em nenhum pino, e o pino18 do PWM ainda está com 0V.
Link para o comentário

se bem entendi no datasheet do componente, o pino 18 é ativado quando o pino 13 passa para uma tensão maior de 2,4V. Então o pino18 era para estar ativo, pois no pino13 tem 3,3. Correto ?

link do datasheet caso queira dar uma olhada :

Link para o comentário

então, removi eles e não apresentam curto, mas também não conduz em nenhum sentido.
Link para o comentário

na bobina PL118 do I/O tem uma tensão de 0,4V.

Sería bueno para todos usar la función copiar y pegar, pues en el esquema que tenho, la bobina PL118 do I/O (pag. 29) el nombre cambia a "L 11 8".

También cambian otros nombres ej.  "M_ BT N #" pag. 32  por  "M_ BT N#"  pag. 31

Link para o comentário

eu testei no multímetro digital, geralmente não pode dar 0 em escala de continuidade. Mas o correto é com capacímetro mesmo.Vou testa-los no capacímetro mas acredito que, mesmo que estejam um pouco alterados se for o caso, não era pra matar a tensão, correto ? Só se estivessem em curto, mas não estão.
Link para o comentário

Perdoar é preciso para responder, eu estive fora, esta tarde

Quando você abre com o esquema Adobe Reader me mostrado muitas falhas, por exemplo, no Super I / O e outras páginas não são ainda para abri-lo com o Foxit Reader é tudo de bom. Eu disse que se alguém me acontece que eu não conseguia ver bem o esquema.

O problema com esse esquema é que, bem habeís comentados (andromedax) os nomes mudam de um lugar para outro e é muito difícil de rastrear sinais.

Em resposta # 34 eu também disse que "se houver PQ22 é porque as fontes de 3 e 5 volts deve aparecer após pressionar o botão de energia" você está certo @ hds-tec, aqueles marcados com * pode ser equivalente a @

Você conferiu PQ18 não em curto, remover placa PQ18. Se você retirar PR38 mostrado na EN_5V 4v = EN1?

Esquemas similares em tudo que eu sei en0 é ativado por um divisor de tensão provenientes de B + ou VIN. Neste equema eu sou incapaz de acompanhar onde o sinal vem EN_ALL (mas com um valor de 3,3 V, significa que este bom, eu não me importo se for o caso)

E EN1 e EN2 = = Entrip1 Entrip2 são entradas que estão no ar. Só são pregados ao chão por um MOSFET quando você não quiser ativar fontes 3 e 5ALW. Por exemplo, não deseja ativar essas fontes quando não colocar o carregador ea bateria é definido apenas. Neste caso interessado em poupar o consumo de energia e 3 e 5ALW não ser ativado até que você pressione o botão de energia, que resultaria ON DD ascensão (Alta) -> leads PQ19 e VREG5 5v chegada no Portão de PQ18 são puxados para o solo, causando PQ18 não conduzir e deixando os sinais de ar EN1 e EN2, tornando PU2 ativar seus 2 fontes (SYS SYS 3V e 5V)

Modalidades com desempenho semelhante são LG2-4 Quanta, Compal LA-6552P, Compal LA-7912P, etc ..... muitas placas que eu vi com esta operação. Nessas placas se você pode usar o mecanismo de busca para encontrar (e ENTRIP1 ENTRIP2) e ver como vai a lugar nenhum, são gratuitas.

Especificamente Itautec eu nunca vi, porque essa marca não é vendida aqui na Espanha, e eu nunca tive que reparar qualquer. Mas, parece que o funcionamento é semelhante ao das placas I mencionados.

Pin 10, 12, 19 e 21 são sinais PWM, isso significa que com um multímetro o resultado da medição não é real nunca. Eles são sinais de que sobem e descem em alta freqüência. O multímetro não consegue detectar esses altos e baixos que ocorrem em alta velocidade e por este motivo a medida vai nos dar, será uma medida inventada por ele. Pode-se, por vezes, a medição de um pico, por vezes medido um vale, por vezes, fazer metade. Mas esta medida não serve apenas para saber se há oscilação e deve ser medido apenas com o osciloscópio. As outras medidas são fictícios e não servem para nada. Às vezes, eles podem nos dar uma idéia se não balançar naquele ponto. Mas para realmente saber o que é que você deve tomar um osciloscópio e ver como o MOSFET porta abre e fecha em alta velocidade e isso produz o resultado desejado da tensão a ser obtida nas bobinas. Se no topo de um MOSFET entrar 19v para 5v só descer o MOSFET deve piscar uma vez que a CI PU2 mandá-lo para a bobina de saída final obtida 3 e 5v que buscamos. Como este sinal traz encaracolado, bobina e capacitores utilizados para deixar como possível sinal filtrado.

PR38 = 0 ohms é bom, é o que faz o esquema.

L118 = 3VS aparece depois de ligar o computador. Esta tensão não é igual a SYS3V, após esta tensão é criada quando SUSB = 3,3v (rodando o equipamento)

SYS 15V tensão só aparece uma vez que SYS 5V tensão através duplicadores tensão PD5 e PD6 irá gerar cerca de 12 ou 13v 15V = SYS (na verdade nunca chega 15v embora o sinal que é chamado)

Este não pode placa PR35 (marcado com *), de modo VREG_5 não é igual a VREF

No Pr36 ausência, o sinal EN_3V (EN2) não é afetado pelo que acontece na PQ18, de modo que este sinal é sempre ativada.

Em PU1 são ativados DD ON saídas (altas) quando o botão de energia é pressionado. Isso faz com que PQ19 unidade. O portão de PQ18 e PQ18 0v não irá conduzir, liberando os sinais EN1 e EN2, deixando-os assim ativado.

Relampago Comentada "Eu vi 5v cabelo placa nessa assim aparecem QUANDO vai início der Nela". É verdade, o problema é que o aumento PR38 não aparecer EN1 e deve aparecer, é igual a fingir que você apertou o botão de energia e PQ18 não vai dirigir.

O fato de remover PR38 e nenhum sinal aparece EN_5V e eu me preocupo mais porque indica que

Removendo ou PR38, não pinho 4.0V 1 Tenho e 0.9V pino6 não. Então se você tem tensão no pino 1. Você pode PQ18 esta errado, eu removê-lo e verificar a voltagem EN1 e EN2 estão em

Espero ter sido capaz de esclarecer algumas dúvidas, ao invés de confundir. O problema é que nós precisamos EN1 não pregado ao chão para que o SYS5V fonte é ativado. Depois de analisar este regime lentamente, porque eu nunca vi, eu concordo withrelampago no SYS5V fonte só aparece depois que você pressionar o botão de energia, uma vez que o sinal passa DD_ON alta (3.3V).

Vejo que PU1 funciona bem, e uma vez que acredito que possa estar em curto PQ18, PQ18 você pode remover e ver se a sua tensão sobe EN1.

Se PQ18 era OK e pressionando o botão de energia não aparece EN1 pode deverse a alguma fonte secundária é em suma.

CONCLUSÃO: Verifique PQ18 ou removê-lo da placa para ver se ele vai EN1

PD: Desculpe você liberar este rolo é a única maneira que eu posso explicar um pouco como eu vejo este regime.  9_9

Perdonar que tarde en contestar, yo he estado fuera esta tarde

Al abrir el esquema con Adobe Reader me aparecen muchos fallos, por ej en el Super I/O y otras páginas no se ven, sin embargo al abrirlo con Foxit Reader se ve todo bien. Lo comento por si alguien le pasa lo que a mi que no podía ver bien el esquema.

El problema de este esquema es que como bien habeís comentado (@andromedax) los nombres cambian de un lugar a otro y es muy díficil dar seguimiento a las señales.

En la respuesta #34 yo tambien dije "si PQ22 no existe es porque las fuentes de 3 y 5 voltios deben aparecer despues de pulsar el boton de encendido" tienes razon

, los marcados con * pueden ser equivalentes a @

Has comprobado PQ18 no esta en corto, retira PQ18 de la placa. ¿Si usted retira PR38 aparecen los 4v en EN_5V=EN1?

En todos los esquemas similares que yo conozco EN0 es activado por un divisor de tensión que proviene de B+ o VIN. En este equema soy incapaz de seguir de donde proviene la señal EN_ALL (pero al tener un valor de 3.3v, significa que esta bien, no me preocupa de donde procede)

Y EN1=Entrip1 y EN2=Entrip2 son entradas que quedan al aire. Solo son clavadas a tierra por un mosfet cuando no se quieren activar las fuentes de 3 y 5ALW. Por ejemplo no desean activar dichas fuentes cuando no esta puesto el cargador y solo esta puesta la bateria. En este caso interesa ahorrar consumo y las fuentes de 3 y 5ALW no serán activadas hasta que se pulse el botón de encendido, que provocara que DD ON suba (Alta) -->PQ19 conduce y los 5v de VREG5 que llegan al Gate de PQ18 sean tirados a masa, provocando que PQ18 no conduzca y dejando las señales EN1 y EN2 al aire, haciendo que PU2 active sus 2 fuentes (SYS 3V y SYS 5V)

Esquemas con funcionamiento similar son Quanta LG2-4, Compal LA-6552P, Compal LA-7912P, etc..... son muchas las placas que he visto con este funcionamiento. En estas placas si podeis utilizar el buscador para buscar (ENTRIP1 y ENTRIP2) y vereís como no van a ninguna parte, quedan libres.

Concretamente Itautec no lo he visto nunca porque esa marca no se comercializa aqui en España, y no he tenido que reparar nunca ninguna. Pero parece que el funcionamiento es similar a las placas que he mencionado.

Pin 10, 12, 19 y 21 son señales PWM, esto quiere decir que con un multimetro el resultado de las mediciones no es real nunca. Son señales que suben y bajan a gran frecuencia. El polimetro no puede detectar esas subidas y bajadas porque se producen a gran velocidad y por este motivo la medición que nos va a dar, va a ser una medida inventada por él. Una veces puede que mida un pico, otras veces medirá un valle, otras veces hará una media. Pero esta medida no sirve nada más que para saber si hay oscilación y se debe medir solo con el osciloscopio. El resto de medidas serán ficticias y no serviran para nada. A veces pueden darnos una idea de si hay oscilación en ese punto. Pero para saber realmente lo que hay se debe coger un  osciloscopio y ver como el Gate del Mosfet abre y cierra a gran velocidad y esto produce el resultado deseado del voltaje que se quiere obtener en las bobinas. Si por la parte de arriba de un mosfet entran 19v, para que solo salgan 5v por abajo el mosfet debe abrir y cerrar cuanto el CI PU2 le mande para que al final en la bobina de salida se obtengan los 3 y 5v que buscamos. Como esta señal trae rizado, se utiliza la bobina y los condensadores para dejar la señal lo más filtrada posible.

PR38=0 ohmios esta bien, es lo que marca el esquema.

L118=3VS aparece despues de encender el equipo. Este voltaje no es igual a SYS3V, este voltaje se crea despues cuando SUSB=3,3v (cuando esta encendiendo el equipo)

El voltaje SYS 15V solo va a parecer una vez que tengamos el voltaje SYS 5V a traves de los dobladores de tensión PD5 y PD6 generarán unos 12 o 13v=SYS 15V (en realidad nunca llega a 15v aunque la señal se llame así)

PR35 puede que no este en placa (marcada con *) por eso VREG_5 no es igual a VREF

Al no existir PR36, la señal EN_3V (EN2) no es afectada por lo que suceda en PQ18, por lo tanto esta señal siempre esta habilitada.

En PU1 son activadas las salidas DD ON (alto) cuando se pulsa el botón de encendido. Esto hace que PQ19 conduzca. El gate de PQ18 vaya a 0v y PQ18 no conduzca, dejando libres las señales EN1 y EN2, por lo tanto dejandolas activadas.

comento "pelo que vi 5v nessa placa só vai aparecer quando der start nela." Es cierto, el problema es que levantando PR38 no aparece EN1 y debería aparecer, es igual que simular que se ha pulsado el botón de encendido y que PQ18 no va a conducir.

El echo de quitar PR38 y que no aparezca la señal EN_5V ya me preocupa mas, ya que eso indica que

Removendo o PR38, no pino 1 tenho 4,0V e no pino6 0,9V. Entonces si tenemos tensión en el Pin 1. Puede que PQ18 este mal, retirelo y compruebe que voltajes hay en EN1 y EN2

Espero haber podido aclarar algunas dudas, en lugar de confundir más. El problema sigue estando en que necesitamos EN1 no este clavado a tierra para que se active la fuente SYS5V. Despues de revisar este esquema despacio ya que no lo he visto nunca, concuerdo con @relampago en que la fuente SYS5V solo aparece despues de pulsar el botón de encendido, una vez que la señal DD_ON pase a alta (3,3v).

Creo ver que PU1 funciona bien, y puesto que creo que PQ18 puede estar en corto, puedes retirar PQ18 y ver si EN1 sube su voltaje.

Si PQ18 estuviera bien y al pulsar el botón de encendido no aparece EN1 puede deverse a que alguna fuente secundaria este en corto.

CONCLUSIÓN: Revisa PQ18 o retiralo de la placa para ver si sube EN1

PD: Siento que haya soltado este rollo, es la única manera que tengo de explicar un poco como veo este esquema.  9_9

Link para o comentário

Ainda creio que o problema seja em outro setor.

Na resposta #36 o amigo @Wolf, aterrou o gate de PQ18 e sumiu a tensão de 3v. Na resposta #46 foi removido o PR38 e também sumiu os 3v.

Se PQ18 estivesse com defeito, não iria alterar em nada. Mas vale o teste de remover da placa.

Isso eu ainda não entendi: O sinal DD ON vem do pino 107 do SIO.

Mas sem a alimentação (3.3VS) em L118, como o SIO irá produzir este sinal (DD ON), se 3.3v depende de SYS 15v para funcionar?

Eu faria assim:

Injetar tensão nos pontos de 5, 10 e 15v para eliminar possível curto nestas linhas e trocaria o PWM.

Link para o comentário

O SIO é alimentado principalmente pelo pino 127 = VDD = 3.3V 3 = SYS3V PU1

Mais tarde, quando o computador é ligado alimentação através Pin 11 EC_VCC = 3.3VS Esta tensão deve aparecer depois, não antes.

Para verificar se PU2 funciona bem, o que eu gostaria de fazer é PJ3 aberto e PJ4 pad e remover PQ18, caso contrário, aparecem SYS3V e SYS5V o problema está no PU1 ou arredores (PQ15, PQ17 ...).

Quando aparece SYS5V também aparecem SYS15V, mas não antes, nem alreves.

DD ON ON equivale a CE em outras máquinas, indica que o computador foi ligado, e que podem ser fontes de 3 e 5 (quando apenas a bateria) ativado.

Neste caso, como não Pr36 o que vai SYS5V quando DD_ON iguala alta (3.3V) é ativado

En Español

El SIO es alimentado primeramente por pin 127 = VDD3 = SYS3V = 3,3V de PU1

Más tarde cuando el equipo encienda se alimentara a traves del Pin 11 EC_VCC = 3.3VS  Esta tensión debe aparecer despues, no antes.

Para comprobar que PU2 funciona bien, yo lo que haría sería abrir los pad PJ3 y PJ4 y quitar PQ18, si no aparecen SYS3V y SYS5V el problema esta en PU1 o sus alrededores (PQ15, PQ17...).

Cuando aparezca SYS5V tambien aparecera SYS15V, pero no antes, ni alreves.

DD ON es igual a EC ON en otras máquinas, indica que el equipo ha sido encendido, y que se pueden activar las fuentes de 3 y 5 (cuando solo esta la bateria).

En este caso como PR36 no existe lo que se activara sera SYS5V cuando DD_ON sea igual a alta (3.3v)

Link para o comentário

desculpem não responder antes é que já estou fora da assistência então vou prosseguir com os testes na segunda-feira.

Bom respondendo o amigo na verdade eu já tinha verificado o pino 127 do SIO e tem 3,3V , é que eu achei que o mesmo não teria tanta importância, pois pensei que a alimentação vinha através da bobina L118 Pino VCC. :)

se eu não me engano acho que já fiz o teste de remover o PQ18 para ver se aparece os 5V e não apareceu. Vou repetir o teste só para ter certeza. :)

Link para o comentário

Vou verificar os valores na segunda-feira e posto os resultados. Quanto ao PQ15 e PQ17 , já retirei os dois da placa e não estão em curto.
Link para o comentário

só não entendi ainda quanto ao Pino 18 que estava discutindo com o amigo , este pino só vai funcionar então após a placa ligar ?
Link para o comentário

Se você quer dizer PQ18?

DD_ON = EC_ON (em outras máquinas):

- Às vezes é alta (3.3v) somente depois de pressionar o botão de energia. Normalmente, quando apenas a bateria (sem carregador) para economizar energia.

- Às vezes, nada vai alto carregador detectar, através de qualquer divisor resistor.

Esta máquina não conhece e não sabe o que o funcionamento exato, se você conectar o carregador e DD_ON iguala 0v. É porque DD_ON deve subir alta após pressionar o botão de energia.

PQ15 e PQ17 não são curtos, mas eles funcionam?

En Español

Si te refieres a PQ18?

DD_ON = EC_ON (en otras maquinas):

- Unas veces pasa a alta (3,3v) solo despues de pulsar el botón de encendido. Normalmente cuando solo esta la bateria (no el cargador) para ahorrar energia.

- Otras veces pasa a alta nada más detectar el cargador, por medio de algún divisor resistivo.

Esta máquina no la conozco y no sé cual es el funcionamiento exacto, si usted conecta el cargador y DD_ON es igual a 0v. Es porque DD_ON debe subir a alta despues de pulsar el boton de encendido.

PQ15 y PQ17 no estan en corto, ¿pero funcionan?

Link para o comentário

quanto ao PQ18 entendi seu funcionamento.O pino 18 que falava é do PU2 que o amigo hds-tec me pediu para verificar, pois essa saída não para já estar ativa ? pois de acordo com o datasheet do componente ela ativa quando o pino 13 passa para um valor acima de 2,4V, e isso já temos, pois ele está com 3,3V.

link do datasheet caso queira dar uma olhada :

Quanto ao PQ15 e PQ17, eu os troquei por outros 2 mosfets não do mesmo modelo, mas com as mesmas características comparando os datasheets de ambos componentes, mas mesmo assim não teve nenhum efeito.Caso precise que eu meça sinais de PWM possuo um osciloscópio também.Só para constar, já verifiquei o gate de ambos mosfets e não tem sinal.

Link para o comentário

O pino 18 PU 1 é alimentado externamente, através de Pin 24 (VO1), como não temos tensão no pino 24, como não temos nenhuma tensão em PL2. Esta área não vai funcionar. Mas não importa se você ficar no ar, o PU1 ainda deve funcionar. Primeiro você começa a tensão em PL2.

O pino 18 é para ser usada como uma bomba para carregar e descarregar os condensadores de PC46 e PC50. Aqui você não vai ser capaz de medir qualquer coisa com multímetro. E até que tenhamos menos tensão em PL2

En Español

El pin 18 de PU1 es alimentado internamente a traves del Pin 24 (VO1), como no tenemos tensión en el pin 24 ya que no tenemos tensión en PL2. Esta zona no va a funcionar. Pero da igual si se queda al aire, el PU1 debería seguir funcionando. Primero hay que conseguir tension en PL2.

El pin 18 se va a usar como bomba para cargar y descargar los condensadores PC46 y PC50. Aqui usted no va a poder medir nada con polimetro. Y menos hasta que no tengamos tension en PL2

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...