Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir cristais de 1mhz até 30mhz( Forma definitiva)

Avalie este tópico:

jonathanieq

Posts em destaque

então galera vcs vão precisar do testador de cristais para saber se o cristal está oscilando, porém para saber a frequência exata vcs devem usar um frequencímetro( mais recomendável é da Fulke porém o meu é da hikari)!!!

OK VAMOS LÁ let's Go:

Pegue o Testador de Cristais (Se encontra no mercado livre), coloque os cristais nas garras de jacaré indiferente da polaridade( pois cristal não têm polaridade), depois aperte o botão de teste caso o LED acenda significa que o cristal está oscilando, caso o LED acenda e em seguida apague ou mesmo que o LED nem acenda é sinal que o cristal não está oscilando.

feito isso ainda com o cristal grudado nas garras de jacaré pegue o MULTÍMETRO e coloque na escala de frequência ( talves vcs terão que indicar qual unidade de grandeza( hertz, khz, mkz e caso o frequencímetro tenha escala de grandeza coloque na escala de mhz(os cristais geralmente usados nos notebooks são de 14mhz e de 25mhz e pode ser que seu multímetro tenha escala de 30mhz ou 100mhz ou 1-30mhz, ou 1-50mhz indiferente sempre se deve colocar em uma escala que suporte até 30mhz)), feito isso basta apenas olhar no display do frequencímetro a frequência em hertz que o cristal está oscilando

ESSA DICA É INFALÍVEL porém esse testado só funciona com cristais de 1 até 30 mhz, gostaria de saber se alguém consegue medir as frequências de cristais de 32k( lembrando que 32khertz é diferente de 32mhertz)!!!

fica minha dica aí galera fiz até um vídeo mostrando como eu fiz isso:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma vez este do vídeo no ML, acabei usando pouco, vou procurar o meu de novo.

Mas eu não vi mais no ML a venda, tem na internet alguns projetos.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Roberto

Link para o comentário

Faltou deixar o link de onde comprar o testador de cristais e o modelo.

No vídeo do youtube tem na descrição do vídeo o e-mail da pessoa que vende esses testadores:

é somente ver o vídeo e o multímetro com frequencímetro é só pesquisar no mercadolivre e outros sites que revendem, O MEU MULTÍMETRO É O HIKARI 2090, Mas existem outros multímetros com frequencímetro embutido!!!

Link para o comentário

Uma Vez tinha montado um deste o esquema para montar ele eh bem simples , não lembro se eh deste site mas eh bem parecido com este

faz tempo que tinha feito mas não achei ele mais pois usei muito pouco , pois uso o frequencímetro ou o osciloscópio para esses testes.

Link para o comentário

Uma Vez tinha montado um deste o esquema para montar ele eh bem simples , não lembro se eh deste site mas eh bem parecido com este

faz tempo que tinha feito mas não achei ele mais pois usei muito pouco , pois uso o frequencímetro ou o osciloscópio para esses testes.

ok mas nem todos os frequencímetros conseguem detectar a frequência dos cristais, o meu mesmo só consegue detectar frequências de 25mhz quando eu testo direto na placa porém com esse outro instrumento(testador de cristais) eu consigo medir qualquer cristal de 1 até 30mhz!!

MAS FALANDO EM FREQUENCÍMETRO qual frequencímetro vc usa???

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...