Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperando chaves tácteis

Avalie este tópico:

Ben

Posts em destaque

chave-tactil-mini.jpg

O correto para se fazer ao se deparar com uma chave táctil(ou qualquer outro componente eletrônico) com defeito é a substituição. Acabei de fechar uma impressora e ao testá-la vi que 4 chaves tácteis do painel estão com problemas - tem que apertar muito forte para às vezes se conseguir acessar uma função.

O problema é que hoje é domingo e já procurei em minha sucata e só tenho 1 chave táctil boa - esta chave táctil é 'mini' e não vou deixar de 'fechar' o aparelho por causa delas, mesmo porque por aqui não encontramos nem a 'normal' para comprar, quanto mais estas pequeninhas.

Então, vou aqui descrever o processo de recuperação desta chaves. Claro, o correto é substituir por novas, mas não tenho no momento e só vou ter elas pelo menos daqui a uns 15 dias(pois compro os componentes que utilizo pela internet e por PAC leva no mínimo 11 dias para chegar aqui). Então a ideia é recuperá-las para dar tempo de as novas chegarem(quando as novas chegarem e se a impressora voltar por causa das chaves irei trocá-las).

1º Passo: como podemos observar nestas chaves, elas possuem quatro travas de plástico - na verdade são pinos derretidos. Então devemos removê-las e para isto pode-se utilizar um estilete bem afiado conforme imagem abaixo:

chave-tactil-remocao-da-trava.jpg

2º Passo: após remover as travas iremos proceder com a desmotagem da chave. Para retirar a tampa da chave podemos utilizar o mesmo estilete mas tendo cuidado para não cortar os pinos(travas) por baixo da tampa -  o estilete deve ser utilizado para levantar a tampa(ela sairá com facilidade). Uma dica com relação a tampa é observar a posição dela na chave, ou seja, se colocá-la na mesma posição que ela estava, ela encaixará perfeitamente e facilitará o trabalho de fechamento da chave(veremos isto mais adiante). Abaixo está a chave já desmontada.

chave-tactil-partes.jpg

3º Passo: com a chave aberta podemos observar que o que causa o mal contato é sujeira - se for ferrugem tem que substituir. Como o espaço é pequeno dentro da chave, podemos utilizar um pinça com as pontas curvadas para raspá-los. Após a raspagem é bom colocar um pouco de limpa contatos dentro da chave para eliminar os resíduos que tenham restados. Também é bom limpar o disco metálico de contato com limpa contatos. A imagem abaixo ilustra a raspagem dos terminais da chave.

chave-tactil-limpeza.jpg

4º Passo: após a limpeza devemos montar parcialmente a chave(sem a tampa de proteção) e fazer um teste de continuidade para verificar se ela realmente está fechando os contatos corretamente. Estando tudo correto, devemos agora "selar" a chave. Faço isto com o ferro de solda(como mostra a imagem a abaixo) utilizando uma ponta bem fina - como eu quero derreter o plástico o mais rápido possível utilizo o ferro em torno de 250°C. Na mesma imagem abaixo, vemos o resultado final da selagem.

chave-tactil-selagem.jpg

5º Passo: por último basta testar a chave novamente(agora com ela já consertada) e fazer o mesmo processo em outras chaves caso necessário.

chave-tactil-consertada.jpg

E não reparem no meu dedo sujo... tirei quase 100ml de tinta vazada dos cartuchos desta impressora... não tem luva "que chegue"!

• Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...