Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SOLDAR CHIP SUPER I/O

Avalie este tópico:


##Rafitz##

Posts em destaque

amigo fiz uma troca ontem num acer 5670 q tava parado aqui chegou o bendi ENE da koreia e troquei

 

pra remover usei a estacao de ar, primeiro protegi os componentes em volta com fita kapton, nem passei fluxo nenhum no pelo direto fui esquentando com a estacao em circulos ao poucos qdo vi a solda molhadinha fui enfiando a pontinha da pinça embaixo dele com cuidado pra nao arrancar os pads

 

com ele removido ai passei fluxo, e limpei os pad com malha goodwick, limpei com alcool, alinhei o IO novo na lupa e com o ferro de solda sem mexer o chip fiz 2 pontos de solda nas extremidades do chip

 

ai passei fluxo em todas as perninhas, nova bolinha de solda da ponta do ferro, segura a placa de lado e vem passando a ponta do ferro de solda, vai grudar algumas perninhas com estanho e normal passa fluxo e vai passando a ponta do ferro de solda que fica de boa

 

eu fiz assim e apesar de demorado um pouco ficou muito bom

 

um detalhe que se vc nao limpar os pads com a malha fica impossivel alinhar o chip pq ele samba em cima da solda velha

 

abraço espero que ajude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso a mesma tecnica acima, mas estanho um pouco os pad antes de soldar o chip, limpo com alcool passo uma fina camada de fluxo , alinho ele soldando as pernas das pontas e depois passo a estação de ar com aquela ponta fininha com uma boa temperatura e vou soldando somente as pernas, desse jeito fica bom e não une os pads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso a mesma tecnica acima, mas estanho um pouco os pad antes de soldar o chip, limpo com alcool passo uma fina camada de fluxo , alinho ele soldando as pernas das pontas e depois passo a estação de ar com aquela ponta fininha com uma boa temperatura e vou soldando somente as pernas, desse jeito fica bom e não une os pads.

 

 

Faço assim também, para confirmar, pego uma agulha e vou tocando de leve cada uma das pernas ou então  verifico com o microscópio USB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa....

p/ tirar uso ar, 350~370C/5 bico médio - cookson, 1 pingo de cada lado (que seja proporcional p/ espalhar), espalho o fluxo e depois que a solda começa a brilhar... rsrsr..... dou uma cutucadinha com uma pinça, pra não puxa ele com os pad's junto....kkkkk

p/ ressoldar eu só limpo com ISO, passo um pouco de fluxo em volta de leve nos pads, vou alinhando com calma o chip escolho dois lados na diagonal e soldo com o Ferro PONTA FACA, depois eh só ir encostando o ferro de lado nos terminais e já era, tem que ir limpando o ferro, se quiser limpar o ferro e passar um pouco de solda também pode, mais tem que ser o fluxo cookson, fica belezinha, se quiser dar um trato com ar fica ao gosto do freguês...kkkkk

depois é só limpar com ISO, escovar, parece novo........

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

boas

ja usei estaçao ar quente para retirar como  solda chipquick( ai no brasil tem nome diferente: salva ....)

 

sai muito bem com essa liga salva.

 

para soldar alinho e soldo um pino de cada lado . passo ferro com estanho para soldar resto dos pinos.

 

para retirar excesso de solda uso malha dos cabos de tv coaxial sao bem finos os fios e retiro excesso de solda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,  utilizo também fluxo (amtech -  EUA -  ebay 250g)  para remover com ar (370 graus), limpo bem os pads com a malha de cobre e então alinho no olho mesmo e soldo 2 cantos (diagonal)  para fixar o mesmo. Passo fluxo com pincel em tudo e estanho todo o chip nos 4 lados,  deixo grosso de solda pra poder aquecer bem a região toda e unir os pads com  os contatos do chip,  pois já tive muitos problemas por ficar mal contato sem usar solda no chip inteiro. Depois disso, inclino a placa bem na vertical e venho em cada lado com o ferro de ponta faca de cima pra baixo retirando todo o acesso de solda e já tirando o curto entre os contatos. Vou fazendo e limpando a ponteira a cada pouco. E no final sempre fica um pouco de solda,  mas facilmente retiro com a malha de cobre.  Refaço o procedimento em todos os lados, e no final limpo com álcool isopropilico e escova anti estática. E bingo,  super I/O trocada 100% funcionando.

 

Abraços,  vai a dica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gosto de usar a estação ou soprador superaquece os outros componentes, da mais trabalho e demora um pouco mais, o que eu uso é o fluxo passo em todos os lados e vou com o ferro de solda em um dos lados e calmamente com uma pinça fina vou levantando e a medida que vai subindo eu vou pro outro lado do ci, ate levantar por completo.

Vem dando certo comigo e pra colocar de volta limpo os pads com fluxo e depois álcool isopropílico e por fim coloco alinhando e vou com  um pouco de solda nos primeiros pinos e depois é só passar o ferro com o fluxo e fica bem perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...