Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Técnica de Soldagem - SIO

Featured Replies

Postado

Neste vídeo é usada a solda em pasta para troca do SIO.

Interessante é o método do pré-aquecimento do chip.

Postado

Interessante essa forma de remover o SIO... só acho que o ferro de solda que ele usa no vídeo não é o mais indicado para limpeza da placa e dos terminais... rsrsrs

• 1 ano depois...
Postado

Comprei essa solda em pasta pra esse tipo de serviço. Mas joguei foi dinheiro fora, nunca que eu consegui aplicar a solda dessa forma, a bicha era grossa e nunca saia dessa forma da seringa, melecava tudo.

olá amigo eu uso esta solda pra SMD como capacitores e resistores menores para I/O nunca usei

Postado

Interessante e difícil de acreditar a forma que ele aquece o chip para remover, mas em relação a solda em pasta ela e ótima para ressoldar o I/O hoje soldei um em uma Board de um notebook e ficou perfeito, precisou nem remover excesso de solda, como o amigo Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. falou que não conseguiu, bom a solda que tenho também não é como a do vide-o é um pouco rígida, mas o que faço, aplico um pingo apenas e passo com o dedo mesmo só melando digamos assim os terminais do componente dai e só aplicar calor que vai da certo, fica a diga, se ajudar contribua com um joinha que vai me ajudar muito, abraço a todos

Postado

Galera qual temperatura vocês indicam utilizar ao removers esses chips com o soprador térmico? Eu uso uma estação atten 8586, geralmente coloco em 400 graus com a velocidade do soprador no 5, sempre fico me perguntando se pode queimar um chip desses, ou componentes smds ao redor...

• 5 meses depois...
Postado

Interessante e difícil de acreditar a forma que ele aquece o chip para remover, mas em relação a solda em pasta ela e ótima para ressoldar o I/O hoje soldei um em uma Board de um notebook e ficou perfeito, precisou nem remover excesso de solda, como o amigo Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. falou que não conseguiu, bom a solda que tenho também não é como a do vide-o é um pouco rígida, mas o que faço, aplico um pingo apenas e passo com o dedo mesmo só melando digamos assim os terminais do componente dai e só aplicar calor que vai da certo, fica a diga, se ajudar contribua com um joinha que vai me ajudar muito, abraço a todos

Eu nunca consigo alinhar os terminais aos pad, já tentei centenas de vezes, e sempre fica terminal torto em relação ao pad. :(

Postado
Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. ao meu ver o segredo estar em duas coisas, a primeira é o chip que será utilizado se os terminais dele não estão tortos e segundo é limpar com malha de soldadora os pads da placa onde irar receber este componente, os pinos estando normais e os pads limpos vai da certo sim, é só alinhar que vai ficar original digamos, tentar pegar uma placa sucata e faz do jeito que to falando que você vai ver, trabalhar com solda SMD é pratica.
Postado

Fala pessoal, nessa parte de alinhar o chip eu faço o seguinte: alinho ele certinho, soldo dois terminais do chip (tipo o 1º pino e o ultimo) para que ele não saia do lugar com a força de vazão de ar da estação. assim quando a solda dos outros pads derreter ele vai fazer ele trabalho de "segurar" o SIO para não sair do lugar

outra coisa, aonde compra solda em "pasta"?? procurei no mercado livre não achei nada a respeito.

SIO.jpg.7925aa846db66772dd67d1f9600bfe87.jpg

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. ao meu ver o segredo estar em duas coisas, a primeira é o chip que será utilizado se os terminais dele não estão tortos e segundo é limpar com malha de soldadora os pads da placa onde irar receber este componente, os pinos estando normais e os pads limpos vai da certo sim, é só alinhar que vai ficar original digamos, tentar pegar uma placa sucata e faz do jeito que to falando que você vai ver, trabalhar com solda SMD é pratica.

Valeu pela dica, amigo. Mas depois na hora de soldar é outro trabalho de novo, alguns amigos falam em bola de solda em alguns terminais do canto...

Postado

recomendo o uso de preheater (por baixo a 170ºc) torna muito mais facil soldar, a solda fica bastante liquida e por muito fino que o ferro seja é facil soldar e mesmo retirar os curtos que por vezes ficam

Consigo soldar um I/O em menos de 10min

Postado

recomendo o uso de preheater (por baixo a 170ºc) torna muito mais facil soldar, a solda fica bastante liquida e por muito fino que o ferro seja é facil soldar e mesmo retirar os curtos que por vezes ficam

Mas usando a mesma solda que já tem nos pad??? Não entendi.

Postado

uso fio de solda e vou soldando um a um

Postado

Eu não tenho preheater, amigo. Tem outra técnica?? Quero muito salvar uma placa gigabyte de uso pessoal. Comprei um I/0 novo, mas ficou uma porcaria. Quem sabe com alguma outra dica eu consiga.

• 2 semanas depois...
Postado

Esse fluxo de solda amarelo, meio pastoso, é o melhor de todos?

Postado

mesmo ficando algum curto, com a malha é fácil de remover, apenas da um pouco mais de trabalho..

Postado

mesmo ficando algum curto, com a malha é fácil de remover, apenas da um pouco mais de trabalho..

E a técnica de deixar aplaca na vertical pra solda deslizar, é a melhor??

Postado

Nunca tentei isso, nao creio que a gravidade vai ajudar nesse caso.. rsrsr

Postado

Nunca tentei isso, nao creio que a gravidade vai ajudar nesse caso.. rsrsr

Kk... É que tem gente que faz assim, inclusive até um professor que possui cursos em DVD ensina.

• 6 meses depois...
Postado

Interessante o processo de retirada do S I/O, uso fluxo de solda liquido emplastec e ponta fina.

Editado: por Billy Anderson

Postado
Em 12/10/2016 às 20:08, Humberto Souza disse:

Galera qual temperatura vocês indicam utilizar ao removers esses chips com o soprador térmico? Eu uso uma estação atten 8586, geralmente coloco em 400 graus com a velocidade do soprador no 5, sempre fico me perguntando se pode queimar um chip desses, ou componentes smds ao redor...

Tenho a mesma duvida! 

Postado
46 minutos atrás, Billy Anderson disse:

Interessante o processo de retirada do S I/O, uso fluxo de solda liquido emplastec e ponta fina.

Eu uso a estação à 320/350 com fluxo de ar no 4.

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.