Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Compaq CQ42-211BR - Morto

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa tarde amigos, estou começando a pouco tempo a fazer manutenção de notebooks, já trabalho com manutenção de desktop.

Tenho conhecimento em eletrônica, só o basico, medições, solda, etc., comprei recentemente estação de retrabalho SMD, estação de solda, mais um ferro de solda comum, multimetros digital e analogico, e as ferramentas basicas de eletronica.

Estou na bancada com esse equipamento desmontado, carregador OK, bateria OK, etc.

Mal sei onde começar, não sei se o defeito pode ser a BIOS, como consta em alguns topicos que eu li.

Fiz uma busca aqui no forum antes, o notebook é um compaq CQ42-211BR

Também achei a serigrafia da placa ruim de ler e encontrar os componentes, mas blz...

Na parte de entrada, medi alguns componentes, a tensão de 19v chega neles (PL11, PD16, PQ47 e PQ51)

No botão Power, absolutamente nada, nem no botão, nem no flat do mesmo.

Gostaria de uma ideia do que procurar, e onde, até para identificar os componentes na placa estou apanhando.

Max SV-Tec

esquema1.jpg.e30e4446a78e5a02c5ff872b5d68decd.jpg

esquema2.jpg.0992349fbdc21a891fdb8a764ea578f9.jpg

Postado

caro colega, primeiro informe o sintoma do indivíduo, ele liga? liga e não dá video? etc... logo após isso  nossos colegas do forum  irão começar  a te ajudar de melhor forma, bem vindo!!,,enfim , se vc disse que não chega tensão nehuma no botão de power,vou assumir que o note não liga, mas seria bom vc tentar startalo com seu 3v+terra. afim de eliminar um possivel botão com defeito. nesses hp´g42  é mt comum defeito de  ter que regravar bios,mas no seu caso sem 3v no power axo mais provavel que seja o i/o ou a pn,ou até mesmo a ps  como ja peguei uma vez. de mais informações ai amigão.

Postado

Está no titulo Compaq CQ42 Morto...achei que era autoexplicativo...rs

Morto: sem video, não liga ventoinha, sem som, leds apagados, led do carregador apagado, não aquece componentes...

É seguro injetar 3v do circuito diretamente no botão ou no pino 1 do conector ?

Como disse no topico, novato! Ainda estou no be-a-bá da coisa.

Obrigado pelo retorno.

Max SV-Tec.

power.jpg.67e8f45a68ab2cb3149af895b4d3b1b1.jpg

Postado

Voce se preocupou pelo visto apenas na tensão 19v, mais é necessária a 5v e 3v também para a máquina startar, Localizou nas bobinas se possui 5v e 3v? PL4 e PL8 se não me engano, caso tenha os 5v e 3v, regrava a bios.

Postado

Vlira obrigado pela dica.

Bom, verifiquei a PL4 e a PL8, e não chega tensão nelas.

No esquema vi que cada uma dessas bobinas tem ligação com dois fets, fiz essas medicoes:

PQ49 tem 19v

PQ46 sem tensão nenhuma

PQ44 tem 19v de alimentação, porém não tem os 3,3v nos pinos 1-2-3

PQ45 sem tensão nenhuma

Desculpe qualquer erro de entendimento do esquema, na verdade não entendo quase nada mesmo!

Max SV-Tec.

Postado

Primeiro retira as bobinas de 3V 3 5V e checa novamente os mosfets que geram essa tensão, se mesmo sem elas eles não estão gerando tensão, o problema vai estar no pwm.

Os casos nesses modelos que resolvem com bios as tensões de 3V e 5V estão presentes.

Postado

Max tu tá de brincadeira né, pra um membro que tem 84 mensagens e 16 karma não é tão "novato" assim, mas vamos lá. De uma olhado no controlador de 3v, tentei verificar aqui mais as placa que tenho já estão sem alguns componentes impossibilitando medição.

Postado

Novato em manutenção de placas  :D

Estou tendo dificuldades para localizar alguns componentes nessa placa seguindo o esquema, também acho inviavel sair medindo tudo e arrancando componentes sem ter noção do que ter que ser feito.

Bom mesmo sem as bobinas as tensões não aparecem, só a tensão da fonte mesmo e nada de 3v nem 5v.

Peguei esse notebook para tentar consertar, sabendo que ia ser dor de cabeça, mas considero um aprendizado, mesmo que eu não consiga resolver.

Qualquer dica é bem-vinda, agradeço!

Max SV-Tec.

Postado

Obrigado a todos pelas dicas!

Infelizmente não consegui identificar o problema.

Segui a dica do vlira, verifiquei o PU5, e só encontrei a tensao de alimentacao nos pinos dele.

O cliente está com muita pressa e já me ligou várias vezes, vou fechar e devolver.

Estou encaminhando ele para outra assistencia técnica  :D

Assim que possível, quero participar do futuro curso de notebook do forum para ter uma noção melhor do funcionamento dessas placas, e como conserta-las.

Max SV-Tec.

• curtolo desbloqueou este tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...