Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Toshiba Satellite M35X-S149 - EAL20 LA-2461 rev1.0 - Liga mas sem vídeo

Avalie este tópico:

Ignorante

Posts em destaque

Olá bom dia. estou iniciando agora no fórum e também na manutenção em notebooks.

Estou com um notebook meu que estava parado a alguns anos, deu problema e uma assistência técnica de perda total. Pois bem, eu estava vendo esses dias e observei que essa assistência Técnica nem se quer abriu o notebook, pois estava com os lacres de fábrica ainda, tanto na tampa da memória como na tampa do HD.

Estou começando agora com manutenção, e me bato um pouco, porque teoria é um, prática é outra.

Vamos lá.

Esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

**** Imagem

Já foi trocado memórias, analisado visualmente possíveis curtos e corrosões, testado em um monitor na VGA.

O Notebook  tem as seguintes tensões;

PL06=3.35v e 3.25v Pino + ---- ligado mesma tensão

PL09=1.52v e 1.52v -------------ligado mesma tensão

PL04=1.46v e 1.46v -------------ligado mesma tensão

PL13=0v e 0v --------------------ligado mesma tensão

PL14=0v e 0v --------------------ligado mesma tensão

PL08=0v e 0v --------------------Ligado 1.25v e 1.35v

PL11= 0v e 0v -------------------ligado mesma tensão

PT1= Pino1=5v Pino2=5.05v Pino3=5.07v Pino4=4.80v ------ ligado mesma tensão

Capacitores Elétroliticos

PC72=1.5v no positivo e 0v no negativo ---------- ligado mesma tensão

PC70=0v no positivo e 0v no negativo  ------------ ligado positivo 1.35v

PC106=19v no positivo e 0v no negativo  --------- ligado mesma tensão

PC53=3.34v no positivo e 0v no negativo  --------- ligado mesma tensão

PC58=5v no positivo e 0v no negativo  ------------ ligado mesma tensão

PC87=5.03v no positivo e 0v no negativo  --------- ligado mesma tensão

PC90=0v no positivo e 0v no negativo  ----------- ligado mesma tensão

Peço ajuda aos companheiros, to meio perdido, não tenho os macetes para seguir para o próximo passo para descobrir os defeitos.

Qualquer ajuda é muito bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual a tensão da PL10 ?

PL11 você disse que está com 0V ? deveria ter 2,5V ai.

Também você está sem as tensões VCC-Core, que são do processador, PL13 e PL14 deveria ter tensão ai.

Você regravou a bios ?

Link para o comentário

Ta Faltando tensão ai amigo!

Teste com monitor externo pra ve se vai da video, desconect o flat da plca mae para fazer o teste no monitor externo

caso continue sem video mede os capacitores em cima do chiset pra ve se vai ter algum em curto, se tiver muitos em curto é sinal de solda fria ou Chipset foi pro pau!

Link para o comentário

ja fez o ME ?
Link para o comentário

o que é esse ME? Sou novo nisso.
Link para o comentário

Seria o ME esse teste

Pois é eu já pensei em fazer isso, mas quero ter certeza se está tudo certo com a placa. tenho que pegar esse macete.

Link para o comentário

de uma olhada no tópico, se gostar deixa um joinha!

Link para o comentário

Sobre regravar a BIOS eu ainda não tenho o equipamento, até nem sei o qual comprar.

O melhor para esse trabalho é o TL866:

Aqui no fórum tem um gravador de baixo custo para montar:

Se a máquina liga e não gera vídeo, o primeiro passo seria regravar a bios.

Link para o comentário

Então seria esse o próximo passo para eu verificar. Sobre as tensões eu estou em dúvidas ainda, tem algumas bobinas perto do processador (aquelas cinzas que estão no link da imagem) não dão tensão quando é dado start. Aos poucos eu estou decifrando o esquema, mas tá difícil.

Obrigado.

Link para o comentário

Se a placa liga, indica que tem todas as tensões necessárias.

Algumas tensões somente irão aparecer depois que a placa estiver pronta para funcionar.

Geralmente, o sintoma de ligar e não ter vídeo pode estar relacionado com a bios.

Por ser um procedimento fácil de realizar, este seria o primeiro passo antes de partir para analisar outros circuitos.

Link para o comentário

Então seria esse o próximo passo para eu verificar. Sobre as tensões eu estou em dúvidas ainda, tem algumas bobinas perto do processador (aquelas cinzas que estão no link da imagem) não dão tensão quando é dado start. Aos poucos eu estou decifrando o esquema, mas tá difícil.

Obrigado.

você está sem as tensões Vcore do processador. Veja se tem curto nessas bobinas que você citou, próximo ao processador.

Escala de continuidade do multímetro, ponta vermelha no terra da placa e ponta preta na bobina, o valor não pode ser Zero ou menor que 3.

Link para o comentário

Obrigado.

você está sem as tensões Vcore do processador. Veja se tem curto nessas bobinas que você citou, próximo ao processador.

Escala de continuidade do multímetro, ponta vermelha no terra da placa e ponta preta na bobina, o valor não pode ser Zero ou menor que 3.

Esse teste de continuidade posso fazer com memoria, bateria e processador na placa ou é necessário remover?

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário

Bom estarei testando os Mosfets do VCORE, acho que esse seria o próximo caso a resolver.

Se eu estiver errado me corrijam, ou se alguém tiver um organograma sobre os primeiros passos a seguir para achar o possível defeito, eu agradeço de montão.

Não estou conseguindo colocar a teoria na pratica, bem que meu professor falou.srsrsrs

alguma dica eu agradeceria muito mesmo, tenho que engrenar nisso.

Link para o comentário

Teste de Continuidade das bobinas, ambas 380. Com o Vermelho no VGA e Preto nas Bobinas.

Por quê dá a diferença invertendo as postas de prova, com o Preto na VGA dá 1660 nas bobinas?

Bom dia,

Se os mosfets do Vcore estiverem ok, coloca o processador novamente e repete o teste de curto nas bobinas, se der 0V o processador está em curto, matando a tensão Vcore.

Link para o comentário

Uma pergunta, a alimentação VCORE, tem que startar a placa para gerar a tensão do VCORE ou não precisa?

Como eu não tenho muito conhecimento, eu to seguindo o Datasheet na parte CPU_CORE inteiro, e parei no Mosfet PQ35, onde o Dreno é 19v, Gate vai para PWM e souce para PQ36. A partir dai rachei a cuca e não consegui entender... :'(

Desde já Obrigado.

Link para o comentário

A tensão do VCore será a última tensão a aparecer na placa.

Somente depois que todas as tensões estiverem ok é que ela aparece.

De uma forma resumida, o PWM chaveia alternadamente os mosfets PQ35 e PQ36.

A tensão de saída dependerá da frequência de chaveamento do PWM.

Este circuito é usado em todas as fontes do notebook (3.3, 5V e etc).

Em complemento ao teste sugerido pelo colega, teste este processador em outra placa (que esteja boa).

Recomendo que veja este tópico:

Link para o comentário

@hds-tec

Obrigado pela informação, estarei a fazer o que solicitou, vamos ver se eu consigo placa compatível para testar.

Estava pensando em remover os Mosfet PQ35 e PQ36 para testar fora da placa para ter certeza, mas vou fazer isso que falei e dar mais uma estudada nesse artigo que tu me mandaste.

Obs. Não vou desistir de arrumar esse note, nem que leve anos e custe o que custar, não vou me dar por vencido.

Obrigado.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...