Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito recorrente, será azar ou tem como se prevenir?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá amigos, montei um HTPC, bem compacto, com mini itx, gabinete mini itx também, bem compacto mas que pega uma fonte boa, estou usando a CORSAIR 430, 1 SSD e 3 hds de 3,5. Inicialmente montei o HTPC com uma placa mini itx zotac, depois de alguns meses a mesma deu problema, ligava mas não dava vídeo, o processador não esquentava, acredito que foi curto na linha de alimentação do processador. Troquei essa placa por uma mais porreta (melhor), Placa Mae Lga 1150 Intel Gigabyte Ga-h97n-wifi Mini Itx, placa da Gigabyte bem reforçada e bem carinha, não é que depois de 7 meses de uso a mesma apresentou o mesmo problema? Processador não esquenta, já estou para enviar ela para a loja para procederem com a análise e o reparo.

A dúvida é, o que será que está acontecendo com meu HTPC? Será que por ter muitos HDS o gabinete está trabalhando quente demais e isso está afetando a placa? O processador funciona dentro da normalidade, é um i3 1150, a temperatura não fica tão baixa mas também não fica alta, alarmante, o cooler é o stock da intel e o mesmo gira de forma silenciosa, não precisa nem subir o giro.

A fonte é uma CORSAIR 430 de voltagem real, ótima fonte.

Será que um no-break poderia me ajudar em algo? De vez em quando tem umas quedas de energia mas é muito raro, alguém tem algum sugestão de prevenção ou estou somente tendo azar mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"A fonte é uma CORSAIR 430 de voltagem real, ótima fonte."

vc quer dizer:

WATS REAIS e não tensão real!!

a tensão sempre vai ser a mesma 110 ou 220 a questão é a potencia da fonte 430w, 500w, 600w e etc!!

use o Everest para monitorar a temperatura desse computador e use esse site para calcular os watts requeridos para um bom funcionamento do seu computador:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Monitore a temperatura como o amigo acima indicou.

O nobreak é viável em lugares onde tem muita oscilação de energia, uma ou outra queda de luz acredito que não venha a dar este problema. O bom mesmo é utilizar aterramento eficiente e um bom filtro de linha.

Meça com um multímetro as tesões da fonte, ela é boa e confiável, está supercalculado para este seu pc, massss nenhum eletrônico é livre de defeitos.

Outra coisa que pode afetar também é muita sujeira, por exemplo aqui onde eu moro, a cada 6 meses os dissipadores entopem, se não fizer limpeza.

Link para o comentário

Creio que tem muita coisa dentro de um gabinete pequeno, veja se é necessário realmente tudo isso de HD, pois a quantidade de itens gera muito calor, e o gabinete não ajuda a jogar esse calor todo pra fora. Tente ver o fluxo de ar se tá tudo ok, se tem muitos cabos atrapalhando.

Não creio que o problema seja causado pela falta de um nobreak, só se você tem muitos problemas de queda de energia.

Roberto

Link para o comentário

Eu suspeitaria de oscilação anormal em relação a energia, ainda mas que segundo vc mesmo o problema da segunda placa é bem parecido com a primeira veja principalmente nessa sua fonte que vc diz ser uma CORSAIR 430, pois o fato dela ser uma CORSAIR 430 não quer dizer q a mesma não possa apresentar defeito, veja se vc consegue um testador de fonte como esse 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e tire algumas medidas acho interessante....

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...