Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lavagem de Placa Mae com agua e sabão!

Avalie este tópico:


matdos7l

Posts em destaque

Como ja foi debatido aqui no fórum, lavar a placa com água e sabão somente é recomendado em caso de derramamento de líquidos pelo cliente, como café, coca, dentre outros.

 

Note que vocẽ pode estar tendo sucesso temporário em seu trabalho, pois se a placa estiver com defeito de solda fria BGA, por exemplo, ao você lavar e secar na estufa ou na estação de ar quente, você acaba fazendo um ME, e a placa vai funcionar, mas o defeito deve voltar dentro de alguns dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara eu só lavei algumas vezes neste quase 10 anos trabalhando com informatica, tipo lavava mais placas com ddr2 que davam muita tela azul por conta da crosta de grude que ficava ali no barramento por pq meu cliente trabalha em oficina e alguns outros casos, e bem comum neste estrada da informatica um técnico se deparar com coisas assim, mas não lavo de costume, limpo com álcool isopropílico, limpa contato, mas caso n resolva ai possivelmente vai pra água e sabão neutro, mas e só em caso de extrema nescidade.  :) :) :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Na empresa que trabalho realizamos a lavagem de placas eletronicas com agua e sabão liquido.

 

temos um aquecedor de agua tipo torneira eletrica, molhamos bastante e c om ajuda de um pincel lavamos com detergente.

 

A agua sempre esta em tornod e 60 graus, depois é passar ar comprimido e colocar na estufa em 70 graus para secar, fica otimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh bem complicado mais isso acredito que varie de regiao aqui não tenho muita variaçao de temperatura repentina , que nao gera tanta oxidaçao que pararia uma placa mais ja lavei algumas com agua e sabao mais ja explicando riscos para o cliente e a falta de garantia desse serviço eles nunca reclamaram mais tbm cobrava bem baratinho para fazer isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala sério... você tem é lava jato de notebooks então... vou ser bem realista, estou na região centro oeste, em Goiânia e nos últimos 1.5 anos abrimos 3000+ ordens de serviço, dessas 3000 no máximo 5 foram lavadas por derramamento de líquido, mas sem entrar muito em detalhes, se levarmos em conta que de todos os serviços que entram, 60% é defeito de componente (incluindo curtos, resistores abertos, pwms, chargers, ios.. capacitores e etc...), 15% problemas de bios, 15% BGA e mais uns 10% de jacks, trilhas, memória, CPU, usuário... não tem espaço para lavagem de placa, lavar placa não ressuscita nenhum componente, são casos muito isolados onde realmente não tem outra alternativa..... então não se iluda e não iluda os colegas que estão em "fase de crescimento".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...