Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SAMSUNG Q430 - BA92-07180B - Super Aquecimento

Avalie este tópico:

marcelokommers

Posts em destaque

Olá pessoal.

Recebi um Samsung Q430, (isso mesmo, q430. pesquisei e descobri que é importado do canadá). Ele tem uma placa mãe BA92-07180B, com processador I5 e dual gráfico, o do próprio i5 e uma Nvidia.

Bom, a questão é que o processador está esquentando tanto que o note se desliga. O cooler fica ligado direto, e não dá conta. Já troquei pasta térmica (sim, coloquei pasta a base de prata). Fiz limpeza do cooler, e mesmo testando ele fora da carcaça, ele esquenta muito e logo depois desliga. Mesmo com este defeito, é possivel sim acessar sistema operacional, trabalhar nele, até que simplesmente ele se desligue.

Alguém poderia me ajudar a encontrar o esquema desta placa e a solucionar este problema?

Existe algum sistema de controle de energia para o processador que possa fazê-lo esquentar menos?

Já tentei atualizar a bios, mas ele dá erro com o programa da samsung.

Aguardo uma ajuda. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

Bom dia amigo estou com o mesmo notebook e mesmo problema já troquei pasta térmica e verifiquei o dissipador esta ok mas a temp do processador vai a 104°C e notebook se desliga desconfio que seja problema de processador como e soldado não vou ter um para trocar.

sobre a bios nao consegui o arquivo para fazer a gravação direto no chip tbm enato vou devolver.

Link para o comentário

@rolf guse,  Eu também não consegui o arquivo de bios.

Eu consegui temporariamente resolver o problema.

Método que eu utilizei.

Instalei windows original que veio nele (windows 7 home pro)

Depois, acessei o site da samsung, e instalei todos os drivers que lá se encontravam para download,o unico que deixei fora foi o da Nvidia.

Ao realizar a atualização do windows, o mesmo baixou novas atualizações para a placa da nvidia, e ao fazer isso, entrei em suas configurações e a desabilitei para alguns aplicativos.

Pronto.

Consigo ficar com ele o dia todo ligado,escutando musica,vendo video no youtube e fazendo serviços leves. O problema é jogar, trabalhar com área gráfica, etc...

Se conseguir novos resultados no seu, posta ai faz favor.

Link para o comentário

Boas

Provavelmente será avaria de soldas (necessidade de reballing).

As primeiras gerações de intel i3, i5 e i7 aquecem muito e dependendo do "castigo" que sofreram devido a sujidade, poderão ter soldas partidas ou em curto.

Se a tensão de alimentação do CPU não exceder os 2 volts, então provavelmente será soldas ou mesmo avaria do cpu (DIE). Se a tensão de alimentação estiver muito alta pode ser daí a razão de excesso de aquecimento.

O colega disse que ao deixar Nvidia sem drivers que o pc ligou e funcionou, logo me parece que a avaria seja do GPU e não do CPU (mesmo que ele esteja a aquecer muito).

Se o dissipador for o mesmo para o CPU e GPU, então um pode estar a ferver o outro.

Tive um apple a1286 que fazia parecido, mas o CPU não aquecia tanto. Neste apple cada vez que abríamos um jogo ou vídeo, a placa nvidia era ativada e o pc ia abaixo (reballing resolveu).

Para o pc não desligar era necessario instalar uma ferramenta GPUx (acho eu) que dava para escolher qual gráfica queríamos usar... e se eu escolhesse a gráfica mais fraca (a do CPU) o pc nunca desligava fizesse o que fizesse. Mas se Nvidia entrasse em cena o problema voltava a aparecer.

Espero ter ajudado.

Abraço

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...