Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak SMS Manager NET4+ µSM1400BiFX - Sofreu descarga eletrica.

Avalie este tópico:

bismith

Posts em destaque

Boa tarde,

Estou com um nobreak, sofreu descarga elétrica. a principio, o Varistor VR1 entrou em curto e rompeu a trilha dele.

Removi e liguei sem ele, e funcionou.

Porem.....

Quando eu coloco o plug na tomada, ele já liga o cooler, e tem próximo de 110V na saída.  nenhum led fica aceso. se removo o plug, ele desliga.

Coloco o plug na tomada, aciono a chave, ele acende o led rede, bate uns reles, e mantém ligado a saída.

Se removo o cabo, ele mantém a saída e acende o led bat. Se recoloco o cabo, volta o led rede.

Minha dúvida, esse negocio não devia desligar quando aperto o botão?

Acredito que tenha algum defeito. verifique a tensão do µC, 5V.

Att,

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava medindo sem carga, coloquei uma lâmpada na saída, e quando desliga o nobreak, ela apaga, e tensão zera... ohhhhhhhh.... hehehe

Peguei outro, consegui recuperar, e tem o mesmo funcionamento.

o cooler fica sempre ligado, porem, quando ligamos o nobreak, ele aumenta a rotação.

Apenas uma duvida, a tensão de saída, quando na bateria, um fica em 90Vac, o outro 94Vac. Ambos, quando ligados pela rede tem 112Vac.

Normal essa tensão?

Att,

Fábio

Link para o comentário

Bom dia.

Certo, obrigado @brunob

@gustavobard

Até coloquei uma carga, uma lâmpada na saída. 

Hoje, coloquei uma CPU como carga, e a tensão fica na faixa de 105Vac.

@H3710,

Ainda não, tenho apenas multímetros normais.

Valeu pessoal, acredito que esteja tudo certo agora.

Abraço,

Fábio

Link para o comentário

Bismith, conversamos alguma coisa no chat, mas de curiosidade fiz um teste aqui, e até é bom postar para que o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
também possa tecer algum comentário sobre isso.

Devemos lembrar que no modo REDE o nobreak trabalha como um ByPass, ou seja, ele apenas desvia a energia da rede para as suas saídas, sendo assim, teríamos em teoria uma saída senoidal pura.

Já no modo BATERIA, estaríamos trabalhando com uma tensão modulada, de modo que sua tensão eficaz seja a mesma de uma senoidal, porém não é uma senóide.

*OBS.: Os nobreaks senoidais possuem saídas senoidais, então são exceção a esse comentário.

Falando sobre os multímetros comuns ou NÃO RMS, eles realizam internamente medidas médias e um fator de conversão próprios para medidas AC Senoidais, que não servem para outras formas de onda apresentando grande erro na leitura.

Essa medição de formas de onda não senoidais podem ser feitas diretamente com este modelos True RMS, eles são preparados para isso.

Sem mais, deixo as fotos da diferença de leitura que fiz na minha bancada em um nobreak Micron Ragtech 600VA.

mult.jpg.d5d2126267409fc62bb42e0a1e3a62f8.jpg

Link para o comentário

@H3710, bela observação, não havia reparado na questão do TRUE RMS. Como aqui eu apenas troco baterias, os testes que eu faço sempre são com um pc comum (~200W) e um multímetro Minipa ET-1002 (não achei se ele é TRUE RMS, só achei que ele lê até 600v RMS, acredito que deva ser a mesma coisa) e ele lê corretamente a tensão em modo bateria.

Acredito que esta medição de 90v em modo bateria, sem carga, deva ser algo do tipo para economizar energia da bateria e quando se coloca uma carga nele ele regula para a tensão próxima da ideal (110~127v).

Segue um vídeo também, exemplificando o que o @H3710 explicou acima

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...