Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Gravador de bios com menos de R$10,00

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ta usando bateria colega? Coloca bateria se vc estiver com pressa em fazer alguma gravação, depois vai ver o que é que esta errado, o meu tava assim também, depois vi que a bateria estava 1,56v, verifique a pinagem se esta bem encaixada e testa de novo.

não, o antigo q usava era com bateria, mais esse fds coloquei a alimentação por usb, mais continua dando o mesmo erro, a voltagem é 3,26v, depois vou dar mais outra olhada na pinagem, já milhares de vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarde galera!!! Peguei um HP G42 sem ligar (sintoma de bios), como não tinha o gravador peguei este esquema e fui na sucata ver o que eu tinha pra me virar, resumindo: consegui os resistores de 100 e o socket de 8 eu improvisei com um de bios de uma placa mãe sis 530, cortei-o ao meio de ponta a ponta, e depois cortei no tamanho do chip (ideal cortar como se fosse para um chip de 10 pinos), ou seja com uma lateral eu fiz o soquete, encaixei um CI pra segurar as duas partes na distância correta, fiz a furação na caixa do DB25 encaixei e colei com Araldite, usei o minimo de fios possível (fio de flat de disquete), o socket da bateria colei com Araldite também, todos contatos foram passados pela caixa DB25 e soldados por dentro, ficou bem compacto (fiquei bem satisfeito com o aspecto analisando pelo improviso e pressa), fiz a gravação da bios do G42 com sucesso, até hoje já gravei 3 bios sem erro algum tanto no processo de gravação quanto no resultado do serviço, lembrando que as bios gravadas foram SMD, o que fiz foi soldar pequenos pedaços de fio de rede em seus terminais e encaixar no socket como um CI convencional, as fotos foram tiradas do celular e não ficaram boas, mas dá pra ter uma noção de como ficou. Tá aí mais uma idéia pra galera na hora de fazer o projeto.

esquema.jpg.d70646b28347553fa9ef4845ef801402.jpg

2014-04-24_16_29_58.jpg.bcb9a1b32ed41341d4b80f41df15164a.jpg

2014-04-24_16_36_01.jpg.7327ed848968a6f4fd064862c02d1506.jpg

2014-04-24_16_36_31.jpg.d6198e7768ae689b3743d1ff57416b5a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente y parece fácil de realizar. Una pregunta' date=' tengo que reprogramar un Winbond 25Q64 es de un receptor de tv creen que es el mismo que el 25X64 que está entre los chips soportados? [/quote']

Segundo o datasheet do W25Q64 ele é compatível. Este gravador é realmente muito fácil de montar e funciona muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguí un cable LPT de una impresora vieja y compré las resistencias ahora me falta el socket para la batería y para dejarlo mejor un sock para el chip (que me falta desoldar).

 

Vamos a ver que sale!

Falta o capacitor eletrolítico também... Faz na calma com atenção que vai dar tudo certo. Posta o resultado pra nós.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguí un cable LPT de una impresora vieja y compré las resistencias ahora me falta el socket para la batería y para dejarlo mejor un sock para el chip (que me falta desoldar).

 

Vamos a ver que sale!

Falta o capacitor eletrolítico também... Faz na calma com atenção que vai dar tudo certo. Posta o resultado pra nós.

Estoy revisando el primer post a ver donde va y no aparece en ningún lado donde hay que poner el capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha a foto do esquema (primeira foto do post), tem um capacitor eletrolítico de 1uf na lateral direita, ele é ligado o positivo no borne positivo da bateria junto com os pinos 3, 7 e 8 do soquete, e o negativo no terra. Nas fotos da minha montagem não aparece pois posicionei-o por baixo dos resistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Deixa eu ver se entendi: Você consegue fazer o backup da bios' date=' habilitar a gravação, apagar o chip e só dá erro na gravação? Já tentou gravar pelo Spi FlashRom?é bom isso, já testei 2 bios e nada, como faço isso?[/quote']Em resumo, eu uso este programa:

 

os comandos que uso são feitos nessa sequencia para gravação:

 

spipgm /d "nomedoarquivo" (para fazer backup da rom original)

spipgm /u (para habilitar a gravação, desbloquear o chip)

spipgm /e (para apagar o chip)

spipgm /p "arquivodabios" (para programar o chip)

 

Se der erro logo no primeiro passo (backup), pode conferir que tem algo montado errado no circuito, neste caso eu começaria checando a polaridade da bateria se está invertida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Deixa eu ver se entendi: Você consegue fazer o backup da bios' date=' habilitar a gravação, apagar o chip e só dá erro na gravação? Já tentou gravar pelo Spi FlashRom?é bom isso, já testei 2 bios e nada, como faço isso?[/quote']Em resumo, eu uso este programa:

 

os comandos que uso são feitos nessa sequencia para gravação:

 

spipgm /d "nomedoarquivo" (para fazer backup da rom original)

spipgm /u (para habilitar a gravação, desbloquear o chip)

spipgm /e (para apagar o chip)

spipgm /p "arquivodabios" (para programar o chip)

 

Se der erro logo no primeiro passo (backup), pode conferir que tem algo montado errado no circuito, neste caso eu começaria checando a polaridade da bateria se está invertida.

 

não uso bateria, ontem refiz todo o esquema de novo, depois vou fazer esses comandos q vc passo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Citação de: gabrielkonDeixa eu ver se entendi: Você consegue fazer o backup da bios, habilitar a gravação, apagar o chip e só dá erro na gravação? Já tentou gravar pelo Spi FlashRom?é bom isso, já testei 2 bios e nada, como faço isso?Em resumo, eu uso este programa:

 

os comandos que uso são feitos nessa sequencia para gravação:

 

spipgm /d "nomedoarquivo" (para fazer backup da rom original)

spipgm /u (para habilitar a gravação, desbloquear o chip)

spipgm /e (para apagar o chip)

spipgm /p "arquivodabios" (para programar o chip)

 

Se der erro logo no primeiro passo (backup), pode conferir que tem algo montado errado no circuito, neste caso eu começaria checando a polaridade da bateria se está invertida.

 

não uso bateria, ontem refiz todo o esquema de novo, depois vou fazer esses comandos q vc passo

Boa sorte aí, poste as novidades pra nós!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ólá a todos,  desculpem aproveitar o tópico, mas estou com o seguinte problema: estou usando esse gravador de bios do tutorial aqui do fórum, e a bios checa tudo certinho, mas quando vou gravar a nova bios baixada na net, dá uma mensagem de que não consegue ler a nova bios. A bios que baixei está no formato binimage. O que posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ólá a todos,  desculpem aproveitar o tópico, mas estou com o seguinte problema: estou usando esse gravador de bios do tutorial aqui do fórum, e a bios checa tudo certinho, mas quando vou gravar a nova bios baixada na net, dá uma mensagem de que não consegue ler a nova bios. A bios que baixei está no formato binimage. O que posso fazer?

 

Eu montei o circuito com a bateria aqui. Funcionou perfeitamente.

 

Você verificou a capacidade do chip que está tentando gravar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... não vai dar certo. Neste caso, acredito que o arquivo que você baixou está errado. Sua eprom só vai aceitar arquivos até 4MB.

 

Pesquise mais e veja se consegue encontrar o arquivo correto para o seu equipamento. Se não achar, poste no tópico de solicitação de BIOS. Segue o link:

 

Solicitação de BIOS para Notebooks:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...