Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ATX com transistor a fazer contacto no dissipador

Avalie este tópico:


grsousa

Posts em destaque

Boas Amigos!!!

 

Como estou a iniciar-me nestas andanças de electrónica, resolvi pegar nas minhas fontes atx que tinha em stock em casa, e comecei a estudar componentes, ligações, esquemas, não sei se é a melhor forma de começar, mas..... era o que tinha em casa mais à "mão"

 

segui vários vídeos no youtube e alguns tutoriais de análise e concerto de fontes, e tenho aqui uma que me está a deixar confuso.... para quem tem experiência pode até ser um caso simples, para mim está a ser difícil kkk

 

comecemos pelo princípio:

 

com um multímetro comecei a testar a parte primária da fonte, tenho tensão nos vários componentes, testado componente a componente com a fonte em off, não me apercebi que algum tivesse problemas.

 

resolvi passar para a fonte secundária, não tenho tensão nenhuma, em qualquer voltagem, comecei a testar componente a componente, e...... o detectei que um dos transístores que está fixado no dissipador de alumínio, medindo com o voltímetro na posição de díodo, quando encosto uma ponteira no perno do meio e no alumínio, faz bip e continuidade, retirei-o, fiz testes fora da placa, e parece-me que está bom, pelo sim pelo não coloquei outro, soldei, meço e exactamente a mesma coisa, está a haver passagem entre o ponto do meio e o dissipador, verifiquei outra vez a fita isolante que está entre o transístor e o dissipador, verifiquei o parafuso com aquela peça de plástico e tudo me pareceu ok, verifiquei as soldas, a placa e não consigo encontrar nada que faça contacto.

 

alguém já teve alguma situação destas??? que poderás estar a fazer passagem??? outro componente??? para quem é iniciante nisto não estou a conseguir descobrir o gato kkkk

 

a fonte não tem interesse colocar a funcionar, apenas me interessa aprender ;-)

 

obrigado

Gilberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim ser um outro componente ligado na mesma linha fazendo esta ligação entre o transistor e o dissipador para tirar esta dúvida apenas parafuse o transistor no dissipador sem soldar seus terminais na placa ai você saberá com certeza se são os isolantes ou se é algum componentes fazendo a ligação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

amigo alguns transistores e diodos nao trabalha com isolador no dissipador os diodos retificadores tem que medir do meio com as estremidades e nao dar zero, se a fonte nao oscila tem que procurar por curto no secundario, caso nao haja verifique se a tensao xega nos coletores dos transistores chaveadores, ha um resistor de disparo pra fonte de standby (5v) se essa fonte nao estiver ok ela nao habilita a fonte maior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha este curso completo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

nao esquece do joinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Primeiramente você tem que ir por etapa... a fonte primária está funcionando? Senão está, esqueça o secundário e procure consertar o primário.

Fiz um vídeo que talvez possa lhe ser útil:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Att.

OGuerd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...