Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron 5421 12204-1 DNE40-CRMB - Não inicializa

Avalie este tópico:

brunoburn

Posts em destaque

Verifique também a tensão 5V_PWR no pino 1 do PD4101.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
5v no pino 1, 9.67v no pino 2, 7.37v no pino 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 67
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Postagens populares

CHACO

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se., olá e demais colegas.   Estive analisando o esquema e percebi uma tensão fundamental que é a RTC_VCC que trabalha junto com o sinal PM_RSMRST# que dirá ao PCH que t

Imagens Postadas

, olá e demais colegas.

Estive analisando o esquema e percebi uma tensão fundamental que é a RTC_VCC que trabalha junto com o sinal PM_RSMRST# que dirá ao PCH que todas as tensões auxiliares de S5#, isto é, tensões primárias estão OK, corretamente chamada de level S5#. Então, começaria a analisar o improvável. Lembrando que mesmo apresentando 3.0V, não quer dizer que a mesma esteja operando corretamente. Estou me referindo a bateria CR2032.

Note que este super I/O antes de mais nada, gera (já alimentado com 3D3V_AUX_KBC) S5_ENABLE ao TPS, assim podendo o TPS ser iniciado, repare que 3V_5V_EN, nada mais é do que o próprio S5_ENABLE, ainda 3V_5V_EN é também EN2 do TPS, pino 6. Estando correto, o TPS libera PGOOD, pino 7.

Em seguida, observe que a sequência de start desta placa é bastante longa. Mas... simplificando, a tensão da fonte AD+ entra no chaveador PQ4002, repare que só irá chavear se estiver PWR_CHG_ACOK via PQ4008. Repare que PQ4008 ainda tem uma função extra de segurança, H_PROCHOT#, por desencargo eu mediria este pino e verificaria se o mesmo está zerado. Se estiver zerado, não haverá PWR_CHG_CMPOUT. Caso haja tensão no pino 2 do PQ4002, seguimos.

Tudo acima é devido que o sinal AC_IN# é independente de qualquer estágio anterior.

O AD+ entra no BQ24707 (PU4005), pino 5 e gera AC_IN#, este sinal diz ao I/O que a fonte está presente e original, pois o BQ analisa se a fonte cumpri os limites exigidos. Com AC_IN# OK, temos AC_PRESENT de I/O para PCH, esta tensão também independente.

Depois,o passo seguinte é analisar tudo o que acontece ao pressionar KBC_PWRBTN#.

KBC_PWRBTN# pressionado, zera e o I/O envia ao PCH PWRBTN#, estando OK, sai S4# e S3#, literalmente... Porém, foi dito que exceto o pino GND do BIOS todos estão com 3,3V o que contraria o start-up da máquina, pois veja que S3# só funciona se PWRBTN# for acionado. Tem de analisar este ponto também.

Bom, como a placa não liga e S3# é o estágio que indica que as tensões de POWERON estão OK, o defeito pode estar nestas etapas anteriores. A não ser que haja alguma anomalia adiante. Estes dias entrou um HP com placa fabricada pelo mesmo fabricante do esquema, que apresentava quase o mesmo defeito do tópico, no final das contas era lá nos MOSFETS da linha de VCORE que estavam em curto aleatório, pois de tempos em tempos a placa ligava e dava vídeo e logo desligava. Por isso toda aquela história em cima do PQ4008, o sinal H_PROCHOT#, talvez pelo fato de os transistores estarem em curto e esquentando bastante, este sinal por algum momento estava em alta, derrubando todas as fontes.

Presumo que o problema deste equipamento pelas evidências seja o PCH, liberando de forma errônea S3# sem pressionar o botão power. Ou ainda, I/O avariado.

Desculpe a longevidade do post e de repetir algumas coisas que já foram ditas, porém tive de fazê-las para fazer sentido, espero.

[]'s

• Joinha 1
Link para o comentário

muito obrigado pelo comentario, tenho certeza que acrescentou demais pelo menos para mim.

Irei verificar todos os pontos que voce evidenciou e postarei a resposta o  mais breve possivel.

Link para o comentário

pino 112 do SIO tem tensão de 3.3v depois de plugar o carregador.

o pino 117 inicia com 3.3v, cai pra 0v e volta pra 3.3v depois de pressionar o botão power.

Alem disso, agora quando fui trabalhar nela, ela ligou por alguns minutos e deu pra aferir algumas tensoes de bobinas

PL4701 1D8V_PWR = 1.86v

PL4001 BT+          = 2.41v(so com a fonte). 12v (so com a bateria). 13v( com bateria/fonte)

PL4501 1D05_VTT_PWR = 0.45v

PL9201 VGA_CORE  = esta tensao aparece assim que pressiono o botao power sobe para valores aleatorios, ( 045v, 1v, 3v, 4.5v, 5v ) e depois vai a zero

Link para o comentário

pino 112 do SIO tem tensão de 3.3v depois de plugar o carregador.

o pino 117 inicia com 3.3v, cai pra 0v e volta pra 3.3v depois de pressionar o botão power.

Alem disso, agora quando fui trabalhar nela, ela ligou por alguns minutos e deu pra aferir algumas tensoes de bobinas

PL4701 1D8V_PWR = 1.86v

PL4001 BT+          = 2.41v

PL4501 1D05_VTT_PWR = 0.45v

PL9201 VGA_CORE  = esta tensao aparece assim que pressiono o botao power sobe para valores aleatorios, ( 045v, 1v, 3v, 4.5v, 5v ) e depois vai a zero

Esta tensão na PL9201 esta alterada tendo em vista que geralmente as tensoes de VGA-CORE, GFX-CORE, CPU-CORE trabalham abaixo de 1.6v
Link para o comentário

vou regravar a bios e aferir os pontos da resposta do chaco e ja posto aqui se mudou a tensao nessa pl..
Link para o comentário

sabe de algum chip compativel com winbond W25Q64CVSSIG-GP?
Link para o comentário

Segue uma tabela de referência para tamanho de BIOS.

Serigrafia 16 = 2 mb  exemplo: 25X16BVSIG

Serigrafia 32 = 4 mb exemplo: 25X32BVSIG

Serigrafia 40 = 512kb exemplo: 25X40BVSIG

Serigrafia 64 = 8mb exemplo: 25X64BVSIG

Serigrafia 80 = 1mb exemplo: 25X80BVSIG

Deu p entender?

Voce pode substituir por CI de frabricantes diferentes

EXEMPLO: Um CI Macronix MX25L3205 pode ser substituído por um CFeon F32

Você tambem pode subistituir por CI Maior que não terá problemas, mas nunca o inverso.

EXEMPLO: Um CI Macronix MX25L3205 pode ser substituído por um CFeon F64

Link para o comentário

perfeitamente, ja estou em busca aqui.

só uma duvida, no caso o 25X80BVSIG é menor que o x64, é isso?

Link para o comentário

perfeitamente, ja estou em busca aqui.

só uma duvida, no caso o 25X80BVSIG é menor que o x64, é isso?

Isto como falei 80 e de 1MB, já 64 e de 8M. Resumindo você pode usar uma 64 p substituir qualquer uma (40,80,16,32), mas não pode o inverso por causa do tamanho entendeu
Link para o comentário

Referente ao circuito RTC, eu ressoldei o soquete e troquei a bateria. Quanto ao o TPS, temos PGOOD, pino 7, 3.3v.

Quanto ao PQ4008, AC_IN# no pino 5 está ok indo a 0v quando plugo a fonte. No pino 3, tenho 3v PWR_CHG_ACOK. O pino 6, H_PROCHOT#, inicia em 0v, quando ligo a maquina ele sobre pra 0.48v e cai a zero. Os outros pinos todos estão em 0v, inclusive o pino 2 PWR_CHG_CMPOUT. Pelo que voce disse, aqui há um problema, certo?

Link para o comentário

, Entao, nao estou com o esquema pois estou no celular. Chegando na empresa, eu verifico e vejo se posso contribuir mais.

[]'s

Link para o comentário

Ok, eu vou aguardar. Enquanto isso vou postando aqui as tensoes do pq4002

pino1: gnd

pino2: 3.3v

pino3: 19v

pino4: gnd

pino5: 0v

pino6:0v

acho que nessa parte do circuito tem um problema, pois encontro apenas 1.7v no gate do pu4002.

**** na imagem anexada ficou escrito 1.3v, mas foi erro de digitação. A tensão encontrada la é 1.7v

pu4002.jpg.5ebcb1197ff18a85cbb16fe99d3f49cf.jpg

Link para o comentário

, Esta correto, o esquema mesmo diz ali, pelo divisor de tensao.

@edit, isto mesmo, 1,7V. 10/100 x AD+. Porem 1,3V é aceitável.

[]'s

Link para o comentário

Gostaria de saber dos colegas se a análise feita em cima do sinal S3# esta plausível.

Esta correto mesmo ter 3,3V em todos os pinos do BIOS?

A fonte que liberaria esta tensão deveria ser acionada apenas ao pressionar o botão power?

[]'s

o que acontece que quando eu plugo a fonte a maquina starta automaticamente.

quando a maquina está desligada e com apenas a bateria plugada, as tensões ficam todas zeradas.

Link para o comentário

, realize se possível os seguintes testes.

Retire o R2771 e veja se a placa starta sozinha ainda. Se ela não startar, volte com o resistor.

Depois, caso a placa ainda inicie sozinha, retire o diodo D3601 e refaça os testes.

[]'s

Link para o comentário

eu nao consegui localizar o resistor r2771, mas o diodo eu encontrei e mesmo retirando ele a placa starta sozinha.. ( ainda estou procurando o resistor)
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...