Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo stilo xr2998 - placa 71r-h14bt4-tl30 - problema com bios

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Esse notebook originalmente tem um chip de bios modelo 25q512t, estou na duvida sobre a capacidade (tamanho) da gravação dele, baixei um arquivo de bios daqui do forum mas nao estou conseguindo gravar nele, tentei fazer em outro chip mas o modelo dele é mais largo e não encaixa na placa. Nas minhas sucatas, nao encontrei nenhum com o mesmo tamanho.

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
Postado

A gravadora detecta ele como gigadevice gd25q512. O que estou estranhando é que antes de tentar gravar nele, fiz uma leitura para tirar backup e ele acusou um arquivo de 64k. E qdo mando gravar o arquivo de 8mb nele, faz uma gravação muito rapida e acusa como bem sucedida, porem o arquivo continua com 64k de tamanho.

• 2 anos depois...
Postado
Em 29/02/2016 às 11:44, displaymatao disse:

A gravadora detecta ele como gigadevice gd25q512. O que estou estranhando é que antes de tentar gravar nele, fiz uma leitura para tirar backup e ele acusou um arquivo de 64k. E qdo mando gravar o arquivo de 8mb nele, faz uma gravação muito rapida e acusa como bem sucedida, porem o arquivo continua com 64k de tamanho.

boa noite, estou com um positivo com esse chip.
estou tentando remover senha da bios 
gravei a 1° bios e funcionou por pouco tempo pois esse chip 25q512t tem as configurações.
em fim sei que nao estou ajudando e sim pedindo se tens como me passar o arquivo para esse chip 25q512t.

• 5 meses depois...
Visitante: Renato Silva Gomes Filho
Postado

Olá amigos!

Reabrindo a discussão, aproveito para dizer que o modelo em questão (Positivo xr 2998) vem com dois ci bios, um de 1.8v (Wimbond W25Q64FW) e um ci bios de 3.3v (Gigadevice GB 25Q512T) esse último é o que vem instalado na placa mãe, mas no esquema elétrico aparece como Pm25LD512C2-SCE. A confusão começa aí: no esquema o de 3.3v está na U6 e o de 1.8v está na U12. Vc precisa de um adptador de eprom 1.8v para gravar o primeiro e o de 3.3v na gravadora normal.

A Positivo tem se destacado como uma das piores montadores de pcs e notebooks, só fabrica lixo, são equipamentos baratinhos com validade muito curta, passou a garantia começam os problemas.

E para piorar o que já era péssimo, esse bios de 3.3v (Gigadevice GB 25Q512T) vc não encontra aqui no Brasil, nem um equivalente, tendo que recorrer a sites de compra no exterior. Eu mesmo estou precisando, se alguém tiver ou souber quem tem avise aqui no fórum. 

GB 25Q512T.PNG

Postado (editado)

Se quer ajuda o melhor é abrir um tópico novo com o seu problema.

Já em relação ao chip essa placa aceita outros também. No U6 que é o firmware do KBC/SIO aglumas vem com chip Pm25LD512 ou com MX25L512 e se não me engano esses não são os unicos que servem.

Editado: por e1D
Postado

Olá e1D!

Eu já tentei encontrar todos os equivalentes e ninguém tem nenhum deles, só no Ebay, Alliexprex e Arrow todos do exterior.

Não vou abrir um novo tópico pq esse fala tudo sobre o problema, obrigado por seu comentário.

Postado (editado)

Se tiver placa de video com defeito nas suas sucatas da uma olhada pra ver se não tem um eprom desses. Firmware de algumas placas de video são desse tamanho.

Editado: por e1D
Postado

Olá e1D!

Obrigado por sua ajuda e apoio.

Eu moro em Maceió-Alagoas e não tenho muita sucata, principalmente placas de vídeo pois só estou trabalhando com notebook e PC no momento.

Eu acredito que já resolvi o problema regravando o EC flash rom (SPI), espero usar o arquivo certo, obrigado.

• 2 anos depois...
Postado
Em 03/10/2018 às 12:35, Renato Silva Gomes Filho disse:

Olá e1D!

Obrigado por sua ajuda e apoio.

Eu moro em Maceió-Alagoas e não tenho muita sucata, principalmente placas de vídeo pois só estou trabalhando com notebook e PC no momento.

Eu acredito que já resolvi o problema regravando o EC flash rom (SPI), espero usar o arquivo certo, obrigado.

Fala Amigo, Bom Dia. Voce teria esse arquivo dessa EC Flash para disponibilizar? estou com um All-In-One Positivo que está intermitente, e só resolvo regravando as bios, e do chip de 8mb eu tenho o arquivo mas o pc não inicializa...

• 1 mês depois...
Postado

Galera, resolvi a questão do positivo xr2998 q eu estava arrumando. A principio eu estava achando q fosse problema de bios mal programada (alias um dos chips desse note - 2 bios - tem proteção contra gravação). Eu fui retirar os mosfets da linha de vcore pra verificar se nao estavam queimados, soldei todos novamente e a placa ligou e deu post. Ela só ameaçava ligar, mantinha o led ou desligava. Não sei se era solda ruim na linha do vcore, mas fazendo isso resolveu (eu ja tinha checado o buck converter do processador e trocado ele tambem). Felizmente, não era a bios. Agora vou ver ate qdo ele permanece ligado e fazer outros testes. Acredito que pra tirar a proteção de gravação do chip bios do super io precisa usar aquele gravadores mais avançados, tipo tcl866 ii (vi num video do youtube q o programa de gravação dessa gravadora tem opção de retirar a proteção. O programa Asprogrammer disponivel para ch341a tambem tem essa opção, mas nao consegue retirar).

• 2 semanas depois...
Postado

Galera, update aqui. Baixei um programador mais atual que achei num video de um indiano no youtube, chama-se neoprogrammer 2.1.0.19 para ch341a. Ele foi o unico programador que reconheceu as eproms dessa placa e ainda conseguiu tirar a proteção OTP. Se alguem precisar, me chamem aqui. Sou novo no forum, nao sei quais as regras pra postar arquivos, etc.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...