Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Asus X45u - Placa X45u - Não Liga, morta.

Avalie este tópico:

junior_master

Posts em destaque

Estou com essa placa na bancada que não liga nada.

Identifiquei o pwm primário JC EC (RT8293B) e ao verificar o VIN chega somente 0,85V.

Fui para entrada e o primeiro mosfet de entrada do lado do conector do jack está assim:

Dreno: 19v, Source: 0,85V, Gate: 0,85V

É um mosfet canal N (b09n03).

Se alguém puder ajudar, retribuirei.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, ,

Infelizmente ele não é fácil de achar, já procurei bastante por aqui. Teria algum compatível dele?

Link para o comentário

• Moderador Global

, eu encontrei esses mosfets em sucata de netbook acer.    Se não tiver muita pressa, acha para comprar no aliexpress:

Link para o comentário

, Não acho que o mosfet esteja com problemas.... o gate não pode chegar apenas 0,85v para um mosfet canal N.

Antes de comprar outro mosfet, vc pode testá-lo fora da placa.

Não achei o esquema dessa placa, sem esquema complica um pouco.

Link para o comentário

Como estava meio desconfiado dessa tensão no gate estar baixa demais, então fiz logo o teste de passar o fio do dreno pro source desse mosfet (não havia curto na linha do source), pra minha surpresa a placa ligou normalmente. Deduzimos então que o problema está no pwm que manda o sinal pro gate desse mosfet?

Link para o comentário

, Provavelmente...

Pode ser solda fria no PWM tbm.. ressolde ele...

Link para o comentário

, ,

Blz, antes de fazer a ressolda vejam as tensão do BQ25a:

Terminal 20(vcc): 19v

Terminal 4(acdrv): 0v

Terminal 5(acok): 2,80v

Terminal 6(acdet): 2,80v

Link para o comentário

Entendo que os mosfets de entrada servem para impedir que uma tensão alterada possa chegar ao pwm. O que acontece quando após uma chuva deixamos de receber energia elétrica e quando essa energia volta ela volta com uma carga alta demais? Os eletrodomésticos são danificados devido a uma alta corrente. vamos imaginar que haja algum defeito no carregador, e que este gere uma tensão bem acima dos 30v limites do pwm? Sem a proteção a tensão chegará ao pwm, enquanto que se não tiver o fio unindo o source ao dreno essa mesma tensão não irá chegar, já que não haverá chaveamento. O que quero dizer é que há um risco, mesmo que esse seja pequeno, e que você deve informar ao seu cliente, pois isso vai livrá-lo de de ter que dar uma placa nova pra ele, ou mesmo ter que fazer o conserto novamente e de graça.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Bem, eu seguir o conselho do companheiro Gilson em não deixar com o fio e então pedi o PWM novo. Ele chegou essa semana, troquei, mas a placa ficou exatamente igual, com 0,85v no terminal 4 do pwm e consequentemente nos gates dos 2 mosfets de entrada.

Se no proprio pino 4 do bq25a ta dando 0,85v, acredito que o problema não seja algum componente na linha dele, certo? Nessa linha só tem um resistor, mas ele parece bom.

Não sei por onde prosseguir a analise pois nos gates dos mosfets de entrada deveria ter uma tensão maior do que a que ele recebe (19v) para ele saturar e não 0,85v.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...