Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

COMPAQ PRESARIO C710BR - MB LA-3732P - NÃO LIGA (DEVOLVIDO)

Avalie este tópico:

rodrigolap

Posts em destaque

• Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Boa noite.

Rodrigo tudo bem, na verdade esses mosfet's são reponsaveis sim por essas voltagens. O que acontece é que os mesmos não estão funcionando. Realmente deve haver essa tensão de +b nos drenos de PQ15 e PQ16. Quem envia o pulso para disparo do gate desses mosfet's é o CI PU5, então ou ele está com problema ou não está sendo alimentado.

Faça o seguinte meça o pe ino 20 do PU5, vc deve encontrar 19v nesse pino.

Pra facilitar meça no capacitor PC38 pois nele deve ter 19v. Se tiver os 19v faça a troca e veja se essas tensões aparecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, vou passar uma imagem pra vc entender um pouquinho mais como é um mosfet. Ok?!

mosfet_soic8.gif

Para ficar mais fácil, você pode soldar a ponta de uma agulha na ponta de prova vermelha de seu multimetro.

foto_2a.jpg

Faça esses teste com a placa em standby (somente ligado na fonte).

Agora, vou te pedir para testar o dreno, gate e source do PQ1. Basta colocar a ponta de prova preta (neutro) na parte metálica externa das entradas usb e com a ponta vermelha (positivo), encoste no terminal.

Meça também o dreno do PQ2.

Você já disse que tem 19V no PQ 15, só confirme se essa tensão chega no dreno. Faça o mesmo no PQ16.

No PU5 (pwm buck converter 3v e 5v), meça os terminais 28, 25, 20, 18, 17, 14, 13, 12, 11, 8, 6, 5, 4 e 3.

Só peço por favor, não responda "testei tudo e está ok". Passe cada medição, porque senão não vou poder te ajudar.

E não se esqueça de soldar a ponta de uma agulha na ponta de prova vermelha do seu multimetro. Ok?!

Link para o comentário

Vamos lá:

PQ2 (19v nos dreno e nos source e 8v no gate)

PQ1 (19v nos dreno e nos source e 8v no gate)

PQ15(19v nos dreno e 0V nos source e gate)

PQ16(19v no dreno e 0V nos source e gate)

PQ35(5V no gate  e e 0V nos source e dreno)

PQ36(5V no gate  e e 0V nos source e dreno)

PU5 PINOS:

3: 2V

4: 4.4V

5: 2V

6: 18V

8: 2V

11:2V

12:1V

13:5V

14:4.7V

17:5V

18:5V

20:19V

25:3.3V

28:5.5V

Link para o comentário

Jeferson,

O PQ4 é um transistor de 3 terminais tipo aqueles NC. Que está me dando as voltagens de 19v, 17.5v e 7.5v. Vc sabe quais voltagens ele deveria dar? Em cima dele está escrito 16 eu tenho que colocar um identico ou posso colocar os NC?

obs.: Troquei o PWM (PU5) e ficou na mesma.

Link para o comentário

Jeferson,

O PQ4 é um transistor de 3 terminais tipo aqueles NC. Que está me dando as voltagens de 19v, 17.5v e 7.5v. Vc sabe quais voltagens ele deveria dar? Em cima dele está escrito 16 eu tenho que colocar um identico ou posso colocar os NC?

obs.: Troquei o PWM (PU5) e ficou na mesma.

Seu pwm está ok, nao precisava ter trocado. O pq4 faz parte de um cicuito de segurança, se vc tem o 8v no gate do pq1 e do pq2, ele está funcionando perfeito.

Link para o comentário

Eu tbem. fiquei desconfiado do PWM (PU5) e troquei 3x ele pra ter certeza e todos que troquei me deram exatamente a mesma voltagem. Apesar de pegar os PWM de placa de sucata, mais peguei de placas que tinham as tensoes de 3.3v e 5v, ou seja, os PWM estavam funcionando. Estou desconfiado do I/O o que vcs. acham?

Link para o comentário

O amigo infofernando disse estar tudo bem com pwm PU5, não duvido disso. Porém a voltagem do pino 28 está alterada ali deveria haver 3.3v aproximadamente e não 5.5v

A tensão é essa mesmo. Ela faz parte do circuito elevador do CI. Ele regula a tensão do gate para chavear. A nomenclatura BST 3.3v é apenas uma referencia de que ele está na linha de 3,3va.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...