Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Placa Mãe MSI - MS-7929 - Gate e Source Zerados!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa Tarde rapaziada!

Como sou um aspirante na área de recuperação de placa mães, estou com uma duvida enorme, nessa placa mãe estava em curto na parte do "V Core", fiz o teste dos 12 Volts encontrei um Mosfet em curto, tirei e verifiquei se dava vídeo.

Quando ligo a fonte o cooler ligar, mas quando coloquei o dedo no processador estava frio, e acabei testando os Mosfet nas duas fases que restaram (porque não coloquei outro no lugar que eu tirei) verifiquei estava entrando 12V no Dreno e zerado a tensão do Source e Gate, o que pode esta fazendo zera o Source e Gate ?

Acho que é o PWM, mas preciso de conselhos antes que resolde ele.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, boa tarde,

vou dizer o procedimento básico meu antes de começar a testar tudo, ok.

primeiro, lava  a placa com água corrente  pega um pincel largo e separa em um recipiente um pouco detergente de limpar alumínio que tenho certeza que tem na sua casa, sua mãe ou esposa deve usar para limpar panelas, vai passando o pincel com o detergente na placa toda, limpado bem todos os componentes da placa, pra tirar bem  a sujeira encrostada nos componentes.

segundo após retirar todo o excesso de detergente em água corrente, faço uma estufa na placa, pra secar bem a placa mãe.

terceiro, após a placa sair da estufa bem seca, coloque um pouco defluxo de solda no pwm, no oscilador de frequência e mult I/O e aqueça esses componentes por baixo da placa com um soprador térmico pra refazer bem a solda dos mesmos.

obs.: soprador deve estar em torno de 20 centímetros de distancia da placa pra não estourar a msm na parte onde estiver esquentando.

por último veja se tem de 1.07 a 1.7v no pino 1 do pwm, 3.3v no pino 1 do mult I/O e 3.3v no oscilador de frequência.

Link para o comentário

Amigo, boa tarde,

vou dizer o procedimento básico meu antes de começar a testar tudo, ok.

primeiro, lava  a placa com água corrente  pega um pincel largo e separa em um recipiente um pouco detergente de limpar alumínio que tenho certeza que tem na sua casa, sua mãe ou esposa deve usar para limpar panelas, vai passando o pincel com o detergente na placa toda, limpado bem todos os componentes da placa, pra tirar bem  a sujeira encrostada nos componentes.

segundo após retirar todo o excesso de detergente em água corrente, faço uma estufa na placa, pra secar bem a placa mãe.

terceiro, após a placa sair da estufa bem seca, coloque um pouco defluxo de solda no pwm, no oscilador de frequência e mult I/O e aqueça esses componentes por baixo da placa com um soprador térmico pra refazer bem a solda dos mesmos.

obs.: soprador deve estar em torno de 20 centímetros de distancia da placa pra não estourar a msm na parte onde estiver esquentando.

por último veja se tem de 1.07 a 1.7v no pino 1 do pwm, 3.3v no pino 1 do mult I/O e 3.3v no oscilador de frequência.

Amigo, fiz o que recomendou ainda continua com o curto na entrada de 12V, lembrando que esta em duas fases, porque a que o mosfet estava em curto não coloquei outra para não perde outro precioso mosfet, vou verificar o circuito do CI PWM para ver se encontro curto, se não encontra vou tentar a resolda, correto o procedimento ?

Link para o comentário

Boa noite amigo. Vou lhe contar  o meu modo de teste.... Sempre usei e é bem simples. Coloque o multimetro no modo teste diodo ... junção... .Coloque a ponta vermelha no terra da placa. A negativa...preta... voce mede no gate dos mosfets. Ele tem que mostrar...conduzir como uma junção normal. Se der curto... ou impedancia mais baixa.... quer dizer que o transistor está ruim e precisa trocar.... Antes de soldar um igual..equivalente.... Mede sem ele e veja se está dando junção normal. Neste caso voce está medindo a saida do PWM. Se estiver ruim, é porque a saida do chip tambem foi danificada. Mede tanto os altos...ligados no 12V, como os baixos.... ligados no terra. Esse modo é simples e resolve.... Você vai ver. Espero que resolva. Se ajudou ..agradeço um joinha....BOARDS

Link para o comentário

Boa noite amigo. Vou lhe contar  o meu modo de teste.... Sempre usei e é bem simples. Coloque o multimetro no modo teste diodo ... junção... .Coloque a ponta vermelha no terra da placa. A negativa...preta... voce mede no gate dos mosfets. Ele tem que mostrar...conduzir como uma junção normal. Se der curto... ou impedancia mais baixa.... quer dizer que o transistor está ruim e precisa trocar.... Antes de soldar um igual..equivalente.... Mede sem ele e veja se está dando junção normal. Neste caso voce está medindo a saida do PWM. Se estiver ruim, é porque a saida do chip tambem foi danificada. Mede tanto os altos...ligados no 12V, como os baixos.... ligados no terra. Esse modo é simples e resolve.... Você vai ver. Espero que resolva. Se ajudou ..agradeço um joinha....BOARDS

Amigo não conseguir compreender o modo de verificar o curto, tem como explicar detalhadamente.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Acabei desistindo da placa, mas com tempo foi acabando as opções de reparação de placas e sobrou ela e outra Gigabyte que estou esperando os Mosfet chega ...

Acabei removendo o CI PWM e acabou o curto, quando retiro o PWM acontece isso. Estão faltando algumas conexões da placa mãe , tem como recuperar os pinos ??

IMG_20160609_124455956.jpg.36cf11d2826c5773cf3535456345213b.jpg

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Para recuperação das trilhas sugiro que leia esse topico:

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

Caso não resolvido - devolvido

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

eletronicabr.png

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...