Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gigabyte / Z77X-D3H / Não liga após raio

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Pessoal,

Durante uma chuva na minha região, um raio atingiu a árvore de um vizinho e queimaram diversos aparelhos da região. Um deles foi meu PC (estava usando e tomei choque segurando o mouse, que é de plástico), quando eu o ligo, apenas as ventoinhas giram, não tem tensão nas saídas das USB's, mas as tensões da fonte de alimentação estão OK (GSP650-SM), na MB que é uma Z77-D3H, o regulador 78L05 (CQ3 na placa) é o que mais esquenta (quase fritando), está com 11,34V na entrada e 0,3V na saída, próximos a ele e esquentando muito tb estão os capacitores  CEC5 (F21G 100 16v), CEC9 e CEC10 (ambos F21P 100 16v).

Eu não tenho o diagrama eletrônico dessa placa, então verifiquei mais nessa região da placa onde os componentes estão esquentando mais. Tem 2 diodos ligados ao CQ3 pelo catodo, em um deles entra 12,34V pelo anodo e sai 11,34V p/ o pino 3 do CQ3, no outro diodo entra 5,1V pelo anodo e sai 0,3V (ligado ao pino 1 do CQ3: 78L05). A saída do CQ3 vai ao pino 25 do codec de áudio VIA VT2021, com 0,3V.

Eu não tenho estação de solda, apenas ferro de solda (Hikari plus SC-30) e, antes de retirar algum componente, gostaria de saber se retirando o CQ3 (78L05), a MB funcionaria só sem o áudio ou será que este regulador de tensão alimenta outros circuitos também?

Podem dar uma luz neste caso?

Obrigado.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite primeiro faça um teste da sua fonte ela pode estar ligando mas nao enviando voltagem certa.

Segue imagem abaixo como fazer .

Com a fonte fora do pc sem conectar na maquina faca um jumper entre o fio verde e o preto pra ligar a fonte e com um multímetro confere as voltagens como na imagem abaixo.

se estiver tudo normal conecte a fonte na placa verifica se o fio roxo e o verde tem tençao de 5v. Se no roxo nao tiver 5v verifica o ci de rede e o super i/o.

poste resultados.

imagem.JPG.99c17cde2cb0803d33c279806b87137a.JPG

Link para o comentário

Boa noite,

O ci da rede não apresentou curto com o terra, as menores impedâncias estão em torno de 60 a 80 ohms, somente a saída do CQ3 está com 1,5 ohms em relação ao terra, que está ligado ao pino 25 do codec de áudio VIA VT2021 (que é a alimentação deste ci).

O super i/o não apresentou curto com o terra e as tensões da fonte de alimentação estão ok, tanto sem carga ou ligada ao pc, já havia testado.

A tensão da pilha do setup está ok tb.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro boa tarde. Retire este ci codec de áudio e meça novamente este pino 25. Post resultado. Obrigado

Link para o comentário

Boa tarde,

Então, o problema é que não tenho estação de solda em casa e, como não consegui o esquema eletrônico dessa placa, necessitaria de ajuda para saber em quais circuitos a saída do CQ3 (78L05) está ligada, pois ali que a impedância está muito baixa e o codec de áudio VIA VT2021 não está esquentando muito, ou também, se eu poderia retirar esse CQ3 (78L05) e ligar a placa sem ele, visto que chega a tensão de 5,1V através de um diodo (isolador) diretamente na saída do CQ3 para alimentar algum outro circuito além do codec. Isso também ajudaria a rastrear melhor essa baixa impedância em alguns componentes discretos, sem necessitar a retirada de ci smd de muitos pinos, pois não tenho como fazer isso. Se isso fosse possível, ajudaria muito.

Link para o comentário

Pode usar solda de baixa fusão, o pessoal chama de solda salva chip, para remover SMD de vários pinos usando o ferro de solda, concordo com o

que é o jeito mais fácil de testar.

Contudo, se houver possibilidade de abrir a trilha que sai do cq3 e vai para o codec de áudio você pode fazer isso, usando estilete, se constatar que a saída volta a fornecer tensão correta e não esquenta excessivamente seu problema estará a frente, se continuar fornecendo tensão errada e ou esquentando demasiadamente o cq3 troque ele.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Retirei os componentes que estavam em paralelo com a alimentação do VIA VT 2021 para testar fora da placa, como o CQ3, capacitores, diodo isolador e todos estavam bons, só tive receio de danificar a placa tentando retirar o VIA VT 2021, então levei a placa para uma assistência técnica na Sta. Ifigênia e realmente estava com defeito esse codec, o técnico trocou por um VIA VT 1708s.

Vi ele testar a placa lá (c/ RAM e CPU deles), entrou na tela da BIOS, mas qdo cheguei em casa e coloquei minha RAM (F3-12800CL9Q-16GBXM) e processador (i7 2600k 3,4GHz), não deu vídeo, nem o led do teclado USB acendeu... vou levar lá de volta com tudo montado para testar lá, mas, se tiver algum teste que eu possa fazer por aqui para não perder a viagem, agradeceria saber.

Link para o comentário

, Caro boa noite. Como eles testaram com processador e memória deles e funcionou, provavelmente o seu processador ou memória estão com problemas. Se tiver para troca, fica mais fácil resolver o problema. Post resultado.

Link para o comentário

Boa noite, sim, provavelmente é a RAM ou CPU c/ defeito, ou mesmo os dois, talvez algum problema que aconteceu durante o transporte da placa até minha casa, mas o que eu gostaria de saber é se há algum teste que possa ser feito quando não se tem peças de reserva. Desculpe se não fui claro na questão.

Link para o comentário

, Caro neste caso não. Quando levamos um equipamento para reparo é importante levar o equipamento completo. No caso eles iriam reparar a placa e identificar os componentes com problema. Leve a cpu por completa e já teste tudo. ok Post resultado.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

Caso não resolvido - devolvido

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

eletronicabr.png

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...