Postado 2 de Agosto de 2016 9 anos Depois de analisar o datasheet do KB9012 e entrar em alguns fóruns gringos achei esse método de Gravação dos SIO KB9012 e KB9022 para quem não pode comprar um Gravador especifico para tal serviço é uma ajuda e tanto. Nesse método não é possível ler ou comparar a ROM dentro do SIO, você somente irá conseguir gravar o arquivo Bin no SIO. OBS: Só utilize esse método se realmente você souber que o problema pode ser o SIO corrompido, pois não será possível efetuar o backup da ROM original para regravar ela novamente Requisitos: 1° Possuir o esquema da placa mãe que será gravado a SIO. 2° Possuir o arquivo com a ROM especifica do SIO da placa mãe a ser gravada, o arquivo poderá ser baixado aqui no fórum. 3° Possuir um Gravador de EEPROM (BIOS) SPI, de qualquer modelo ou marca. 4° Ferro de Solda ou Estação, fios finos podem ser de cabo de rede ou cabo IDE de HD. 5° Muita atenção, que tudo dará certo. Passos para gravação: 1° Em seu Gravador de EEPROM (BIOS) SPI localize as pinagens correspondentes aos pinos 1 SPICS#, 2 MISO, 5 MOSI e 6 SPICLK. Vide imagem no anexo 1. 2° Agora no datasheet da placa mãe localize as pinagens no conector do teclado referentes aos pinos KSI4, KSI5, KSI6,KSI7, KSO2 e KSO3. 3° Solde um fio nos Pinos referente ao KSO2 e KSO3 e conecte ao GND (TERRA) para liberar a gravação do Chip SIO, vide anexo 2. 4° Solde um fio no Pino referente ao KSI4 do teclado e a outra ponta dele ao Pino 1 SPICS# do Gravador, repita a soldagem do fio para os pinos KSI7 do conector do teclado para o Pino 2 MISO do Gravador, Pino KSI6 do conector do teclado para o Pino 5 MOSI do Gravador e Pino KSI5 do conector do teclado para o Pino 6 SPICLK do Gravador, ficando conforme tabela abaixo: KSI4 ao SPICS# KSI5 ao SPICLK KSI6 ao MOSI KSI7 ao MISO Muita atenção na conexão, pois precisa estar correta a ligação entre os pino para que funcione, veja imagem com exemplo no anexo 2. 5° Depois de efetuada as ligações dos pinos entre placa mãe e Gravador, você tem que energizar a placa conectando o carregador ou através da fonte assimétrica. 6° Abra o Software de gravação do seu Gravador EEPROM e escolha um chip que tenha um tamanho de 128KByte/1MBit. Vide anexo 3. 7° Feito isso basta efetuar a Gravação do arquivo com a ROM do SIO, ignore qualquer erro gerado pelo Software, pois geralmente o gravador efetua a gravação e a verificação da ROM ai acaba gerando o erro, já que não é possivel ler a ROM gravada no SIO. Espero ter ajudado e não se esqueçam do joinha, por favor!!! Obs: Comigo funcionou com um Gravador CH341A Chines na placa LA-B161P. Tutorial atualizado 26/08/2016, pinos KSO2 e KSO3 ligados ao terra para liberar acesso ao chip SIO. Editado: 18 de Junho de 2019 6 anos por CJ Adicionado prefixo e tags.
Postado 2 de Agosto de 2016 9 anos A sua iniciativa já vale um joinha. Está bem detalhado, bem explicado. Parabéns pelo tópico.
Postado 2 de Agosto de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Vou testar assim que aparecer um aqui com esse problema. Valeu pela informação.
Postado 2 de Agosto de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., a dica é boa.. já tinha visto em site gringo algumas placas até favorecem colocando nesses pinos pad para soldar... Mas tem placas que não tem pads e soldar direto no EC ou no teclado é muito complicado, um serviço demorado e corre o risco de danificar a peça sendo soldada... Outra desvantagem é que em alguns casos parece que gravou mas como não tem como verificar se foi gravado corretamente ou se ouve falha na etapa de gravação o serviço fica meio suspeito também. "Mas o que um peido pra quem tá cagado?" Valeu um pelo tópico sim...
Postado 26 de Agosto de 2016 9 anos Tenho quase certeza que da pra ler o danado também, to pesquisando isso a um tempinho, já tinha até comentado com o Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. . Vou fazer uns testes daqui uns dias e posto resultados aqui. Abraços.
Postado 26 de Agosto de 2016 9 anos Autor Opa Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., acabei de atualizar o tutorial com o 3° item que é a conexão dos pinos KSO2 e KSO3 ao GND que é responsável por liberar o aceso direto a gravação ao SIO conforme DATASHEET do KB9012.
Postado 12 de Outubro de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., primeiramente obrigado pela dica, mas me esclarece uma coisa, ao iniciar o processo de gravação o programa me retorna a mensagem de erro de gravação, esta correto?
Postado 12 de Outubro de 2016 9 anos Autor Olá Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. , se tudo estiver corretamente ligado, verifique os passos abaixo: 6° Abra o Software de gravação do seu Gravador EEPROM e escolha um chip que tenha um tamanho de 128KByte/1MBit. Vide anexo 3. 7° Feito isso basta efetuar a Gravação do arquivo com a ROM do SIO, ignore qualquer erro gerado pelo Software, pois geralmente o gravador efetua a gravação e a verificação da ROM ai acaba gerando o erro, já que não é possível ler a ROM gravada no SIO. Pela foto, você escolheu o chip Winbond W25X10A esse chip tem tamanho da flash maior. Veja se no seu software do gravador tem esse modelo de chip MX25L1005 e escolha ele, eu utilizo esse para gravar, caso não tenha você precisa achar um com o tamanho de 128KByte/1MBit. Boa sorte!!!
Postado 13 de Outubro de 2016 9 anos Bom dia Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. , então, o primeiro que usei foi o MX25L1005 de 1mbit, mas ele mostra o mesmo tamanho do Winbond W25X10A, vou tetar achar outro aqui! Obrigado!
Postado 13 de Outubro de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., conseguiu fazer ler o EC?
Postado 13 de Outubro de 2016 9 anos Não, infelizmente sem modificar o programa acredito que não será possível, pelo que andei lendo e me informando o acesso aos dados não pode ser feito via spi, somente via edi, edi não é um protocolo tão difícil de implementar, os russos fizeram um programa que da suporte para a gravação usando o hardware do gravador compal versões 2 e 3. Mas grava exclusivamente o kb9012/22. A melhor solução para o problema por hora na minha opinião continua sendo comprar um svod.
Postado 7 de Dezembro de 2016 9 anos Andei testando o programa flashrom no Ubuntu com o programador CH341A e consegui fazer leitura e backup do KB9012 em uma LA-7912P. Demorou cerca de vinte minutos pra fazer o backup mas deu certo. Não testei gravar o KB9012, por falta de tempo, mas o flashrom também suporta gravar ele.
Postado 24 de Janeiro de 2017 9 anos Antes de mais parabéns pelo Manual! Tenho é uma pequena dúvida, os 3v para alimentar o I/O, não usas? Abraço e bom trabalho!
Postado 24 de Janeiro de 2017 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. o SIO será alimentado com os 3v gerado pela placa mãe, por isso tem que tem que alimenta a placa mãe com a fonte de bancada ou fonte original mesmo.
Postado 24 de Janeiro de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. bem visto valeu joinha!
Postado 26 de Janeiro de 2017 9 anos Fiz o procedimento em uma placa a5wah la-b991p sio kb9022q e mais estranho é que meu gravador EZP_XPRO leu a bios de 8mb. nao entendi muito bem a parte do gnd, é ligado do teclado ate a MB ou do teclado ao gnd do socket no gravador ?
Postado 27 de Janeiro de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. pelo que entendo tens que ligar do Teclado à Massa da placa.
Postado 27 de Janeiro de 2017 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. depois que você localizar os pinos referente ao KSO2 e KSO3 no conector do teclado, dai você deve ligá-los ao GND da placa mãe para que SIO entre no modo de acesso direto.
Postado 30 de Janeiro de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. depois que você localizar os pinos referente ao KSO2 e KSO3 no conector do teclado, dai você deve ligá-los ao GND da placa mãe para que SIO entre no modo de acesso direto. Obrigado pela dica, eu fiz exatamente assim e nao deu certo, ou o sio estava com defeito ou meu gravador nao da certo, é um ezp_xpro... mas vlw sucessooo !!!
Postado 30 de Janeiro de 2017 9 anos Pra gravar a flash do EC conecta somente o KSO3 ao ground. Se conectar KSO2 e KSO3 ao ground acessa a SPI flash.
Postado 3 de Abril de 2017 9 anos Pra gravar a flash do EC conecta somente o KSO3 ao ground. Se conectar KSO2 e KSO3 ao ground acessa a SPI flash. Boa Tarde Fabio,existe algum problema se vc ligar o sO2,e ativar a spi flash,pois fiz todos os procedimentos,consegui ler,apagar e tbem gravar com um rt809h,porem o notebook continua sem video
Postado 5 de Abril de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., KSO2 e KSO3 em nível baixo ao mesmo tempo só quando você quiser ler ou gravar o bios principal usando o conector do teclado. Se sua intenção é gravar apenas a flash do KB90xx então só coloca o KSO3 em nível baixo.
Postado 26 de Abril de 2017 9 anos Bom dia,Alguém saberia me dizer se esse procedimento funciona no ite it8587e,pois estou fazendo tentativas sem sucesso
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.