Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell 3420 / 04XGDT / Diversos sintomas

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá pessoal,

Tenho um Dell 3420 aqui que está apresentando um comportamento estranho. O cliente o trouxe dizendo que queria Formatar, pois as vezes o Note não ligava, logo suspeitei e dei uma olhada na presença do Cliente. Acontece que o Note aparentava estar totalmente morto, pressionava-se o Botão Power e nada acontecia, seja na Tomada, seja na Bateria. Logo avisei o Cliente que não era caso de Formatação e mesmo assim ele deixou para verificar.

Logo que peguei ele, o coloquei na Bancada, conectei o Carregador e pressionei o Botão... o Note ligou perfeitamente. O deixei assim e fui atender um Cliente na rua. No outro dia fui ligá-lo novamente e para minha surpresa, novamente como morto, nenhum sinal. Algumas horas depois tentei ligá-lo novamente, e ligou, porém não iniciou o sistema, disse que não havia nenhum dispositivo Bootável (como na imagem abaixo).

a_zpstmfk5uov.jpg

Falando em dispositivo de Boot, ele não dá boot em nada que não seja o HD (e mesmo para iniciar pelo HD, ele só da Boot se pressionar F12 e Selecionar o Disco, caso contrário ele "diz que não encontrou dispositivo bootável"), testei o Drive Óptico (que abre quando quer), testei com dois Pen Drives Bootáveis (um de Instalação do Win e outro com o Hiren's) e também com um Drive Óptico Externo USB. Parece que os dispositivos "Legacy" ele não consegue reconhecer, como podem ver na imagem abaixo, na Opção UEFI ele mostra o modelo do Pen Drive, e na Opção Legacy não. O mesmo ocorre com os outros Pen Drives e Drives.

2_zpsgn2ihjlr.jpg

Já desmontei todo Notebook e o Limpei, já verifiquei as Portas (poderia ter alguma sujeira ou curto), já testei a Memória dele, está boa, testei também colocando outra no Note. Removi HD, Teclado, Bateria, WiFi, Plaquinha dos conectores de áudio, Plaquinha das USBs do Lado direito... e fica tudo igual.

Já atualizei a BIOS para a última versão... mesmo problema.

Alguma sugestão?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite amigo, comece fazendo uma inspeção visual a procura de componentes carbonizados, oxidados e superaquecendo, se não encontrar anormalidades, regrave a BIOS com outro chip, qual SO está instalado ? Poste os resultados.

Link para o comentário

, Amigo, provavelmente vai ser preciso substituir o CI de bios

Link para o comentário

Olá pessoal,

Tenho um Dell 3420 aqui que está apresentando um comportamento estranho. O cliente o trouxe dizendo que queria Formatar, pois as vezes o Note não ligava, logo suspeitei e dei uma olhada na presença do Cliente. Acontece que o Note aparentava estar totalmente morto, pressionava-se o Botão Power e nada acontecia, seja na Tomada, seja na Bateria. Logo avisei o Cliente que não era caso de Formatação e mesmo assim ele deixou para verificar.

Logo que peguei ele, o coloquei na Bancada, conectei o Carregador e pressionei o Botão... o Note ligou perfeitamente. O deixei assim e fui atender um Cliente na rua. No outro dia fui ligá-lo novamente e para minha surpresa, novamente como morto, nenhum sinal. Algumas horas depois tentei ligá-lo novamente, e ligou, porém não iniciou o sistema, disse que não havia nenhum dispositivo Bootável (como na imagem abaixo).

a_zpstmfk5uov.jpg

Falando em dispositivo de Boot, ele não dá boot em nada que não seja o HD (e mesmo para iniciar pelo HD, ele só da Boot se pressionar F12 e Selecionar o Disco, caso contrário ele "diz que não encontrou dispositivo bootável"), testei o Drive Óptico (que abre quando quer), testei com dois Pen Drives Bootáveis (um de Instalação do Win e outro com o Hiren's) e também com um Drive Óptico Externo USB. Parece que os dispositivos "Legacy" ele não consegue reconhecer, como podem ver na imagem abaixo, na Opção UEFI ele mostra o modelo do Pen Drive, e na Opção Legacy não. O mesmo ocorre com os outros Pen Drives e Drives.

2_zpsgn2ihjlr.jpg

Já desmontei todo Notebook e o Limpei, já verifiquei as Portas (poderia ter alguma sujeira ou curto), já testei a Memória dele, está boa, testei também colocando outra no Note. Removi HD, Teclado, Bateria, WiFi, Plaquinha dos conectores de áudio, Plaquinha das USBs do Lado direito... e fica tudo igual.

Já atualizei a BIOS para a última versão... mesmo problema.

Alguma sugestão?

Obrigado

Amigo já desativou a opção "Security boot"?

Se for possível nesta bios desative o molo legacy e security boot e tente rodar pelo pendrive novamente

Link para o comentário

Amigos, já fiz a inspeção visual com Lupa e não encontrei nada de anormal, também não encontrei nenhum componente aquecendo.

A princípio, tem grandes chances de ser o CI da BIOS então?

Não tenho o CI, nem gravador. Vou comprar um já gravado. Não sei se é contra as Regras do Fórum, se for peço desculpas, alguém daqui vende esses CIs já gravados?

Obrigado

Link para o comentário

Pessoal, fiz mais alguns testes e constatei que a Bateria da CMOS estava oscilando entre 2,8 e 3,0 v, então só por desencargo de consciência resolvi trocar, e não é que está funcionando desde então!  :o :o :o

O mais estranho é que as configurações da BIOS ficavam salvas mesmo desligando tudo, por isso "descartei" a Bateria, estou com ele a dois dias na bancada testando e por enquanto está perfeito. Se continuar assim até a tarde, entrarei em contato com a Cliente.

Obrigado

---EDIT---

Notebook entregue, a princípio ficou funcionando com a substituição da Bateria CMOS.

falooowww

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Hoje o notebook voltou com o mesmo problema de "Liga quando quer".

A cliente relatou que usou ele diversas vezes nesse período e sempre funcionou perfeitamente, ontem quando foi ligá-lo, simplesmente não deu sinal algum, como antes.

Mais alguma sugestão?

OBS: Quando o Note está "morto" e não liga, nem o Led de carregamento não acende quando conectado ao carregador. E tem tensão tanto no Carregador, quanto no Conector.

falooowww

Link para o comentário

Pelo histórico que vc relatou, acredito que em primeiro momento o correto seria atualizar a BIOs. Mas como vc n tem gravador, tente encomendar uma nova ou se conseguir entrar no sistema, baixar pelo fabricante e tentar atualizar.

Ja vi casos assim, onde a maquina nao reconhecia outros dispositivos, e no caso a gravação da BIOS solucionou, porem era um Samsung.

Link para o comentário

A atualização da BIOS através do próprio Notebook eu fiz, ocorreu tudo normalmente, porém não resolveu.

O meu gravador acabou de chegar!  :)

Assim que der tempo vou substituir esse CI por outro novo Gravado através do Gravador. Aí posto resultado. Mas sinceramente, acho que o problema de "não ligar/morto" não tem a ver com a BIOS...

falooooww

Link para o comentário

A atualização da BIOS através do próprio Notebook eu fiz, ocorreu tudo normalmente, porém não resolveu.

O meu gravador acabou de chegar!  :)

Assim que der tempo vou substituir esse CI por outro novo Gravado através do Gravador. Aí posto resultado. Mas sinceramente, acho que o problema de "não ligar/morto" não tem a ver com a BIOS...

falooooww

Boa noite amigo, então, o CI da bios é que pode estar com problema mesmo, pois ele controla uma série de tensões por toda a placa. Faz a troca do CI e depois avisa se correu tudo certo.

Link para o comentário

, Vc é goleiro? Um monte de chute e nenhum gol.

Cara primeira coisa a fazer é baixar o esquema da placa e conferir como se dá o start e todas as tensões. Vc precisará de um multímetro p/ isso.

Confira neste link , se a sua placa é igual a esta. Se for, então baixe o esquema aqui . Inclusive, o título do seu tópico está errado e tb na área errada.

Obs: A diferença de 2,8V para 3,0V é absolutamente normal na bataria CMOS.

Link para o comentário

Atualizando...

Goleiro? Não sou.

Eu sei que já recomendaram trocar o CI da BIOS e eu ainda não o troquei, por um motivo: ele fica muuuito próximo dos Slots de Memória e tenho receio de acabar danificando algo com o Ferro de Solda. Por isso quero fazer alguns testes possíveis antes de efetuar a troca.

Removi a Bateria, Drive Óptico e HD. Conectei o carregador. Tenho 3,34v e 5,08v em duas Bobinas, tenho 3,22v no Botão Power, tenho 19,8v nos Fios Vermelhos do Conector e 3,23v no Fio Azul, e tenho 3,35v em TODOS Pinos do CI BIOS, EXCETO no Pino 4 (GND), é normal isso?

faloooowww

Link para o comentário

Amigo, comece pela página 38 q é a entrada de 19V e sobre o ci da bios é na página 60 do esquema no link acima. As placas da Dell são bem chatas e se vc não passar as informações de acordo com o esquema, fica quase impossível de ajudar.

Obs: Coloque ou peça ao moderador para passar este tópico para área Notebook

. Lá vc deve conseguir mais ajuda. E n se esqueça de usar a ferramenta de busca do fórum. Talvez vc encontre problema parecido com o seu...

Boa sorte!

Link para o comentário

Atualizando...

Goleiro? Não sou.

Eu sei que já recomendaram trocar o CI da BIOS e eu ainda não o troquei, por um motivo: ele fica muuuito próximo dos Slots de Memória e tenho receio de acabar danificando algo com o Ferro de Solda. Por isso quero fazer alguns testes possíveis antes de efetuar a troca.

Removi a Bateria, Drive Óptico e HD. Conectei o carregador. Tenho 3,34v e 5,08v em duas Bobinas, tenho 3,22v no Botão Power, tenho 19,8v nos Fios Vermelhos do Conector e 3,23v no Fio Azul, e tenho 3,35v em TODOS Pinos do CI BIOS, EXCETO no Pino 4 (GND), é normal isso?

faloooowww

schao.gs, existe uma proteção para esses casos, chamado de Fita Kapton.

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • 6 meses depois...

Apenas passando para atualizar, esqueci de fazer isso na época!

Acabei comprando um gravador de BIOS, fita kapton e tudo mais. Primeiro fiz a regravação do CI e o problema persistiu, após fiz a substituição por um CI Novo e o problema persistiu.

Como não consegui resolver, entrei em contato com o cliente para buscá-lo e eu devolver o valor pago anteriormente.

faloooowww

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Isso me parece mau contato na placa... O problema nesses casos é descobrir onde está o mau contato.

O jeito mais fácil é, depois de desmontado, ligar a placa pra ver se liga. Se não ligar é só ir apertando as peças grandes pra ver se volta a ligar. Comece pelo plug do carregador até ligar. Espera ele não ligar de novo e aperta essa peça de novo pra ver se liga. Se ligar é só fazer a resolda. Agora é só colocar em teste pra ver se continua a ligar, pra ter certeza que o problema era ele mesmo.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...