Jump to content

tutorial Máquina de BGA Caseira IR-PRO-PG

Rate this topic

Recommended Posts

Esta é uma estação de retrabalho de BGA, caseira, mas que utiliza os mesmos componentes das conhecidas IR6000, IR9000, IR-PRO-SC, entre outras, resolvi fazer a minha própria estação primeiro pelo custo, e segundo, que entre os 3 modelos citados, nem uma tinha um suporte decente ou um controle do pré, da maneira como eu fiz.

Assim como nas estações de marca, nesta o controlador pré-aquecimento é acionado automaticamente pelo controlador principal, ou seja quando eu ligo o PC-410, para começar o retrabalho ele automaticamente liga o pré, tem uma interface USB para poder acompanhar a curva de temperatura na tela do computador e para fazer a programação do PC-410, pela tela e teclado do computador.

A principal diferença está na forma com que as resistencias do pré foram ligadas, são 4 resistencias de 600w cada como podem ver nas fotos, as duas centrais sempre são acionadas, inclusive podem ser acionadas sem ligar o aquecimento de TOP, as duas laterais são opcionais, eu adicionei um botão para cada uma das resistências laterais, assim eu posso escolher quando for fazer o rebaling se ligo duas, três ou as quatro resistências, como por exemplo uma placa de notebook que só cobre 3 resistências, eu ligo só as tres que vou ocupar, ou se for trabalhar em uma placa menor ainda, posso ligar só as duas centrais.

Montei ela a pouco tempo e tenho tido sucesso, mas eu percebi a praticidade de uma estação com ar quente no top, e já estou planejando um upgrade futuro, para ar quente, ainda estou pesquisando os materiais que vou precisar.

Aquele controlador de cooler de PC, foi desperdício de tempo e dinheiro, coloquei dois coolers na parte de trás da máquina e um na lateral dianteira, imaginando que iria aquecer muito a parte interna do gabinete, mas na verdade quase nem altera a temperatura, acabei desligando os cooolers pois só serviam pra fazer barulho.

image.php?di=FGNR

image.php?di=08LE

image.php?di=K181

image.php?di=0LOA

image.php?di=3BP4

image.php?di=9VN0

image.php?di=CF2Y

image.php?di=JIP9

A baixo segue uma lista com os principais item, os valores e links dos vendedores ou lojas.

eBay

PCB Working Stand With BGA Table PCB Sustain PCB Support For BGA Rework Station U$96,50

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Solid State Relay 25A SSR-25A DC-AC 3-32V 24-380V + black heat sink U$13,30 Cada

(vendedor do site uxcell.com, mandou um cupom de desconto do site de $5 (deve ser porque uma relé veio queimada rsrsrsrs))

PID Digital Temperature Control Controller Thermocouple REX-C100 U$19,23

temperature panel PC410,for ir6000,IR9000,controller PC410 for diy rework statio U$78,00

O link não existe mais e o vendedor não tem mais produtos anunciados.

aliexpress

F-204 hot air gun holder/mobile phone repairing tools/cell phone repair tool kit U$41,00 / valor atual U$46,00 (cada, usei 2)

Free shipping thermocouple wire Temperature Sensor detector regulator For IR6000/IR9000 use U$25,00

Free Shipping BGA rework station IR6000 top ceramic plates 450W U$22,00

Bottom Heating Ceramic Bottom Heater 220V 600W 240x60mm For LY IR PRO SC U$28,00

Free Shipping 2011 new ir6000 top heating , BGA Replace part set of IR6000 whole UP heating tip, BGA rework station, IR6000  U$86,79

DX.com

Flexible Neck E27 to E27 Light Bulb Socket Extension Adapter (220V) (usei pra fazer o suporte flexivel do termopar) U$4,80

SSR-25DA 25A Solid State Relay - White U$6,70

(uma das que comprei no e-bay veio queimada, pelo menos aproveitei o suporte de aluminio)

Os botões, buzer, tomadas, terminais, coolers, imãs de neodimio, tudo comprado no DX, aproximadamente U$50,00.

Total em dolares: U$ 609,62

Mercado Livre

Gaveta De Dinheiro Gerbo Automática Liga Direto Pdv C/ Chave (Gerbo GEM-3260) R$89,98 (mais frete)

Aos amigos que quiserem mais informações estou a disposição, e quem tiver alguma sugestão também é bem vinda, temos que sempre procurar melhorar e a melhor forma é compartilhar e discutir o conhecimento, e aos moderadores, podem alterar ou me notificar se algo estiver errado, pois é  o primeiro tópico que posto.

Eu criei  também um site informativo sobre BGA, mas acho que não seria ético fazer propaganda aqui, quem tiver interesse em olhar e opinar, ou quiser entender melhor sobre BGA mande uma MP que envio o endereço do site.

• Like 7
  • Nice 1

This topic has more answers and the solution to the problem, but you will need to login to view them.