Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posso substituir um capacitor eletrolítico por outro de valores diferentes ?

Avalie este tópico:

DobloClick

Posts em destaque

Tenho experiência com capacitores...Sempre igual ou maior tanto capacitância como voltagem e não vai dar problema. Claro que é importante sempre deixar valores aproximados para não alterar muito a alimentação principal, ainda mais no caso de troca de vários capacitores. Pego placas aqui que tenho que trocar de 10 a 15 capacitores, daí vale observar esta regra. Boa sorte.

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

iohann_palm

Se ele foi projetado para trabalhar em um circuito a uma temperatura X e vc coloca uma menor vc vai diminuir consideravelmente o tempo de trabalho dele ou até mesmo explodir o mesmo.

Se vc colocar um com uma tensão bem maior pd apresentar uma fuga no circuito se o mesmo for de tolerância baixa.

Desarmar mesmo por proteção do circuito.

O ideal e tentar encontrar o mais próximo do original a não ser que seja uma fonte genérica que colocam capacitores de 11 vcc em saídas de 12 vcc apenas por economia de custos de fabricação.

Já coloquei capacitores de até 30 volt em circuitos de monitores que não funcionaram, voltando ao normal apenas quando coloquei com a tensão um pouco acima da mesma saída, apresentou desarme por proteção de circuito.

Penso que o ideal e respeitar o circuito e tentar entender em que local o capacitor esta sendo colocado para depois fazer a substituição do mesmo por um valor não muito maior que a tensão da mesma saída, até mesmo olhando o valor que esta no circuito pois ainda tenho que considerar riplês da rede que o mesmo terá que suportar.

Essa é o critério que eu uso na hora da substituição

Link para o comentário

rodrigotrck

falei de colocar tudo igual e só TEMPERATURA maior, talvez me expressei mal, claro que se colocar de temperatura menor ele da pau, mas peço de temperaturas maiores mesmo, por que muitas vezes, computadores mais velhos tendem a cada vez trabalharem mais quentes, e os capacitores acabam estufando por isso, então sempre coloco igual mas de 105ºC

Link para o comentário

Alguem já fez essa troca de 470uf 6.3v por 470uf 16v ?

Amigos, fiz essa troca, mantive a capacitância (470uf) e a temperatura (105º) e troquei a voltagem de 6.3v por 16v e está funcionando a dias sem nenhum problema !

Até então eu sabia que poderia efetuar a troca desde que se mantivesse a voltagem e a temperatura. Um colega aqui observou que a temperatura não teria tanta importância assim, e devo concordar com ele. Já a questão da capacitância, aprendi que deveria trocar por igual ou maior. Creio que neste aspecto muitos colegas concordaram. Quanto a você ter trocado por um de voltagem diferente e ainda está funcionando, creio que seja algo que foge ao costumeiro, mas que poderá trazer consequências a longo prazo. Mas se a placa continuar funcionando por muito tempo, então nos relate para colocarmos no nosso manual. Um abraço

Link para o comentário

Amigos, fiz essa troca, mantive a capacitância (470uf) e a temperatura (105º) e troquei a voltagem de 6.3v por 16v e está funcionando a dias sem nenhum problema !

Até então eu sabia que poderia efetuar a troca desde que se mantivesse a voltagem e a temperatura. Um colega aqui observou que a temperatura não teria tanta importância assim, e devo concordar com ele. Já a questão da capacitância, aprendi que deveria trocar por igual ou maior. Creio que neste aspecto muitos colegas concordaram. Quanto a você ter trocado por um de voltagem diferente e ainda está funcionando, creio que seja algo que foge ao costumeiro, mas que poderá trazer consequências a longo prazo. Mas se a placa continuar funcionando por muito tempo, então nos relate para colocarmos no nosso manual. Um abraço

Já vai fazer 3 meses e a maquina fica ligada quase dia e noite, até agora sem B.O. !

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

O correto é manter o original, porem se não tiver é o seguinte:

Capacitância, deve ser o mais proximo possivel: ex. 820uf  colocar um de  1000uf (Valor Proximo, pode ser usado)

Tensão do original: 25v  ---> Nunca pode ser menor, mas maior não importa o quanto, contato que caiba na placa, pode ser de 35v, 50v, 63v.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Bem, se um capacitor, no circuito for xx-volts, ele foi projetado para aguentar o dobro da tensão,

ou seja xx-volts é um limite de proteção, se colocar um de maior tensão já não terá esta proteção.

Resta saber a causa do dano sofreu o capacitor, porque se houver sobre carga, não vai só estufar o capacitor, algo mais vai junto, entendeu?

Então, para fins de testes, pode sim, masssssss imagina voce tivesse que levar seu aparelho numa assistencia e o tecnico fizeste isso, voce teria a garantia de 90 dias certo?

Vamos supor que esta alteração dure 6 meses 9_9 ::)9_9 ::)9_9 ::)

Bem, pode causar um prejuizo muito maior, concorda?

Link para o comentário

Bem, se um capacitor, no circuito for xx-volts, ele foi projetado para aguentar o dobro da tensão,

ou seja xx-volts é um limite de proteção, se colocar um de maior tensão já não terá esta proteção.

Resta saber a causa do dano sofreu o capacitor, porque se houver sobre carga, não vai só estufar o capacitor, algo mais vai junto, entendeu?

Então, para fins de testes, pode sim, masssssss imagina voce tivesse que levar seu aparelho numa assistencia e o tecnico fizeste isso, voce teria a garantia de 90 dias certo?

Vamos supor que esta alteração dure 6 meses 9_9 ::)9_9 ::)9_9 ::)

Bem, pode causar um prejuizo muito maior, concorda?

Na minha opinião o capacitor não serve como proteção, mais sim como um retificador de bateria e filtro de ruídos entre outras funções podendo siiim ser substituído por um de tensão superior ao original sem problemas.

Link para o comentário

Deve-se saber qual a função do capacitor no circuito. No caso de filtros de ripple em fontes convencionais a substitição pode ser feita com valores maiores de capacitancia, tensão e temperatura.  Se o circuito for um oscilador, só tensão e temperatura podem ser mais altos, pois um valor diferente  na capacitancia vai alterar a frequência de funcionamento do mesmo. A capacitancia da peça substituta também não pode ser muito maior que a original se o circuito for um amplificador pois isto pode alterar o ganho de amplificação e/ou a resposta a determinadas frequências. Para os capacitores de acoplamento das PCI's RGB de monitores de vídeo - 1 microF/100v e 2,2 microF/250v, por exemplo - os valores podem ser maiores para capacitancia, tensão e temperatura.

• Joinha 1
Link para o comentário

Deve-se saber qual a função do capacitor no circuito. No caso de filtros de ripple em fontes convencionais a substitição pode ser feita com valores maiores de capacitancia, tensão e temperatura.  Se o circuito for um oscilador, só tensão e temperatura podem ser mais altos, pois um valor diferente  na capacitancia vai alterar a frequência de funcionamento do mesmo. A capacitancia da peça substituta também não pode ser muito maior que a original se o circuito for um amplificador pois isto pode alterar o ganho de amplificação e/ou a resposta a determinadas frequências. Para os capacitores de acoplamento das PCI's RGB de monitores de vídeo - 1 microF/100v e 2,2 microF/250v, por exemplo - os valores podem ser maiores para capacitancia, tensão e temperatura.

Gostei da explicacao, tem tudo a ver, joia pra vc

Link para o comentário

Meu Deus, que polêmica, como as informações se diferem!

Capacitores eletrolíticos podem sim ser substituídos por valores maiores sem problema, o que não pode é extrapolar, já na questão de porcentagem do quanto pode, isso não é regra, tudo depende do circuito, se aceitar ou não, tem casos que coloco até 100% maior que o original, mas cada caso é um caso, como eu disse, mas valores menores, pelo amor de Deus, pode até funcionar, mas o circuito não vai trabalhar corretamente, por exemplo, se for numa linha de alimentação, e ter riple nessa linha, a tendência é do capacitor aquecer e com o tempo perde as suas propriedades originais, podendo estourar ou mesmo apenas vazar, resumindo, não pode!

Espero te ajudado e esclarecido bem.

Desculpe se fui ríspido, só quero ajudar, forte abraço à todos!

Mamtrix

Link para o comentário

É, esse deu pano pra manga mesmo.

Mas capacitores podem ser usados de maiores valores sim, DEPENDENDO da aplicação.

Como o amigo acima citou, em casos de acoplamentos e osciladores tem que ser o mesmo valor de capacitância,

ou seja, sempre que existirem altas frequências envolvidas.

Quanto maior a tensão, maior o dielétrico, e maior o tamanho do componente.

Mas muita atenção no caso de eletrolíticos com tensões maiores, a capacitância destes se altera conforme a tensão que estão

trabalhando, e nem vou começar a falar de ESR que aí......... rsss

Fato: Em altas frequências (linhas de áudio, fontes chaveadas, placas mãe)  coloque o mesmo valor de capacitor.

Em fontes lineares dá pra brincar um pouco...

abrax.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Vale lembrar que capacitores eletrolíticos tem uma resistência série equivalente, ESR, e esta, deve sempre ser igual ou menor ao especificado. Um exemplo, os capacitores de saída de fontes chaveadas tem sua ESR baixa. Se usarmos um valor acima do dimensionado, ele vai aquecer, pode até estufar,  pois  a fonte  oscila em frequências altas. O ideal, em cada troca, analisar cada caso, para ver se é possível usar um  equivalente.

Att,

Fábio

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Todo capacitor tem internamente uma resistencia denomianda ESR, e essa resistência se torna maior qndo se altera muito o valor da tensão do capacitor para mais... O ideal é colocar capacitor de mesmo valor de tensão ou levemente acima, nunca valor abaixo do que estava. Referente a capacitância, se for filtro da fonte pode alterar para mais..mas se tiver sendo usado com filtro (tirar efeito riple), caso contrário interferirá no circuito de forma negativa.

Link para o comentário

Amigos, sei que a temperatura tem que ser mantida agora quanto a capacitância e voltágem posso trocar por algum valor maior ou menor ?

Amigos, sei que a temperatura tem que ser mantida agora quanto a capacitância e voltágem posso trocar por algum valor maior ou menor ?

Bom dia,

Toda troca de capacitor deve ser feito por outro com pelo menos a tensão igual ou maior, quanto a capacitância vai depender da utilização, por exemplo, ser for filtro de fonte não pode ser menor, ser for gerador de frequência deve ser o mesmo, se for acoplamento pode ser por um de valores próximos.

SDS.

Link para o comentário

Uma observação sobre troca de capacitores com alterações nas tensões e capacitância.

Se o capacitor é como filtro ainda podemos alterar na média de 30% mais ou menos

Mas se trabalha acoplando sinal ou desacoplando, nunca façam isso, pois trazer problemas de não funcionamento ou problemas futuros.

Goiano

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Somente sobre os eletrolíticos.

Pessoal... as vezes chego a pensar que suas experiências são esquecidas ou ignoradas.

Os capacitores não PIFAM/EXPLODEM/VAZAM simplesmente... naturalmente vão se degradando com o tempo...

Tentem me entender... vou ser bem claro!

-----------------------------------

Peguem algum equipamento que funciona a muito tempo sem dar problema...

Escolham um capacitor empoeirado.

Desoldem ele removendo completamente da placa

Peguem um capacímetro e meçam a capacitância

Pronto... vão entender!!!

Em 99,9% o valor vai ser diferente e bem abaixo das indicações no corpo.

INDEPENDENTE DA QUALIDADE DO FABRICANTE. CLARO QUE O MAL FABRICADO/LIXO ESTRAGA BEM ANTES.

Com o tempo o valor da capacitância é depreciado e o equipamento continua funcionando dentro de uma tolerância.

Com o tempo a tensão especificada no capacitor é a mesma, eis a idéia de recomendar que se mantenha a tensão de trabalho.

Existem tolerâncias para a utilização dos capacitores e isso depende da aplicação.

Por isso é bom conhecer o projeto, cálculos, especificações... para saber em que casos é possível substituir.

Exemplo:

Aparelho funcionando normalmente

Um capacitor de 1000uF x 25V que foi retirado e medido e apontou 800uF.

Quem aqui acha que o aparelho não funcionaria com um capacitor NOVO de 900uF(medidos) x 25V no lugar desse removido de 1000uF(indicando 700uF)????????????????????

Repararam que baixei a capacitância diante do especificado no original?

cada CASO é um CASO e essa história de NUNCA não se aplica.

As vezes pego placas onde TODOS os capacitores estão MUITO abaixo do impresso e da tolerância... e tudo funcionando a ANOS... costumo trocar preventivamente(no trabalho) ao perceber tal problema.

Isso é apenas para mostrar que não é simplesmente trocar... e sim avaliar a situação e aplicação.

No exemplo que citei... foi mantida a tensão e cheguei a baixar a capacitância. Nem sempre aumentar a tensão vira regra...

Tô com um problema que é o seguinte... uma placa mãe que quero recuperar... o micro tava parado a tempos(ANOS)... iam jogar no lixo... peguei logo... tudo ok... instalei o win2k(sim... windows 2000)... instalou normal... reiniciei várias vezes... deliguei... mudei a cpu de local na sala... religuei e tudo normal... usei o windows pra testar e tal...

Deixei desligado por duas semanas pois ia instalar novo hd escravo.

Religuei ele e o windows não entrava... eu nem tinha olhado a placa mãe(capacitores) pois instalei o windows e tudo foi normal... o windows carrega e na hora de abrir o login o PC reinicia... ou desliga e só liga se eu tirar da tomada e religar...

A fonte eu já tinha checado e estava normal tudo no lugar...

Então... depois de tanto reiniciar e eu ficar puto... deu a curiosidade de ir logo olhar os capacitores... olhei... procurei... nada de vazamento... somente um capacitor... perto do processador tava meio estufado... O ÚNICO ESTUFADO E NEM TINHA VAZADO AINDA.

Removi, medi...

+/-300uF

Marcação: 3300uF X 6,3V(seis vírgula três volts)

E agora?

Coloco 3300 x 10V?

Coloco Valores próximos?

O problema é a bendita aplicação dele na placa mãe. Já é a nível de fabricante  :))

Vou procurar idêntico... 3300uF x 6,3V... acho que não encontrarei. rsrsrs

Aí vai ser o jeito brasileiro prático... aproximados. Vou ver se acho algum 3300x10 ou próximo de 3000x10(maximo de 10V) rsrsrsrs

Já tá mais do que martelada a recomendação de que O IDEAL É TROCAR POR OUTRO IGUAL(MEDIR ANTES DE INSTALAR O NOVO) então nem vou repetir... ops... já repeti isso!!!  :))

Enchi o saco mas foi só para mostrar que a coisa é bem mais flexível e prática do que aparenta quando vocês lêem em foruns.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 8 meses depois...

em capacitor eletrolítico convencional de fonte PWM de placa mãe de notebook é possível alterar a tensão e capacitância pra mais?

não acho os valores 560uf 6.3v e 390uf 6.3v  minha dúvida é se aumentar valor de capacitância pode mudar alguma referência de frequência ou tensão na saída da fonte PWM.

Link para o comentário

@rbmoreira, veja aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

*Verifique a reputação dos vendedores. Apenas indiquei os links, ok?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...