Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe POSITIVO com erro F1

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia!

uma pessoa me perguntou sobre seu pc que usa um placa da POSITIVO, toda vez que a pessoa liga o computador aparece esse erro após a tela post, pedindo para apertar a tecla F1 para prosseguir. depois que aperta o pc inicia normalmente.

eu não tenho o modelo dessa placa, por isso não citei no título deste tópico, mas alguém poderia me dar uma luz sobre por que acontece esse erro? seria problema no bios?

Postado

Bom dia!

uma pessoa me perguntou sobre seu pc que usa um placa da POSITIVO, toda vez que a pessoa liga o computador aparece esse erro após a tela post, pedindo para apertar a tecla F1 para prosseguir. depois que aperta o pc inicia normalmente.

eu não tenho o modelo dessa placa, por isso não citei no título deste tópico, mas alguém poderia me dar uma luz sobre por que acontece esse erro? seria problema no bios?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
pode ser um defeito no circuito RTC pilha da cmos ou mesmo falta de configuração no Setup.

Postado

A pessoa me disse que já foi feito um reparo na placa, um dia o pc não estava nem ligando quando apertava o botão power. quem fez o reparo retirou o ci de rede o qual  foi constatado defeituoso, e apos retira-lo a placa voltou a ligar. foi instalada uma placa de rede para continuar tendo internet.

até aí tudo bem, o pc funciona, inicia o windows, funciona internet, mas tem que apertar f1 para iniciar.

Ah outra coisa é que assim que liga o pc no power, após ligar o cabo na rede, o pc liga, chega a aparecer a tela post e em seguida desliga sozinho. só apos ligar pela segunda vez no botao power é que inicia de vez, aí vem o erro f1.

o que pode ser isso exatamente?

vou ver com a pessoa se ela me passa o modelo da placa.

Postado

Amigo, "ANTES" da frase que diz para pressionar F1 para iniciar normalmente, geralmente vem uma outra frase em inglês descrevendo o motivo, ou defeito pelo qual não iniciou direto. Posta ela aqui ou até uma foto da imagem no momento que pede para pressionar F1, assim facilita pra gente tentar te ajudar.

Postado

Amigo, esse defeito costuma ser cmos não está segurando configuração. Isso ocorre se a bateria / moeda estiver ruim ... 3v ... o conector de encaixe dela costuma da mal contato. Medir voltagem no contato do suporte ver se tem 3v. Do positivo desse soquete , costuma passar por um resistor de 1 k e ir para um diodo duplo smd que faz passar a voltagem para frente do circuito. Tambem costuma dar defeito nele. A saida desse diodo costuma ir para o jumper de clear CMOS que tambem pode dar mal contato. Espero que resolva BOARDS

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, valeu a dica, vou verificar isso proxima vez.

aproveito para falar que a pessoa parece ter desistido dessa placa, ela vai ver se investe nessa placa ou não, vou deixar o topico em aberto até que ela resolva.

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...