Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple / MacBook Pro Early 2011 / Trackpad ou touchpad com problema sério

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Pessoal, coloquei dica porque acho que outras pessoas podem acabar se deparando com o mesmo problema que eu e, após analisar e estudar o caso, consegui resolver fazendo um procedimento bastante simples.

Por isso marquei o tópico como dica.

Espero que ajude outros amigos.

O texto do tópico origina segue abaixo.

Olá amigos.

Pessoal, seguinte, estou enfrentando um problema sério aqui com um MacBook Pro.

O Trackpad dele estava dando mal contato, ou seja, os botões esquerdo e direito não estavam funcionando direito. Então resolvi dar uma geral nele. Segui um vídeo na internet que explicava como desmontar o trackpad e fazer a limpeza. Fiz tudo normal mas depois que remontei o trackpad, alguma coisa estranha aconteceu. Não consegui mais fazer com que ele ficasse como era antes, ou seja, apertando os botoes, ele fazia clicks e parou de fazer.

Bom, tratei de dar uma olhada na questão da regulagem do parafuso que regula a pressão sobre o interruptor do trackpad que quando pressionado fecha o contato.

Vejam a imagem a seguir:

trackpad_macbookpro2011.jpg

A marcação 1 mostra o parafuso que falei acima, que regula a pressão sobre o interruptor.

A marcação 2 mostra os parafusos que desapertei para remover o trackpad.

Quando forcei para destarrachar os parafusos das marcações 2, as pecinhas compridas de metal na qual os parafusos passam empenou um pouquinho. Mas não creio que isso possa gerar o problema que estou tendo porque depois que apertei os parafusos voltei empurrando um pouquinho o conjunto para a sua posição anterior.

Já o parafuso 1 eu desapertei e tentei ir reapertando ele aos poucos e testando até conseguir fazer os botões voltarem a funcionar, mas eles voltaram a funcionar ficando aparentemente muito apertados e duros. Antes era molinho os botões.

Alguém já mexeu com esses trackpads?

Outra coisa, será que as pecinhas compridas de metal que prendem o trackpad à carcaça tem alguma regulagem?

E a minha maior desconfiança: será que entre o parafuso 1 e o interruptor que está na plaquinha lógica do trackpad havia alguma pecinha, algum anel de metal, alguma molinha, alguma coisa para fazer com que o parafuso empurrasse um pouco o trackpad para cima de modo a ele ficar afastado do interruptor?

Estou no desespero aqui. Não consigo descobrir o porque de os botoes não estarem como antes.

Agradeço imensamente.

Abraços a todos.

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Pego bastante Macbook aqui e tenho afinidade com esses trackpads. Respondendo sua pergunta, não existe nada entre a peça de metal e o trackpad, nem mola nem arruela ou coisa parecida.

Acredito que seu problema de regulagem seja só a questão do empeno, recomendo tirar tudo novamente com calma e encaixar com cuidado, verificando sempre o que ta sendo feito.

Esse trackpad é meio chatinho mesmo.

Quem regula a questão do click eh o parafuso central 1, quando ele tá apertado demais você não consegue clicar.

Postado

Olá, diegowfb.

Amigo, já tentei tanta coisa. Essas pecinhas compridas de metal que falei que empenaram eu dei uma procurada na net, vi peças de reposição em sites, vi o formato delas, coloquei elas no formato que vi nas peças de reposição.

Não sei mais o porque disso estar dando problema. A placa inteira do trackpad não está empenada. Já conferi isso colocando-a sobre um vidro e verificando.

Essas pecinhas de metal podem realmente ser o problema. Às vezes eu deixo um pouco desapertado os parafusinhos e aí parece que funciona melhor. Mas quando eu acho que está no ponto e aperto os parafusos volta a ficar estranho.

Que porcaria de sistema. Apple é foda. Odeio arrumar apple.

Mas valeu cara.

Vou aguardar para ver se mais alguém já apanhou como eu e descobriu algum macete.

Postado

Pessoal, consegui resolver o problema.

Porém, tive que fazer uma gambiarrazinha.

Por isso vou deixar aqui a dica para vocês caso passem pelo mesmo problema.

O que percebi, após estudar bastante o caso, é que o interruptor que quando pressionado envia o sinal eletrico indicando que o botão foi apertado, estava quase na mesma altura que as estruturas ao seu redor.

Creio que isso possa ser causado pelo uso mesmo, desgaste natural da peça.

Por isso estava dando mal contato e quando remontei ficava funcionando mais ou menos.

O que fiz vocês poderão ver na imagem abaixo.

conserto-conector4Dasp.jpg

Reparem que recortei um pedacinho bem pequeno de fita isolante e colei sobre o interruptor.

Assim, após remontar o conjunto, a altura entre o interruptor e o parafuso de regulagem aumentou um pouquinho mas foi suficiente para funcionar corretamente.

Depois que conferi e testei, e vi que estava ok, peguei uma superbonder e fui molhando a pontinha de um palito de dentes, pegando pouca cola, e fui passando na beiradinha da fita isolante para ela fixar melhor sobre o interruptor.

Agora está funcionando 100%.

Fica a dica.

Abraços a todos.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...