Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reaproveitando HDs com Bad blocks

Avalie este tópico:

Daniel

Posts em destaque

• 2 semanas depois...
  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Podes experimentar o Programa  HddRegenerator, ás vezes faz milagres

Exato, eu ia até questionar se ele funciona mesmo, pois uso somente para checar o HD.

Porém aqui quando encontro HD's danificados eu recomendo a troca, se o cliente quiser o "jeitinho brasileiro" como citado antes, eu recomendo com o maior respeito que procure outra assistência, infelizmente HD é algo complicado, quando ele perder os dados com toda a certeza não vai se lembrar de minhas recomendações e vai colocar a culpa em mim kkkk, clientes... clientes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...

Já fiz em muitos HDs e funcionam bem desse jeito, na época chamava-mos de rebaixar o HD, criamos uma partição isolando os setores defeituosos e usamos dali em diante, tem cliente que como nosso amigo acima citou, gosta do "Jeitinho Brasileiro", que fica ainda um bom tempo com ele rodando,rsrsrs agora, a confiança do HD realmente fica em suspeita.  Hoje também uso o HDTune PRO

Link para o comentário

Eu também tenho o costume de fazer isto, mas sempre recomendando a troca do HD, mas não sei se é totalmente confiável esta técnica, sabendo que o bad block é um problema fisico e que está ali dentro tão perto de outros blocos kkk, bom enfim, problema físico é complicado, só usar para  dados e também que não sejam de suma importancia, é bom para armazenar musicas, fotos etc

Link para o comentário

qual programa vcs usam pra remover os bad blocks?

:(;D

Amigo, ele não remove, ele engana o disco e faz com que ele passe direto sem ler o bloco com problema, chama active kill disk, mas também tem o DBAN que é muito bom, o active é windows e dban é uma distro live, ou seja, inicia no boot

Link para o comentário

Existe um programa universal chamado FM.exe e outro chamdo MAX.exe ambos isolam automaticamente bad logicos, neste caso você pode utilizar e formatar o HD normalmente que os bad não irão mais aparecer.

Para utiliza-lo é necessario criar um disco de boot do windows 98 e se o Leitor de CD for sata, você deve colocar os programas dentro dos arquivos de boot ( a: ). o max é bem melhor porém mais dificil de achar na net.

Eu tenho ele em meus arquivos.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Olá,

Eu trabalho com recuperação de dados e posso dizer que quando um HD dá problema de bad block nem sempre é necessário trocá-lo, mas existem situações diferentes :

Situação 1 : Problema lógico

Estes problemas normalmente são relacionados a placa lógica do HD, desmontamos a placa (somente a placa, nunca abra o HDA) e verificamos os contatos, se estiverem oxidados é muito importante fazer a limpeza com alcool isopropílico e esfregar com uma escova antiestática.

Ligue novamente, formate o HD, faça testes com o HDD regenerator, Tune UP ou qq outro que você tinha encontrado o bad block. Se o defeito sumir não precisa se preocupar e pode usar o HD.

Situação 2 : Problema elétrico

Na placa lógica pode algum capacitor ou mesmo o drive estar com problema na solda, ou estourado. Precisa mandar para um técnico em eletrônica testar e consertar, feito tb pode usar.

Situação 3 : Problema físico

Caso tenha tentado a situação 1 e 2 e o problema persiste provavelmente é problema físico.

Neste caso faça um backup imediatamente e troque seu HD, sem peso na consciência. Vai por mim, ele vai aparecer em outro local.

Quando um problema é físico, as vezes uma partícula de qq coisa está dentro do disco, ela vai rodando, rodando até que dá dano físico em outro local.

Não tem como recuperar.

Troque o HD

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços

Marcão

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Na minha loja sempre que tem HD com badblock 'recuperamos' ele com o HDDRegenerator ou o SpinRite, depois deixamos o computador ligado por algumas horas e passamos novamente o programa, se ele detectar novos BB o HD é descartado e colocado um novo para o cliente, prefiro deixar o equipamento dele certinho do que depois ter que ficar prestando serviços novamente pois é certeza que um HD nesse estado vai voltar e o cliente não vai gostar.

Se ele não apresenta novos defeitos na segunda tentativa, avisamos o cliente sobre o acontecido e os riscos de perda de dados e inconfiabilidade do do disco, grande parte opta por trocar o HD mesmo com a opção de apenas "recuperar" sendo mais barata.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

A melhor solução realmente é a troca porque por mais que você avise o cliente sempre que economizar o velho jeitinho brasileiro que sempre sair ganhado em alguma coisa nem que pra isso ponha em risco seus dados. Então o melhor mesmo é você trocar o HD para depois ele dizer que você não o avisou sobre o perigo a não ser que faça um documento e faça ele assinar se responsabilizando né kkkkk ...  ^-^

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

esse metodo é o mais antigo que existe, já fazia isso desde a epoca do windows 3.11 e DOS,  o pessoa tá condenando HD com windows XP e Sevem pela falta de programas internos para verificação de disco,  só com programinhas especificos para avaliação do disco, e na hora de formatar pode ser matar a parte com

badblock,  o problema é quando o disco tem bad no inicio meio e fim,  aí o disco tem que ficar cheio de partição.

Link para o comentário

Aqui também usamos o HD Tune para ter uma panorâmica do HD e para já capturar a imagem que fica anexa a pasta da OS do cliente. "Sempre documentando o problema identificado".

Procuramos também orientar a troca.... mas como todos bem sabem, tem os kamikazes que vão até além do limite. Para estes já orientamos, ficando registrado na OS a existência de defeito na mídia o que não dá direito ao suporte de garantia.

Grande abraço da Comunidade da EletronicaBR!

Marcio Cavalheiro

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Eu uso o seguinte critério: scaneo o HD com o HDD REGENERATOR caso encontre os BAD BLOCKS. Aconselho a troca, caso o cliente nao queira por questao de valores, sugiro e deixo claro ao cliente, a respeito dos ricos, aviso também que pode funcionar um bom tempo, como tambem pode funcionar somente um 1 dia..ou seja o hd fica instavel....

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...

...  o problema é quando o disco tem bad no inicio meio e fim,  aí o disco tem que ficar cheio de partição.

Na época que GB valia ouro eu particionei um hd de 20GB em 5 partições, se não me falhe a memória..Mas também não me arriscava em colocar dados importantes, somente músicas.

E ai Dsystem , ainda esta com este HD? Durou quanto tempo?

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Realmente, com a pressa que os clientes tem é ruim perder tempo passando programas demorados para recuperar Bad Blocks e não vale a pena financeiramente.

Melhor mesmo é identificar o local com problema orientar o cliente a trocar, se ele não querer particiona deixando de lado o local do problema e "Boa Sorte" já foi avisado.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...