Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sony Vaio - SVF152C29X - DA0HK9MB6D0 REV:D/ - não liga

Avalie este tópico:

gustcont

Posts em destaque

Bom dia.

este equipamento chegou parado. não liga.

desmontei a placa e comecei a testar as tensões.

encontrei VA+(19v) e VA não tinha voltage.

comecei a testar VA+ e sua derivação para ver se encontrava o problema.

O que ocorreu é que testando, derepente voltou corrente em VA.

alguns minutos depois fui medir VA+ e estava com 9v e o PU1 esquentando.

como ainda não tenho muito conhecimento não sei por onde continuar testando.

Parece que tem um curto mas em minha fonte de bancada não acusa.

poderiam me ajudar?

5957b055923fb_va.jpg.fe84bf06f8f82eb06050ea909f3f11bc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o PU1 esquentando, então há grande chance de ser ele o culpado de um curto. Remova ele e depois de removido use a continuidade para ver de há curto colocando uma ponta no pino 27 ou 28 que é entrada de tensão com algum pino gnd, que pode ser do 30 ao 33 ou outro gnd que quiser. Faça esse teste sem o componente na placa para verificar se o curto, neste caso nos pads da placa.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo o que pode estar acontecendo é que existe algum componente em curto na placa pode ser até na linha de 19v e como o circuito de proteção da placa está bom e funcionando ela desarma para não queimar e por isto não existe consumo de corrente.

Você tem que bypassar a proteção ligando a fonte externa depois dela com uma tensão e corrente mais baixa e alimentar a placa assim de maneira controlada para ver se aquece alguma coisa.

Vá com calma aumentando a tensão e a corrente na linha de 19v até achar o curto.

Qual o esquema que você está usando?

Link para o comentário

, Amigo,

Você tem o esquema do Vaio Sony SVE14AE12M (MBX-276)  MB 1P-0127200-8010 Rev. 1.0

Link para o comentário

,

Bom dia amigo, eu não tenho...

Solicitação de esquema nesse link:

Link para o comentário

, Amigo verificou se o PU1 esta em curto mesmo? fez o teste como o colega disse ? se não estiver em curto verifique os PQ33,58 e 59 o PQ59 nos pinos 1,2 e 3 fecha para o terra.

Link para o comentário

Com o PU1 esquentando, então há grande chance de ser ele o culpado de um curto. Remova ele e depois de removido use a continuidade para ver de há curto colocando uma ponta no pino 27 ou 28 que é entrada de tensão com algum pino gnd, que pode ser do 30 ao 33 ou outro gnd que quiser. Faça esse teste sem o componente na placa para verificar se o curto, neste caso nos pads da placa.

Tirei o PU1 e no teste não deu curto. O que notei é que nos pinos 29 ao 33 que é AGND, parece estar aberto. não dá terra. Pinos 12 e 19 dá terra normal. Não entendi, não vejo trilha rompida. teria que dar terra nesses pinos, não?

Link para o comentário

Sim, teria que dar terra. Una o pino 33 ao 31 ou 32 pois todos eles estão interligados. Já o pino 29 tem uma ligação com o pino 12, mas você pode usar outro ponto de terra.

Testei e não tem curto na placa. Comprei o componente pelo ML e assim que chegar e testar, posto mais informações. Obrigado por hora.

Link para o comentário

, Amigo verificou se o PU1 esta em curto mesmo? fez o teste como o colega disse ? se não estiver em curto verifique os PQ33,58 e 59 o PQ59 nos pinos 1,2 e 3 fecha para o terra.

Boa Noite e Feliz Ano Novo, pessoal. Troquei o PU1 mas o novo também está esquentando. testei o PQ58 e 59. Um deles da resistencia dos dois lados no teste com multimetro e o outro não. Só não sei dizer qual deles pois retirei os dois para testar e não lembro a posição deles. :) Pelo pouco que sei o que está dando resistencia dos 2 lados está com problema, correto? Agora não tenho outro desse para trocar nas minhas sucatas. Será que voces conhecem algum outro compatível para pelo menos testar? Não achei para compra no brasil.

Outra coisa: não consegui armar e desarmar nenhum dos dois componentes com o multimetro, mas acho que é normal, pois deve ter alguma particularidade para armar e desarmar, não?

Link para o comentário

Veja esses dois vídeos.

Link para o comentário

Oi Gilson, já tinha visto o vídeo de como identificar o canal, muito bom. Aliás, essa outra dica também foi muito boa. Agora me tira uma dúvida: como falei anteriormente, não consegui armar nem desarmar esses dois mosfets que testei, porém um deu resistencia nos dois lados outro não. Minha questão é a seguinte: Não conseguir armar e desarmar é normal ou todos mosfets que testar com multimetro tem que armar e desarmar? No seu vídeo de como identificar o canal voce armou e desarmou os mosfets.

Link para o comentário

, Boa noite amigo , vou complementar as dicas dos amigo pra ver se ajuda !!

Vc disse que VA+ esta com 9V e PU1 esquentando muito

1 - Com a troca do PU1 a tensao em VA+ continua so com 9V?

2 - Se sim retira o PU1 e verifica se VA+ volta a ter 19V

3 - Se com a troca ele esquenta mas o VA+ normalizou os 19V verifica pino a pino se possui algum pino que não eh terra mas                                    acusa curto

Verifica tbm o PR162 se esta apresentando continuidade com terra (curto)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...