Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor Debian parou de compartilhar internet!!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa tarde a todos,

Tenho um servidor debian controlando o acesso a internet e estava funcionando normalmente até hoje pela manhã, após as 10hs o internet parou de funcionar e não voltou mais.

Este servidor tem o squid 2.7 e um firewall rodando. o proxy e controlado por autenticação com um servidor AD 2008 server.

Quando ligo o modem diretamente no computador a internet funciona normalmente.

Desde já agradeço toda a ajuda que poderem me dar.

atenciosamente,

Jerlânio Mota

Postado

Amigo verifica também se seu firewall está bem configurado. Dê uma olha nos logs. Confira se o protocolo TCP/IP também está ok. Pinga para a placa que vc compartilha a internet se retorna se não retorna verifica novamente os logs. Pode ser problema de driver da placa de rede ou precisa fazer uma limpeza na placa de rede. Já tive este tipo de problema o legal é fazer uma lista de verificação conforme as resposta dos demais colegas.

Boa sorte.

Postado

No Debian você tem conexão com a internet e rede local? Nas estações, qual a mensagem de erro? Houve alguma mudança no AD do seu W2K8? Reveja as configurações do squid no squid.conf e autenticação do squid com o AD, revisando os parâmetros do AD em auth_param basic program (squid_ldap_auth), grupos (squid_ldap_group) e acls

Postado

Se está zero, não está redirecionando os pacotes.

tente rodar manualmente como root o comando abaixo.

echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward 

depois dá um restart no seu firewall, no debian não sei exatamente a sintaxe do comando, eu uso centOS , mas no google você acha fácil.

E depois testa o acesso a internet. Se funcionar vai ter que revisar seu escript de inicialização do firewall, pra ver em qual momento ele está falhando e deixando de ativar o redirecionamento.

Postado

Se está zero, não está redirecionando os pacotes.

tente rodar manualmente como root o comando abaixo.

echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward 

depois dá um restart no seu firewall, no debian não sei exatamente a sintaxe do comando, eu uso centOS , mas no google você acha fácil.

E depois testa o acesso a internet. Se funcionar vai ter que revisar seu escript de inicialização do firewall, pra ver em qual momento ele está falhando e deixando de ativar o redirecionamento.

Para restartar o firewall vai ter que ver o nome do arquivo utilizado por quem montou o servidor, geralmente é firewall mesmo, dai fica assim:

/etc/init.d/firewall restart

Mesma coisa pro squid:

/etc/init.d/squid restart

Outro detalhe é a rota, verifica ela como o comando:

route

e caso a rota esteja errada, verifica que a placa de rede é a wan e executa os comandos:

supondo que a eth0 é a wan:

route del default

route add default gateway eth0

Faz os testes ai e nos avise se deu certo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...