Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron N4050, MB XF59 Não Reconhece o carregador, e não carrega a bateria

Avalie este tópico:

chronos

Posts em destaque

Boa noite.

Tenho aki na bancada este Dell que está assim:

1º: Não ligava de maneira alguma. Solução: Achei um capacitor torrado em frente ao slot de wifi. Troquei e passou a ligar, não tenho a serigrafia pois ficou tudo torrado, está ao lado do D6801.

2º Liguei, usei, formatei, tudo certo de menos que no Icone da Bateria ficava piscando e não carregava, também muito importante não MOSTRA o ÍCONE da Tomada.

3º Estava usando ele normal e de repente desligou do nada. Quando percebi tinha esquecido de ligar o carregador na tomada. (com o carregador ele não desligava, mas não carregava, ficava em 0% e funcionava).

Descobri que se tiver carga na bateria ele liga normal, pequei outra bareria (nova) e testei, mas não carrega. Se não tiver carga não liga!

5º Troquei os mosfets - PU4001, PU4003, PU4004, PU3801. Nestes testes as vezes ele ligava sem a bateria as vezes não, as vezes ligava sem a bat do cmos, e por ai vai. Testei vários carregadores originais e nada. As vezes ele fechava algum curto e o carregador desligava.

6º Pedi ajuda a um amigo e apos custar a ligar ele, fui na bios e ví que lá esta descrito: AC Adapter: None. Tipo ele não ta reconhecendo o carregador.

7º Quando liga tem todas as voltagens mas nos pinos da bateria tem alguns que estão em zero, mesmo com ele ligado

Olhando por cima da placa da esquerda pra direita, do pino que conecta a bareria do 1 ao 5 tem 0v.

do 6 e 7 tem 3.25 oscilando, o 8 e 9 tem 9.45 isto ligado. Desligado os pinos 8 e 9 tem 19,5.

Já não sei mais o que fazer, aguém pode me dar um help? Obrigado.

Esquema aki: [EDITADO: Link Externo]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Boa noite...

Pelas regras do fórum, não é permitido postagem de links externo.

Segue aqui o esquema no banco de dados do eletronicabr...

Favor editar sua mensagem deletando o link externo.

Link para o comentário

,

Qual a tensão na PL4001 ?

Se tiver 19v, confere novamente o PU4004 e PU4001...

Link para o comentário

,

Boa noite...

Pelas regras do fórum, não é permitido postagem de links externo.

Segue aqui o esquema no banco de dados do eletronicabr...

Favor editar sua mensagem deletando o link externo.

Desculpe, eh que o PDF tem mais de 2MB e o sistema não aceita .RAR

Link para o comentário

Desculpe, eh que o PDF tem mais de 2MB e o sistema não aceita .RAR

O sistema aceita arquivo de até 70Mb e também aceita o formato RAR.

O que deve ter acontecido é que estava tentando postar o arquivo como um anexo na sua resposta.

Neste caso, somente são permitidos arquivos (imagens) de até 2MB mesmo.

Para fazer uploads, use o Gerenciador de Arquivos do fórum.

Veja como, neste link >

Lembrando que antes de postar um arquivo no gerenciador, deve-se usar a ferramenta de busca para evitar duplicados >

Link para o comentário

,

Retira o PU4003 e veja qual a tensão na PL4001.

Link para o comentário

,

Troca o PU4003 por um que vc tenha certeza que tá bom.

Link para o comentário

Posta as tensões do ci charger PU4005

Agora ficou bão :( tava testando o PU4005 encostei o pino 15 no 16 agora deu curto na placa toda. Removi o PU4005 e continua o curto, a fonte desarma e um monte de capacitor ta em curto. Morri

Amigo, tem de usar ponta agulha para estes testes onde os pinos são muito próximos, faz o seguinte, retira o PU4002 e verifica de que lado está o curto, não ligue a placa pra isso, use somente o multímetro, vc não ligou a placa sem o PU4005  não né?

Verifique o curto com o multímetro em escala de 200 Ohms.

Link para o comentário

,

Seu problema tava no PU4003... ele é o mosfet comutador... não podia tá passando 19v para o lado da bateria...

O certo é ele ter 19v de um lado (carregador) e 12v do outro (bateria)... se vc desconecta o carregador,  os 12v da bateria passam para o outro lado do mosfet e alimenta a placa somente com a bateria.

Link para o comentário

,

Se agora a fonte tá desarmando, então provavelmente vc tá com curto na linha dos 19v.

Tem fonte assimétrica ?

Link para o comentário

,

Se agora a fonte tá desarmando, então provavelmente vc tá com curto na linha dos 19v.

Tem fonte assimétrica ?

O curto tava no PU4003, removi ele parou o curto, agora eh achar outro equivalente, já olhei minhas sucatas aki e nada. Tenho fonte digital que uso pra celular, yaxun PS1502DD

Por acaso num existe um aplicativo web onde eu ponho os valores do mosfet e ele me da quais os equivalentes?

Link para o comentário

,

Tem fonte assimétrica ?

O curto tava no PU4003, removi ele parou o curto, agora eh achar outro equivalente, já olhei minhas sucatas aki e nada. Tenho fonte digital que uso pra celular, yaxun PS1502DD

Por acaso num existe um aplicativo web onde eu ponho os valores do mosfet e ele me da quais os equivalentes?

Deve pegar o datasheet dos CIs que possui e observar VGS, VDS, ID e RDS(on),

onde ID pode ser um pouco superior mais não muito e RDS(on) pode ser um pouco inferior.

Link para o comentário

,

Vê se vc acha algum mosfet canal P em sua sucata...

Link para o comentário

,

Pelo esquema esse PR4006 não existe mesmo.

O PC4004 e PC4024 estão ligados ao terra.... confere eles.

pc404.png

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Olá amigos. Voltei. Hoje sábado consegui um tempo pra mexer neste note novamente. Então eu não tinha o mosfet 4496 substitui pelo 4468 ta certo? Pelo que observei nos datasheet parece que dava. Aconteceu que os 2 tanto o 4001 quanto o 4004 (4468) entraram em curto. Ao remover fiz o teste e realmente estavam em curto. Poderia ser porque eu não removi o excesso de pasta? Outro detalhe eh que quando eu liguei, não tinha colocado de volta o 4005. Esqueci :P. Agora to sismado de colocar o 4468 de novo, pois não tenho mais o 4496, mas tenho muitos 4468. Espero orientações :) obrigado.

Link para o comentário

,

- Antes de vc trocar componentes, vc tem que achar o curto... a não ser que vc tenha certeza que o referido componente esteja em curto.

- Os mosfet AO4496 e AO4468 são de canal N - 30v.... então não vejo problema em substituição destes.

- Não ligue a placa sem o PWM (PU4005).

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...