Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido NB Samsung NP530U3C-KD2BR Lotus13-tsp rev 1.0 BA92-13876B - Bios bugada ?!

Avalie este tópico:


diegosgarcia

Posts em destaque

Pessoal esse maldito não entra mais na bios, de jeito nenhum, ja tentei inclusive o reset crisis na placa e nada, vc pressiona F2 ele identifica a tecla pois aparece a mensagem waiting mas depois ele simplesmente ignora e continua, antes eu até conseguia entrar quando estava em uefi mas depois que mudei para csm não consigo mais entrar, o boot do 10 ou 8 não aparece mais o opção de firmware, existe algum software que force isso via Windows ? ou alguém conhece alguma manha desse equipamento ? não vou arriscar regravar bios nele pois pelo que li é meio problematico e o BO pode ficar pior ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas

 

Peguei um assim a pouco tempo; veja bem e tente isso...

 

* Retire o disco do PC

* Ligue sem disco e nao aperte nenhuma tecla, até que ele para numa tela preta com uma resolução diferente (no meu caso foi assim); nesta tela de resolução diferente, tinha a opção para apertar F4 (se nao me engano) e depois de apertar essa tecla o pc avançou, apareceu um logo Samsung maior na tela e entrou na BIOS.

 

Eu consegui entrar na BIOS todas as vezes fazendo esse procedimento, e instalei windows normalmente apos desabilitar secure boot etc etc

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo neste link você faz o pedido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, veja se essa ajuda, não se esqueça de fazer o backup antes de gravar!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, dei um j+ para baixar o arquivo, só não se esqueça de manter o tópico atualizado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defeito característico nessa placa, pode regravar a bios que resolve, mas não esquece de tirar um backup antes.

Putz é de F@#$% a maquina veio só pra formatar, agora bucha é achar o arquivo correto.

Colega desculpe talvez vc não vá gostar do que eu vá falar agora, mas c veio só para formatar pq não fez o recovery de fábrica dele ?

vc está xingando o equipamento sem motivos se vc apagou o boot uefi que veio com ele, a bios de fábrica habilita o secureboot logo depois que reinicia por não estar com o sistema original o defeito se manifesta.

Se o intuíto é instalar um sistema pirata nele, não há atalhos, vai ter que gravar a BIOS que tem aqui no fórum.

 

Se você pegar um note com o sistema original igual a esse e pegar o HD com ctz vai subir o mesmo no equipamento, então ele não é maldito e nem bugado.

Desculpe, não quero ofender ninguém, mas quando aparecer esse note novamente para formatar, vc já vai saber que não pode apagar a partição senão vai ter que gravar a BIOS.

E por experiência faça o recovery, o sistema já vai vir com todos os drivers e o rapid start e express cache funcionando no SSD nativo, vai te economizar um bom tempo com ativação e etc.

Bom estamos aqui para aprender a trabalhar acredito eu, eu passei pelo seu problema na hora da raíva msm, mas no proximo vc vai tirar de letra.

Boa sorte e bom trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defeito característico nessa placa, pode regravar a bios que resolve, mas não esquece de tirar um backup antes.

Putz é de F@#$% a maquina veio só pra formatar, agora bucha é achar o arquivo correto.

Colega desculpe talvez vc não vá gostar do que eu vá falar agora, mas c veio só para formatar pq não fez o recovery de fábrica dele ?

vc está xingando o equipamento sem motivos se vc apagou o boot uefi que veio com ele, a bios de fábrica habilita o secureboot logo depois que reinicia por não estar com o sistema original o defeito se manifesta.

Se o intuíto é instalar um sistema pirata nele, não há atalhos, vai ter que gravar a BIOS que tem aqui no fórum.

 

Se você pegar um note com o sistema original igual a esse e pegar o HD com ctz vai subir o mesmo no equipamento, então ele não é maldito e nem bugado.

Desculpe, não quero ofender ninguém, mas quando aparecer esse note novamente para formatar, vc já vai saber que não pode apagar a partição senão vai ter que gravar a BIOS.

E por experiência faça o recovery, o sistema já vai vir com todos os drivers e o rapid start e express cache funcionando no SSD nativo, vai te economizar um bom tempo com ativação e etc.

Bom estamos aqui para aprender a trabalhar acredito eu, eu passei pelo seu problema na hora da raíva msm, mas no proximo vc vai tirar de letra.

Boa sorte e bom trabalho

Amigo sem querer ofender, mas vc não entendeu nada do meu problema.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou instalar como csm mesmo, instalar todos os drivers e tentar, mas ja estava problematico antes, enquanto ainda estava o sistema original em uefi eu só conseguia entrar na bios pelo menu uefi do windows 10, mas no sistema csm ele não habilita essa função, mas de qualquer forma ele tem que acessar a bios, eu ja peguei muitos equipamentos com uefi e nunca tive problemas como este, nesse caso parece realmente um bug, mas não acho uma bios que suba e nem atualização de bios na samsung. A maioria das pessoas que tiveram um problema semelhante nunca habilitaram o csm unicamente, normalmente deixam como uefi e csm, eu cai na besteira de deixar só csm agora não consigo retornar a bios. Muitos acham que a coisa é simples e estou complicando mas não é ja peguei esse modelo antes e sei dessa chatice da bios dele as vezes ignorar o comando F2 mas nesse caso esta demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que mal lhe pergunte já tentou usar um teclado usb pra descartar que tenha problema no teclado?

Já tentou segurar f2 pressionada e só depois ligar o notebook? alguns modelos funcionam com control+f2 antes de pressionar o power.

Eu tentaria isso após remover o teclado do note pois se ele estiver com alguma tecla de controle travada ela interfere no reconhecimento de pressionamento da tecla, no lugar de f2 ele pode estar recebendo shift+f2 ou ALT+f2 ou outra combinação qualquer.

Não resolvendo assim acredito que só regravando a bios mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que mal lhe pergunte já tentou usar um teclado usb pra descartar que tenha problema no teclado?

Já tentou segurar f2 pressionada e só depois ligar o notebook? alguns modelos funcionam com control+f2 antes de pressionar o power.

Eu tentaria isso após remover o teclado do note pois se ele estiver com alguma tecla de controle travada ela interfere no reconhecimento de pressionamento da tecla, no lugar de f2 ele pode estar recebendo shift+f2 ou ALT+f2 ou outra combinação qualquer.

Não resolvendo assim acredito que só regravando a bios mesmo.

Já testei sim, mesmo pelo teclado do note quando o f2 é pressionado a tela de post identifica a tecla, pois onde estava escrito "F2" muda para "waiting" exatamente como a maioria dos equipamentos mas ai ele simplesmente ignora o comando, creio que é um defeito de bios mesmo, mas não encontrei uma unica bios que funcione.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal estou dando por encerrado o atendimento a este problema, o caso não foi resolvido mas foi contornado, instalei via csm mesmo e esta tudo funcionando, infelizmente nenhuma bios subiu com esse modelo e ainda não sei exatamente porque mas caso alguém pegue algo parecido deixei minha bios disponível, pelo menos esta eu tenho certeza que está funcionando e caso não funcione em outro aparelho sendo este mesmo modelo com processador i5 e placa lotus13-tsp rev 1.0 part number BA92-13876B ai creio que pode ter algo a ver com a versão da micom, pelo menos é a unica coisa que me ocorre, acho dificil que tantos arquivos para esse modelo não funcionem mas se alguém tiver algo a acrescentar que possa servir de apoio a quem futuramente precise comente ai. Obrigado a todos que participaram.

 

 

Minha bios de backup que "funcionou"(parcialmente)

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você chegou a atualizar a BIOS? Porque a sua é a P01ADO e tem a atualização para P02ADO

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você chegou a atualizar a BIOS? Porque a sua é a P01ADO e tem a atualização para P02ADO

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

onde vc achou a bios desse equipamento ? eu ja entreguei o aparelho do jeito que estava, mas como vc achou essa bios para download ? pelo site da samsung mesmo eu não encontrei nada.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Com SWUpdate as vezes você acha. Mas a Samsung também tem uma ferramenta de procurar atualização de BIOS só que a versão que eu tenho só funciona em notebook antigo. Mas também tem como procurar manualmente usando o mesmo método que o downloader usa. Depois eu posto aqui agora não tem como.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava procurando uma ferramenta atualizada para buscar atualização de BIOS samsung que não seja o SWUpdate, mas não achei. O que eu achei foi uma

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e como sou lazy as fuck vou usar ele.

 

Digite no CMD prompt do notebook samsung:

wmic bios get smbiosbiosversion

 

O resultado vai conter a versão da bios, exemplo:

SMBIOSBIOSVersion
P01ADO

 

As ultimas letras (normalmente 2 ou 3 letras, no caso da sua BIOS, as letras ADO) devem ser passadas no parametro "PlatformID" dessa URL:

 

 

Ao acessar a URL acima vai ser retornado um XML parecido com esse com informação da BIOS mais recente disponivel para essa platform ID:

 

Citar

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
  <ID>21308</ID>
  <Version>P02ADO</Version>

  <AutoInstall>0</AutoInstall>
  <FilePathName>ITEM_20140210_21308_WIN_P02ADO.exe</FilePathName>
  <FileSize>3103561</FileSize>

  <ExclusiveInstall>0</ExclusiveInstall>
  <Downloaded>0</Downloaded>
</Content>

 

 

Agora é só pegar o valor do campo FilePathName (ITEM_20140210_21308_WIN_P02ADO.exe) e colocar no fim dessa url

Citar

 

Aí vai ficar assim:

 

---------

--

No caso de você não ter como entrar no Windows ou acessar a bios para ver a versão, você pode abrir o arquivo com um editor de hex () e procurar a versão lá. No olho não é facil achar, mas pode tentar buscar por:

SECWUP

ou usar busca por expressão regular (case sensitive, pra bater só com maiusculas):

[A-Z]\d\d[A-Z][A-Z]

Vai buscando até bater com algo que pareça ser a versão.

 

Esse metodo não serve para 100% dos notebooks Samsung, mas serve para a maioria.

Editado: por e1D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
muito boa essa dica, não conhecia, na próxima vou experimentar, muito obrigado e espero que ajudem outros.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O interessante seria descobrir um metodo simples para limpar a configuração de BIOS de notebooks novos que vem sem CMOS battery e salvam a configuração no EEPROM. Se tivesse como fazer isso de forma facil seu problema teria sido resolvido.

 

Eu fiz uma frankenBIOS aqui juntando a a região da bios que vem nesse arquivo de atualização (3MB apenas) com a BIOS que você fez upload, mas como não tenho uma maquina pra testar vou deixar guardada aqui. Eu acredito que dê certo, mas como tive que passar a info do DMI da sua pra outra não tenho certeza se vai dar certo. E também não tenho certeza se falta mais informação no arquivo de atualização que obrigatoriamente deve conter na BIOS e precisaria ser inserida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
também não conhecia esta ai, seria o método de atualização normal para quem usa linux?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...