Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Itautec W7535. Placa W24H0. Pisca o led e apaga.

Avalie este tópico:

junior_master

Posts em destaque

Estou com essa placa que ao conectar o carregador ou fonte assimetrica, acende o led laranja, se pressionar o botao de power o led apaga e acende de novo sem ligar a placa.

Ja testei o famoso pu7 (p2808b0) ta ok as tensoes.

Tem 3v na pl10.

0v na pl9.

Nao tem nenhuma bobina em curto.

Ja retirei tudo da placa, processador, memoria, wifi.

Essa placa é azul, o esquema que achei foi da placa verde, se alguem puder ajudar, retribuirei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Júnior.

Tenho um esquema aqui de um clevo W24H0, não sei te dizer se é um ou outro. Se bem que aqui na minha assistência estou com uma sucata azul e estou mexendo em uma placa verde mas elas são idênticas. A minha está com defeito de que quando aperto o power os leds ficam piscando sem parar, também já testei o p2801 e regravei a BIOS e nada. Se desejar posso te enviar o arquivo diagrama.

Boa sorte!

• Joinha 1
Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

No meu caso estou desconfiando, mas no seu é quase certeza ser o Super IO, quando o leds piscam descontrolados, ou a placa liga ao colocar o carregador, são sintomas desse integrado com defeito.

Link para o comentário

, poste o  link do esquema para ficar mais fácil.

Link para o comentário

,

Tem 3V mas nao tem 5V.

Link para o comentário

ja regravou a bios? já peguei essas placas com esse sintoma, resolvi regravando a bios.
Link para o comentário

, já tentou abrir pj10, para ver se os 5v voltam?

Link para o comentário

,

Regravei agora a bios com um arquivo confiável e continua o mesmo sintoma, pisca o led e apaga.

,

Apesar de não haver indício de curto nessa linha, removi o pj10 e mesmo assim não apareceu 5v. Pode ser que essa tensão apareça somente depois do start?

Link para o comentário

,

Sim, é o UP6182. Postei o esquema certo aqui no topico.

Vi um usuario comentando em outro topico que tinha feito as medicoes e essa placa os 5v so apreciam depois de ligar.

Link para o comentário

injeta os 5v e veja se tem curto nessa linha, não esqueça de injetar a tensão iniciando do 0-5V.

Caso o PWM esquente, levante a bonina e injete a tensão fora do circuito do PWM.

Posta o resultado.

Obs: geralmente nos esquemas ele informa quais as tensões presentes e suspends. Caso seja 5V suspende, o 5V só vai aparecer quando vc ligar ele.

,

Sim, é o UP6182. Postei o esquema certo aqui no topico.

Vi um usuario comentando em outro topico que tinha feito as medicoes e essa placa os 5v so apreciam depois de ligar.

Link para o comentário

,

No meu caso estou desconfiando, mas no seu é quase certeza ser o Super IO, quando o leds piscam descontrolados, ou a placa liga ao colocar o carregador, são sintomas desse integrado com defeito.

Trocaria o I/O também,ja resolvi problemas similares com  a troca do I/O.
Link para o comentário

, ao pressionar o botão gera os 5v?

Link para o comentário

, essa placa os 5V só aparece após o start.

Já trocou o SIO? Dá muito pau nessa placa.

Link para o comentário

,

Nao tem consumo algum.

,

Pois é, vamos aos testes pra trocar ele.

,

É muito rapido, pisca e apaga. Mas o multimetro mesmo assim ainda pega uma tensao querendo subir na bobina, vai até 0,30V e desce.

,

Vou continuar alguns teste e passo pra troca dele, valeu.

Link para o comentário

Tenta fazer o seguinte, se for curto no SIO, abre a bobina de 3v e injeta a tensão no lado de fora da bobina, se for curto nele, ele vai esquentar, a corrente tem que estar próximo dos 2A na fonte assimétrica.

Eu fiz isso em um HP semana passada, ele esquentou e ja comprei o SIO pra troca.

Posta o resultado

,

Nao tem consumo algum.

,

Pois é, vamos aos testes pra trocar ele.

,

É muito rapido, pisca e apaga. Mas o multimetro mesmo assim ainda pega uma tensao querendo subir na bobina, vai até 0,30V e desce.

,

Vou continuar alguns teste e passo pra troca dele, valeu.

Link para o comentário

Opa, boa tarde.

Baixei o outro esquema, nesta parte das primarias ele é exatamente igual ao que eu já tinha aqui, se a fonte de 5v só aparece por padrão na PL9 depois que a placa liga, e os 3.3v estão aparecendo em standby, o esquema está errado.

E eu cometi um erro também, que foi supor que por serem acionadas simultaneamente as VDD3 e VDD5, ambas seriam always.

Não é difícil entender o funcionamento do up6182

EN0 controla o acionamento das LDO de 3.3v e 5v,

EN2 o acionamento da fonte VDD3 e

EN1 o acionamento da fonte VDD5.

Sendo que EN0 está ligado ao terra pelo resistor PR209 680K permanentemente, e portanto o pino 13 não estará aterrado, as fontes LDO estarão sempre presentes.

Portanto sempre haverá 5V no PR90 que aciona o gate de PQ14 que por sua vez aterra EN1 e EN2 pinos 1 e 6 e por consequência VDD3 e VDD5 ficarão sem funcionar, isso muda quando DD _ON chega no gate de PQ18 que quando ativado aterra os 5V no PR90 e no gate de PQ14, neste momento os pinos 1 e 6 ficam ligados ao terra apenas pelos resistores PR197 100k e PR198 100K, e não estão mais aterrados, neste ponto as VDD3 e VDD5 deveriam aparecer ao mesmo tempo nas PL10 e PL9 consecutivamente.

Então seguindo o esquema fica evidente que as duas são dependentes de DD_ON e ambas deveriam ser suspended, ao contrário do que eu disse antes de ler o datasheet do pwm. ;D .

Para acionar ambas para teste independentemente do estado de dd_on basta aterrar o gate de PQ14, as duas deveriam surgir.

Vale apena lembrar também que outras duas fontes são diretamente dependentes da fonte VDD5 que são SYS10V e SYS15V geradas a partir da soma de VDD5 com a tensão de acionamento do fet de baixa da mesma fonte, problema em qualquer uma das 3 justificaria ela não estar presente.

Outra coisa, se essa placa tem o resistor PR234 que leva VIN ao pino 3 do p2808, ele tem que ser removido antes de ligar o pino 3 ao pino 6 caso contrário o SIO provavelmente vai ser danificado, ele aparece com * na frente então provavelmente não tem, mas é melhor conferir do que ter que trocar o SIO depois.

esquema_3_e_5v.jpg.4023ed8af0e66bccb23f5cb2a56f075f.jpg

Link para o comentário

,

Eu tambem imagina as duas tensoes deveriam aparecer quando essas afirmaçoes que citou acontecessem. Porém, parece que por algum motivo a fonte de vdd5 só aparece apos o start.

Tenho outra placa funcionando com a mesma estrutura e a fonte de 5v só aparece após o start, tai o esquema da outra placa:

Uma coisa que talvez deva ser levado pra analise, é que o pr86 nao esta na placa desse projeto, mas o pr82 sim.

Fiz as medicoes e esta assim:

Pq14:

G-5v

D-0v

S-0v

Pq18:

G-0v

D-5v

G-0

EN0-1,5v

EN1-0v

EN2-1v

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...