Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dúvida sobre transistor E13007-2

Posts em destaque

Boa tarde, amigos. Comprei um lote de 100 transistores da marca Fairchild modelo E13007-2 NPN, onde terminal 1= base, terminal 2= coletor, terminal 3 = emissor.

Então com multímetro digital, ponteira vermelha na base e preta no coletor = valor de 588

Ponteira vermelha na base e preta no emissor = valor de 614

Invertendo as ponteiras, o resultado é infinito, o que é normal.

Acontece que eu fazendo um segundo teste em busca de fuga, colocando a ponteira vermelha no coletor e ponteira preta no emissor, valor infinito. Mas colocando a ponteira preta no coletor e a vermelha no emissor, dá valor de 644. O que até onde sei, não é pra ocorrer, testei com 15 transistores do lote e todos deram o mesmo resultado, sendo que testei com 3 transistores também E13007, sendo que de outros fabricantes que tenho aqui guardado, e não apresentou essa condução entre coletor e emissor, usando ponteira preta no coletor e vermelha no emissor. Será que comprei um lote de 100 transistores com defeito???

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2017 às 23:45, jackfider disse:

Este teu transistor deve ter um diodo interno, vou ver se acho um datasheet e posto aqui.

Expandir  

Amigo, todo transistor tem diodo interno. O que eu queria saber mesmo, é se existe a possibilidade de todos os transistores terem vindo com defeito, ou o que mais pode estar acontecendo, pois até onde sei (e nunca vi diferente disso), não deve haver esse tipo de condução.

Link para o comentário

Em 12/07/2017 às 00:24, Oseiasgs22 disse:

Amigo, todo transistor tem diodo interno. O que eu queria saber mesmo, é se existe a possibilidade de todos os transistores terem vindo com defeito, ou o que mais pode estar acontecendo, pois até onde sei (e nunca vi diferente disso), não deve haver esse tipo de condução.

Expandir  

A medida que vc encontrou entre coletor e emissor é do diodo interno e portanto não seria um defeito, entende ?

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 12/07/2017 às 00:41, jackfider disse:

A medida que vc encontrou entre coletor e emissor é do diodo interno e portanto não seria um defeito, entende ?

Expandir  

Amigo, todo diodo existe condução de apenas um lado, como ele é um transistor bipolar, deve haver condução entre base e coletor, e base e emissor, o inverso não deve ocorrer, assim como entre coletor e emissor não deve haver continuidade, só que nos testes que fiz, houve continuidade entre emissor e coletor, e não pode ocorrer (até onde sei), a não ser que sem aviso prévio, alguém interferiu em todas as leis da eletrônica e modificou. Acho que você tá se confundindo com algo. Sei lá...

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 12/07/2017 às 01:25, jackfider disse:

puxa... acho que troquei as bolas...

eu tava com essa imagem na cabeça, mas é um mosfet...

aproveitando eu pergunto: não existe bipolar com esta configuração ?

fet.png

Expandir  

A configuração do transistor bipolar é diferente do mosfet, o teste também é diferente.

Link para o comentário

Esse seu lote de transistores não é equivalente do mje13007 ele é o kse13007-2.

O Datasheet a ser analisado é este: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Na quinta linha da primeira página tem isso escrito: • Suitable for Switching Regulator and Motor Control

que traduzindo fica: • Adequado para, Regulador de Comutação, e Controle de Motor.

Todo transistor feito para ser usado para controle de motores tem um diodo interno de proteção, e é exatamente esta, a leitura que estas fazendo com o multímetro, como o colega disse acima, quanto aos testes básicos que fizeste estão ok, só não são o produto que você queria comprar. ;D

Ainda assim, eles deveriam funcionar perfeitamente no lugar do mje13007, e por ter diodo interno incorporado e um pouquinho mais de ganho dependendo da utilização eu os considero inclusive melhores do que o mje13007 da ON.

Mas respondendo sua outra pergunta, sim é possível comprar um lote de componentes danificados, meio raro mais é, tempos atrás um cidadão recebeu um lote de LM317 falsificados, tem até vídeo no youtube ehehehe, funcionavam parcialmente igual ao lm317 original mas em determinadas condições fritavam o potenciômetro da fonte do cara e saia fumaça de tudo. Mas para sua sorte não é o seu caso.

Abraço.

Link para o comentário

Em 12/07/2017 às 17:46, Neo disse:

Esse seu lote de transistores não é equivalente do mje13007 ele é o kse13007-2.

O Datasheet a ser analisado é este: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Na quinta linha da primeira página tem isso escrito: • Suitable for Switching Regulator and Motor Control

que traduzindo fica: • Adequado para, Regulador de Comutação, e Controle de Motor.

Todo transistor feito para ser usado para controle de motores tem um diodo interno de proteção, e é exatamente esta, a leitura que estas fazendo com o multímetro, como o colega disse acima, quanto aos testes básicos que fizeste estão ok, só não são o produto que você queria comprar. ;D

Ainda assim, eles deveriam funcionar perfeitamente no lugar do mje13007, e por ter diodo interno incorporado e um pouquinho mais de ganho dependendo da utilização eu os considero inclusive melhores do que o mje13007 da ON.

Mas respondendo sua outra pergunta, sim é possível comprar um lote de componentes danificados, meio raro mais é, tempos atrás um cidadão recebeu um lote de LM317 falsificados, tem até vídeo no youtube ehehehe, funcionavam parcialmente igual ao lm317 original mas em determinadas condições fritavam o potenciômetro da fonte do cara e saia fumaça de tudo. Mas para sua sorte não é o seu caso.

Abraço.

Expandir  

Então é isso amigo, você foi diretamente ao ponto que eu queria chegar! Apesar dos outros amigos terem tido a maior boa fé em me ajudar, não foi uma explicação precisa, e eu também não sou tão experiente (ainda) na eletrônica e na leitura de datasheet, eu só lia a primeira página, e estava achando muito estranho esse condução entre coletor e emissor, colocando a ponteira preta no coletor e a vermelha no emissor, sendo que o inverso não ocorria, e nunca havia lido em nenhum artigo de eletrônica que isso poderia ocorrer em alguns casos, mas se você afirma que isso ocorre, sendo normal nesse tipo de transistor, confio na tua palavra. Na verdade eu já tenho o lote de 100 transistores 13007-2 do fabricante Fairchild. Sendo que testei todos os 100 e todos eles deram a condução entre coletor e emissor, usando ponteira preta no coletor e vermelha no emissor, o contrário não ocorre.

Ps: Era esse modelo mesmo que eu queria comprar, pois via muito em fonte ATX o 13007, e vi em seu datasheet que as especificações internas são equivalentes ao 13007-2

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...