Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Xbox 360 / Placa Trinity / Xbox não liga

Avalie este tópico:

Jhonata Silva

Posts em destaque

Boa noite... Meu Xbox não está ligando, com o multímetro vi q a saída de 3,3v estava com 2v aí troquei os reguladores mas o problema persistia na saída de 3,3... Sem esse regulador eu testei as outras saídas de 5v e 1.8v e está ok... Mas quando colocava o de 3,3 as tensões caiam a de 5 caia para 2 ou 3v aí tirei de novo o de 3,3v e testei a saída da bobina(mas já sem a bobina) e vi q tem uma tensão só qnd coloco uma voltagem é essa tensão vai de 0,1 há 1,0v eu achei a continuidade dessa linha no capacitor R382a  do lado do chip Hana...

Nada esquenta, por favor me ajudem, toda assistência q levo eles nem abrem e já fala q é a placa... 

OBS: a minha placa Power não está funcionando mas já faz tempo....

Editado: por Jhonata Silva
Corrigir palavras com letras maiúsculas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse 3,3 V já aparece com 2V em stand by ou só depois que você dá start no vídeo game?

Para fazer a ligação da plaquinha dos reguladores de 3,3 V e 1,8V precisa retirar a placa power.

Você retirando a bobina do 3,3V e medindo vai dar a tensão do regulador que é 3,3V se houver uma fuga em capacitores na linha do 3,3V vai cair o valor dessa tensão, veja se existe fuga ou curto na linha stad by.

Editado: por Valdir Sousa
  • Joinha 3
Link para o comentário

11 horas atrás, Valdir Sousa disse:

Esse 3,3 V já aparece com 2V em stand by ou só depois que você dá start no vídeo game?

Para fazer a ligação da plaquinha dos reguladores de 3,3 V e 1,8V precisa retirar a placa power.

Você retirando a bobina do 3,3V e medindo vai dar a tensão do regulador que é 3,3V se houver uma fuga em capacitores na linha do 3,3V vai cair o valor dessa tensão, veja se existe fuga ou curto na linha stad by.

Esses 2v só aparecem qnd está ligados todos os reguladores na placa, aí qnd os reguladores não estão na placa a saída da bobina de 3,3 fica 0,0v aí qnd ponho uma voltagem, há saída vai até 1,0v...

Mas como vejo uma fuga dos capacitores, o pior q não tenho aquela fonte pra achar curto, mas quais são os capacitores....

Mas não parecem bem uma fuga pq sempre q tem uma carga ali na saída fica com 1v aí qnd os 3,3 entra parece q tá em curto mas não esquenta nada....

Link para o comentário

@Valdir Sousa eu tinha testado a continuidade dessa saida, mas o único lugar q continua é para memória Hana, testei em todos os capacitores... Com a fonte ligada nele eu testei os capacitores do lado direito(q fica HDMI rede....) Um fica com 5v e os ficam com 0,2) mas nada de um 1,0 (não sei se isso pode ajudar)...

Link para o comentário

ola pessoal acompanhando o caso me interessei mas tenho umas duvidas

como posso usar a fonte assimetrica em casos do xbox nao estar ligando

eu preciso ir trocando peça por peça ate achar o componente com curto ou tem alguma maneira de ir testando com o multimeto

agradeço se alguem responder

Link para o comentário

Para usar a fonte assimétrica você tem que ter conhecimento do circuito, para saber quantos volts trabalha a placa em cada ponto isso você só consegue com o manual de serviço ou o diagrama esquemático em mãos e tem que ter um bom conhecimento de eletrônica.

Saber interpretar o esquemático do aparelho. Você tendo esse conhecimento com um vídeo explicativo como esse acima tudo fica muito claro.

A bancada de trabalho deste senhor não está muito apresentável mas ele dá uma boa explicação de como usar a fonte assimétrica para localizar o defeito. Veja: 

Também eu não gostei do arranjo técnico que ele fez no regulador ele deveria colocar o regulador correto para o circuito. Colocar o regulador do jeito que ele colocou deveria ser somente para teste, para entregar o aparelho para o cliente deveria colocar o regulador correto para aquela placa.

Editado: por Valdir Sousa
Link para o comentário

Galera, muito cuidado quando for injetar tensão.

Nesse exemplo do video ele injeta 3,3V  sem isolar os circuitos e caso os 2 reguladores estivessem em curto, eles tem a linha de 5 Volts em comum. Então esses 3,3V iriam para linha de 1,8V danificando algo que ainda nao estava com problema como o SB e hana.

Sempre é recomendado começar os testes com 1V .

Editado: por willianlopes
Link para o comentário

@dionathaikki

Acho que voce quis dizer testar curto na placa. Se for o teste é simples.

E so colocar a ponta preta do multimetro no GND que pode ser em qualquer  parte metálica da placa ou carcaça e a ponta negativa na bobina. Se der 0,0 ohms ta em curto.

A maioria testa na escala de diodo e beep. Mas tem alguns circuitos da placa que o multímetro dar o  beep nao quer dizer que é um curto.

• Joinha 1
Link para o comentário

@dionathaikki

Com certeza é uma ferramenta indispensável para ter na bancada eletronica. Mas como ja mencionei na 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, para usar é necessário ter muita atenção e conhecimento ou seu problema pode piorar.

Um exemplo que ja vi acontecer muito.
(Teoria) A linha de 12V do xbox alimenta circuitos DC/DC das memorias, que tem como função abaixar esses 12v para 1,5V.
Circuito que usam fonte tipo chaveada (por pulsos PWM). Entao de um "lado" do mosfet(DRENO) tem 12V e do outro "lado"(Source) pequenos pulsos que quando "retificado" tem uma tensão de 1,5. Se esse mosfet entra em curto, a placa entra em proteção e protege todo circuito.

(Prática) Então chega um xbox com luz vermelha que tem erro 000X .Nos testes de bancada ,se voce testar com multimetro a linha de 12V parece ter um curto.
Se voce tentar injetar 12V nessa linha em curto, provavelmente esse mosfet vai aquecer e voce vai identificar o componente com defeito, mas ao mesmo tempo voce esta injetando 12V num circuito de 1,5V.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...