Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Macbook Pro A1278 - MB 820-3115-b - Sem Backlight (Nao acende LCD)

Avalie este tópico:

micxnet

Posts em destaque

Ola amigos! Estou com este Mac, e preciso de ajuda para analise.

Após fazer a troca do flat do hd, ao ligar a maquina para teste, ela ficava emitindo 3 bips, dava uma pausa e os 3 bips voltavam e assim sucessivamente. Fiz a limpeza das memorias e os bips pararam. Agora ela emite o som de qdo liga só que nao manda imagem. Voltei o flat antigo só por desencargo de consciência mas fica do mesmo jeito, lembrando que tomei todos os cuidados para fazer a troca do flat e limpeza das memorias desconectando a fonte de alimentação e bateria. Retirei a placa mae para uma inspeção e encontrei um pouco oxidação em alguns capacitores ao lado do CI LM4FS1BH. A parte de baixo da placa estava bem suja com poeira, o dissipador de calor estava praticamente tampado com pó. Passei um ar comprimido, fiz a limpeza dela completa com alcool isopropílico mas continua do mesmo jeito. Comprei um adptador com saida vga para testar em um monitor externo, mas nada. Chequei as tensões no conector LVDS e nao encontrei tensão a cima de 3v. Proximo a ele encontrei um fusivel aberto, fiz um jumper para teste mas nada. Apos o Jumper nao fiz a medição no conector LVDS.

Qual tensões preciso encontrar no Conector LVDS? O Mac manda imagem sem estar com a tampa inferior no lugar? A imagem no monitor Externo aparece mesmo se o IOS não estiver sendo carregado?

mac1.jpg.0c59a2a0f2e34a1c96cf0038615138ac.jpg

mac2.jpg.8be8887902109a0a87d9a2bf39b067e7.jpg

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 66
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Postagens populares

Roberto275803

Infelizmente isto acontece amigo. Agora da próxima vez  vai ser mais fácil e rápido.  Ontem mesmo reparei uma placa desta com o mesmo problema, tinha todas as tensões de acionamento do U9701 LP8550

Paulo Noce

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se., Boa noite,   Vc precisa do hd com IOS para ter imagem no HDMI.   Retire este jumper e meça os dois pontos em relação ao terra e veja se existe curto ou alguma r

Paulo Noce

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se., Bom dia,   veja a página 77 do esquema elétrico.   Meça tensão no Q9706.   Veja que neste F9700 chega os 12v. Primeiro vc terá que resolver este problema de

Imagens Postadas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite,

Vc precisa do hd com IOS para ter imagem no HDMI.

Retire este jumper e meça os dois pontos em relação ao terra e veja se existe curto ou alguma resistencia baixa.

• Legal 1
Link para o comentário

Ola

,  Bom dia!

Sobre a imagem no monitor externo, o mesmo acontece com o adaptador para saida Vga Correto? E se estiver sem a tampa de baixo, nao interfere em nada mesmo?

Sobre as mediçoes encontrei por volta de 6 Ohms e 25 Ohms nas extremidades do fusivel. É um fusivel mesmo correto?

Montagem_2.jpg.f75941042bb3a38f91aeced3008107bc.jpg

Link para o comentário

, Bom dia,

veja a página 77 do esquema elétrico.

Meça tensão no Q9706.

Veja que neste F9700 chega os 12v. Primeiro vc terá que resolver este problema de resistencia baixa .

Obs: Faça as medições sem o jumper no F9700.

• Joinha 1
Link para o comentário

Obrigado Pela ajuda

!

O Jumper do F9700 ja foi retirado. Encontrei 12V na extremidade que na foto esta marcando 56 Ohms e 4V na extremidade que marcada com 250 Ohms. Ja o Q9706, esta sem tensão. Como posso resolver o problema da resistência baixa?

Link para o comentário

, Boa noite,

Provavelmente o seu problema está na frente do Q9706.

Meça em relação ao terra, os pinos 1,2,5 e 6.

Como está utilizando um multímetro analógico, meça com a ponteira vermelha no gnd e a preta no componente.

Link para o comentário

Medi a resistência com o terra novamente no F9700 seguindo o mesmo procedimento colocando a ponta vermelha no terra e o preto no componente por se tratar de um multímetro analógico e obtive uma leitura diferente, 100 ohms onde tinha obtido 6 Ohms e onde tinha obtido 25 Ohms, o ponteiro nem deflexionou.

Link para o comentário

,

Observou ao inverter as ponteiras, o ponto que temos os 12v a resistencia é alta. O outro ponto após o Q9706 temos uma resistencia baixa.

Neste ponto chega os 12v, mas não temos pelo fato de existir algum componente com problema. Meça os capacitores que estão na linha do D9701.

Se todos estiverem ok temos que levantar a bobina L9701 e ver se a resistencia aumenta no pino1 do Q9706 em relação ao terra, medindo com ponteira invertida.

Link para o comentário

, Amigo eu tenho aqui algumas placas destas e nos testes que eu fiz elas somente dão tela externa ao começar a carregar o OS

Tente colocar uma unidade externa na porta USB.  Eu tenho aqui um pendrive de boot com o OS então assim que começa a ser acessado pisca o led do pendrive e logo em seguida tela externa abre.

Agora mesmo com defeito no LVDS a placa envia vídeo pelo conector externo, se não acontece isto você tem um problema no PCH

• Joinha 1
Link para o comentário

, Vou verificar e posto aqui, obrigado.

, Amigo, se vc tiver uma placa dessas em maos, consegue verificar se existe 3 resistores na regiao da foto abaixo?Foi nessa região que encontrei a oxidação.

Segundo a board View, pelo que entendi, teria que ter tres resistores cujo serigrafia R5077 R5078 e R5079 e atraves da serigrafia, a unica ponto que encontrei eles no esquema foi na pagina 46, mas nao conseguir interpretar se eles tem ligação com o circuito para gerar imagem no LCD. Segundo o esquema seriam 3 resistores de 10K, estou certo?

Zoom_Mac.jpeg.d2bccebd2c3ecf220eee81d3f8f105d4.jpeg

Esquema_resistor.jpg.992019751d198166e6b06ebf7af76cf5.jpg

Link para o comentário

, boa tarde, colega li seu post tenho uma placa dessa aqui e realmente ae tem 3 resistores.

• Legal 1
Link para o comentário

, Coloque outra foto mais aberta para eu ver a posição na placa, tá dificil localizar assim. É do mesmo lado do processador?

Agora eu vi aqui e perto do SMC, confirme.

Procurei aqui e estou sem esta placa no momento, mas o colega já confirmou. Faltou dizer e valor dos resistores.

Link para o comentário

, Obrigado amigo! Pelo esquema, entendi ser 3 resistores de 10K, estou certo?

, Foto logo em seguida....

mac123.jpg.35432340bd32fa5989e728a078fa2628.jpg

Link para o comentário

, Amigo coloque os 3 resistores de 10K e depois faça os testes.

Eu costumo testar estas placas assim:

1 - ligo a fonte testo o green led do Magsafe

2- Depois checo as tensões bios, etc

3-Ligo a maquina usando um pendrive, se acessar o pendrive é sinal que a maquina está ligando. Aproveito e verifico tensões de memoria, vcore. PCH

4- Depois é a etapa de vídeo, coloco monitor externo

5- Se tiver ok parto para verificar LVDS

Link para o comentário

, bom dia, amigo verifiquei no esquema e são resistores de 10k mesmo, porwm seguindo o esquema, ao meu ver esses componentes não tem a ver com o fato de não dar video na tela. Eles nao vem do circuito lvds. São os resistores R5077, R5078 e R5079, siga o sinais deles no esquema.

Link para o comentário

, mas claro que seria importante recolocar esses resistores, afinal originalmente eles estavam ae.

Link para o comentário

Em 03/07/2017 às 18:53, micxnet disse:

Pessoal, só avisando que não abandonei o tópico, estou tentando conseguir esses 3 resistores de 10k que estão faltando na placa para prosseguir.

Expandir  

Amigo é a primeira vez que ouço isto em relação a resistores, qualquer placa sucata de qualquer notebook consegue isto fácil.

Fala aí qual a sua dificuldade?

Se fosse meu vizinho eu lhe daria uma sucata até mesmo de macbook. Acredito que algum amigo do fórum vai lhe ajudar se for da sua cidade.

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Se alguem tiver uma placa em mãos e conseguir fazer a gentileza de verificar, ficaria muito agradecido. 

Se eu nao estiver errado, acredito ser o seguinte esquema:

O Ponto 1 Esta ligado na ilha 1 (Esse ponto nao parece ter problemas)

O Ponto 2 Esta ligado na Trilha 1.

O Ponto 3 Parece esta ligado a Ilha 2

O Ponto 4,5 e 6, estao ligados a ilha 3

Mac Joao Zoom Area Trilhas 2.jpg

Link para o comentário

Bom dia Amigo@micxnet

As ilhas onde estão oxidadas , tenta dar uma pequena raspada no lugar e depois aplica fluxo e vai estanhando o lugar ate pegar solda , muitas vezes a ilha nao sai ela apenas oxida a ponto de nao consegui soldar nada mas fazendo esse procedimento pode ser que consiga 

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...