Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Hd não aparece na bios, tem como acessar com alguma ferramenta??????

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Ai pessoal, este hd tem coisas importantes, agora o acontece com ele, plugado ele roda os discos e fica com clic's tipo 6 vezes e os discos param de rodar, tem jeito de acessar com alguma ferramenta, ou sera q é agulha presa, espero ajuda dos amigos aqui do forum, abrs e grato desde já.

Editado: por Rodriguez
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a marca do HD? Se os dados são importantes, melhor recorrer a alguém que tenha ferramentas especializadas como o PC3000 UDMA. Se a cabeça está "batendo", pode ser problema com uma ou mais delas ou com o preamp. Em ambos os casos, provavelmente vai ser preciso a troca do conjunto de cabeças por um compatível. Boa sorte.

Link para o comentário

@ferro velho , ok Seagate 500GB, seria da série DM? Essa série é notória por dar problema nas cabeças e em alguns casos até danificando (riscando) os platters, por isso se os dados são importantes, recomendo evitar ligá-lo e procurar alguém com as ferramentas necessárias para fazer a troca do conjunto de cabeças. Para saber o motivo dele estar "clickando", se você tiver um adaptador LVTTL-RS232 você pode conectá-lo pelo terminal para acompanhar o boot do HD e ver o erro que está dando.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Boa sorte.

Editado: por nelsonhf
  • Joinha 1
Link para o comentário

Quando um HD está dando uns "cliques" e ainda assim nada aparece, então é falha na agulha que lê o disco. Eu tenho HD pessoal com esse problema, e a única solução seria interna, o que até o momento não tenho conhecimento para isso. Quando a falha é de software ou vírus que apagou algo ainda tem solução, quando é disco complica.

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário

amigo coloque seu hd em algum gabinete como escravo e se ele rodar vc faz o backup para q nao perca seus dados

vc pode baixar um programa chamado "hard disk sentinel" para verificar a vida util dele e quais os erros q tem no seu hd

e o ideal para seu eqpmto é colocar outro hd no lugar desse ruim.

Link para o comentário

@ferro velho @Gilson Macedo, tirar a placa e limpar as conexões das cabeças, ok, vale tentar. Mas se for substituir a placa, não esqueça que tem que substituir a ROM também. Sem isso, sem chance de funcionar.

Editado: por nelsonhf
  • Joinha 1
Link para o comentário

21 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@mariscooComo o programa iria acessar um hd que não é reconhecido no sistema justamente por estar batendo agulha? Estou perguntando porque tenho um aqui e se houver solução eu também quero recuperar meus arquivos. 

bom dia @Gilson Macedo  tem casos q a agulha fica travada no disco e com um simples toque na trava da agulha faz cm que ela destrave 

mas isso é so para q vc possa acessar seu hd e fazer seu backup pois muito provavelmente ele ira parar novamente, mas se vc precisar fazer o backp muitas vezes isso resolve, 

e o programa q eu disse o harddisk

é muito bom ele mostra todos os erros e o hd tem e sua vida util , quantas vezes foi desligado e a estimativa de vida

Editado: por mariscoo
  • Joinha 1
Link para o comentário

Como os amigos já citaram, aqui eu procedo da seguinte forma amigo @ferro velho, para constatar avaria física, primeiro removo a placa e limpo os contatos, pra q possa ser reconhecido. Depois dou boot via pendrive ou cd com o hirens boot q dispõe de várias ferramentas pra manutenção, já me deparei em casos q o hd não reconhecia no setup mas com o killdisk aparecia. Nesses casos existe tambem uma ferramenta de test hard disk no hirens q já mostra logo os erros.No seu caso primeiro passo é a limpeza dos contatos da placa . Agora se o seu caso é dados a recuperar, vc tem a possibilidade usando uma mesma placa de hd, aqui já cheguei a ficar 1 ano com hd de cliente e consegui recuperar qdo apareceu outro idêntico.

Editado: por IRONMAN
  • Joinha 1
Link para o comentário

A primeira coisa foi a limpeza da placa, uma alternativa seria uma segunda placa q estou vendo se encontro para tirar mais esta duvida, e como ressaltei lá em cima, os discos param  de girar, no meu entender não vai dar para acessar nada né pessoal, vou criar um pen drive de recuperação e ve o q vai dar, desde já grato a todos pela ajuda, abrs.

Link para o comentário

Em 17/09/2017 às 09:55, nelsonhf disse:

@ferro velho , ok Seagate 500GB, seria da série DM? Essa série é notória por dar problema nas cabeças e em alguns casos até danificando (riscando) os platters, por isso se os dados são importantes, recomendo evitar ligá-lo e procurar alguém com as ferramentas necessárias para fazer a troca do conjunto de cabeças. Para saber o motivo dele estar "clickando", se você tiver um adaptador LVTTL-RS232 você pode conectá-lo pelo terminal para acompanhar o boot do HD e ver o erro que está dando.

Boa sorte.

Achei interessante esse procedimento, em qual terminal você acompanharia o boot?

Link para o comentário

3 horas atrás, grevan disse:

Achei interessante esse procedimento, em qual terminal você acompanharia o boot?

@grevan , qualquer programa de terminal que trabalhe com RS232 como o HyperTerminal ou o PuTTY no Windows ou o Minicom no Linux. Aí depois de conectado, você pode enviar comandos para diagnóstico, em alguns casos reparação ou ajuste de parâmetros para facilitar a leitura, desabilitando a realocação, por exemplo. Abaixo, alguns links com comandos, mas !!!!!EXTREMO CUIDADO!!!!! e muita leitura e pesquisa ao usá-los, pois qualquer mínimo erro pode tornar o HD inutilizável.

• Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário

Para quem quiser gastar "pouco" e comprar um programa de recuperação de hds, indico o sediv. Ele custa US$ 350 atualmente. Tem suporte a WD, Seagate Hitachi, Samsung, Toshiba. Porém é essencial que se tenha os adaptadores seriais para conexao.

Quem quiser, pode testar a versao demo aqui: 

A senha para descompactar é 01234567890

O programa roda apenas em sistemas operacionais x86.

Um forum de discussao desse programa:  (em arabe, mas pode-se utilizar tradutor)

• Joinha 2
Link para o comentário

1 hora atrás, ferro velho disse:

O hd vai ficar aqui até eu dar um fim nele, abrs.

Então amigo eu ja consegui reparar algumas placas de hd que estavam totalmente mortos igual seu caso, nos meus casos eu retirei a placa eletrônica limpei bem com álcool isopropílico e em seguida testei com o multímetro o circuito, em qs tds os casos a solução estava na substituição de um doido ou ate msm dos 2 porem seria preciso testar essa sua placa e identificar o defeito, lembrando que nesses casos o hd voltou a vida por um pequeno período mais suficiente para a recuperação dos dados facas os teste e retorne para dar um feedback abrcs 

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...