Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

I/O com memoria interna e agora como reprogramar ?

Avalie este tópico:

infosquad

Posts em destaque

Dando uma volta pela net me deparei com um usuario que tinha um problema com um tipo especifico de I/O, ele comentava que I/O novos nao funcionavam nos aparelhos, mas os de scrap de outra placa igual funcionavam normalmente. Depois de investigar foi visto que o componente conta com uma flash interna de 128KB !!

Link ao datasheet

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E agora como reprogramamos uma flash que fica dentro do I/O?

Fica o tópico para que quando alguém souber de alguma novidade comente com a galera  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlad, a parte de que o I/O trabalha de acordo à programacao da "EC BIOS" eu tinha em mente, mas acredito que eles sempre vieram projetados para trabalhar com uma flash "externa" de maneira que pelo que vi compartilhavam a flash da MAIN BIOS. Voce podia atualizar a "BIOS toda" ou só a parte referente ao I/O como vimos em algumas atualizacoes da positivo por exemplo mas sempre gravando informacao no chip da MAIN BIOS.

Há algum tempo atras as placas comecaram a vir com uma memoria dedicada para o EC, mas como foi visto, sempre de maneira externa.

Até agora nunca peguei uma placa que o EC nao se reprogramasse atraves da MAIN ou da EC bios.

Obviamente posso estar me enganando ou mal interpretando algo e se este for o caso ficarei grato en receber aclaracoes sobre o asunto  8)

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Boas.

Tive um problema com um Laptop da MSI, depois de atualizar a BIOS o pc ficou muito estranho, ventilador no máximo da rotação, por vezes o pc bloqueava, desligava-se.. até que descobri que é necessário fazer um reset a EC... e tem a ver com este problema...

depois de ler este fórum:

segui o procedimento e ficou tudo bem.

Link para o comentário

Companheiro Kalu, estas memorias vem com digamos......um "Sistema operativo interno", o seu problema foi solucionado aparentemente voltando um ponto de restauracao, como acontece com as HP e seu WIN+B, quando o sistema está destruido ou a memoria está queimada é necessario "reinstalar o sistema", procedimento que vem sendo feito com a ajuda de gravadores de BIOS, o problema vem quando a memoria está embutida dentro do I/O.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Uau ... um 8051 com SDRAM , ROM , porta série , PWM , SPI , dá quase para fazer um Gameboy desse CI.

Agora a sério ... as "saídas" SPI da página 15 que ligam à flash externa não permitirão programar a EEprom interna também ?

Vou ler esse datasheet com atenção assim que tiver um tempinho.

Link para o comentário

• 1 ano depois...

@infosquad, Pelo que vi, na página 132, é um pouco óbvio, mas como o IO já tem uma "flash" para decodificação do teclado, fan, leds etc. A parte da Flash, Space mapped to system BIOS começa em 0x0000~0xEBFF e são 59KB.

Na página 133 fala-se sobre a porta legacy I/O, que pode ser usada por software para comunicação com a EC/FW, tanto para se comunicar como interromper (Escrita).

Na página 142 também encontra-se algo interessante, mas estou sem tempo agora, a noite estarei analisando melhor, aguardo novidades. :)

Link para o comentário

@David Santoro,  na verdade o titulo esta meio desatualizado, atualmente já existem algumas ferramentas para poder efetuar a programacao deste CI, este espaco é exatamente para poder falar dele e para falar também destas ferramentas.

O companheiro

em breve vai estar postando um video com o programador que ele adquiriu recentemente para esta tarefa.

Quem também postou um video do processo sendo realizado com o programador ISP RT809F foi o companheiro

Inclusive na Web ja existe um grande acervo de dumps destes firmwares  8)

Link para o comentário

@infosquad, seria esse o gravador?

Link para o comentário

depreendo que os teus sejam home made. Coloca aí umas fotos, poderá ajudar a elaborar aqui pelos membros.

Se bem que okb9012 sendo baseado no 8051 entao nao é dificil fazer isso. Tenho ate alguns jtags que possivelmente o faz. ou mesmo o kit Easy 8051

Link para o comentário

@byte,

links para o projeto:

necessário cadastro/registro para poder visualizar os tópicos corretamente. O nosso amigo talvez possa dar uma ajuda.

Por enquanto só precisei gravar um KB9012, montei o Postal2 mas é meio complicado de trabalhar com o bichinho.

Link para o comentário

Boas!

Obrigado aí vlad. Sei tambem encontrei isso do kotnatan, mas meio complicado entender os caras, rsss.

Baixei ja quase tudo do projeto ainda ontem, só está me faltando o Hex para o atmega88 que usa no projeto.

Vou tentar encontrar esse hex caso nao consiga irei pedir mesmo ao .

No entanto achei meio semelhante ao projeto do usbasp e esse eu tenho já aqui. Preciso encontrar um kb9012 para fazer os testes.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...