Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook HP TX1000 - Placa Quanta TT8 - liga sem vídeo

Avalie este tópico:

bisuca

Posts em destaque

Bom pessoal, mais um TX1000 dando trabalho....

Esquema elétrico é esse -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O que ocorre, a placa liga, todos os leds acendem, PN, PS, processador aquecendo normal, cooler funciona, mas sem vídeo.

Na procura pelas tensões de LVDS, cheguei no sinal LCDVCC que me levou ao Q2.

No Q2 tenho nos pinos 3 e 4 cerca de 3.2v o que segundo o esquema estaria correto, mas nos pinos 1,2,5 e 6 não tenho nada, às vezes quando ligo a máquina tem tensão mas quando vou medir ela vai caindo até zerar, como se estivesse descarregando um capacitor. L4, C426 e C429 na mesma situação, por estarem na mesma linha.

Outra coisa que ainda não tinha visto, o D1 que recebe o sinal ECPWROK, ao medir ele com o multímetro, quando toco com a ponteira vermelha a máquina desliga na hora, isso é assim mesmo?

Se alguém puder dar uma ajuda agradeço, sei que esse modelo pede muito reball, mas gostaria de esgotar todas as possibilidades de algum defeito nos componentes primeiro antes de partir pro reball.

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa ir direto pro reball não, faz o ME, eu particulamente conhecendo o histório deste equipamento, já partiria para  o ME, deu vídeo? reball, não perderia tempo em analisar o esquema. Agora se não der video com o ME, ai sim parte para a analise no esquema.

Reafirmando o que o amigo acima disse....

Direto pro REBALL... Tx1000, 2000 etc !! Abraço

Concordo com o reflow de diagnóstico, faço ele por baixo do chip. Se voltar jah sabe o resto neh, rs.

Bom pessoal, fiz o ME aqui e nada, continua na mesma, ligando sem vídeo....

Aproveitando, vi que tem o chip pra vender ja com as esferas, não tenho prática em bga, na verdade não tenho nem equipamento, só estação de ar.

Será que é possível colocar esse chip só com estação de ar?

Link para o comentário

Tudo eh possível, mas nem tudo convêm, rs. O segredo do reballing tah na temperatura inferior. Fez o teste de fuga no chipset ? Se tiver uma outra placa ai funcionando sugiro que teste o BIOS dele, ligar ficar ligado e não dah vídeo eh típico de outros chipsets, não do GO6150. Verifique se está chegando tensão nas memórias antes, já que o ME não deu diagnóstico. Não estou com a placa aqui para ver os componentes , mas do outro lado da placa, tem um capacitor "amarelo" (desculpe o termo amanhã posto a posição certa e a serigrafia dele) . Já vi esse capacitor com problema dando esse falso diagnóstico de BGA, v erifique o circuito ao redor dele tbm, procure por curtos.

Veja também se tem tensão certas no conector do flat do LCD. Hj mexi em um Megaware que ligava, ficava ligado e não dava imagem e era um simples flat mal conectado por trás do LCD. É um caminho mais longo o que vc vai percorrer sem a estação, 90% dos problemas desse note se resolvem com o BGA. Se quiser dicas de dessolda e ressolda do chip sem a estação mas improvisando uma estrutura posso lhe dar também. Conheço pessoas que ganharam muito dinheiro sem ter a estação de BGA antes de comprar a estação fazendo BGA , mas é bem complicado...

Sobre chips com esferas sempre que vc comprar um chip ele vem com as esferas (rebalado).

Link para o comentário

Tudo eh possível, mas nem tudo convêm, rs. O segredo do reballing tah na temperatura inferior. Fez o teste de fuga no chipset ? Se tiver uma outra placa ai funcionando sugiro que teste o BIOS dele, ligar ficar ligado e não dah vídeo eh típico de outros chipsets, não do GO6150. Verifique se está chegando tensão nas memórias antes, já que o ME não deu diagnóstico. Não estou com a placa aqui para ver os componentes , mas do outro lado da placa, tem um capacitor "amarelo" (desculpe o termo amanhã posto a posição certa e a serigrafia dele) . Já vi esse capacitor com problema dando esse falso diagnóstico de BGA, v erifique o circuito ao redor dele tbm, procure por curtos.

Veja também se tem tensão certas no conector do flat do LCD. Hj mexi em um Megaware que ligava, ficava ligado e não dava imagem e era um simples flat mal conectado por trás do LCD. É um caminho mais longo o que vc vai percorrer sem a estação, 90% dos problemas desse note se resolvem com o BGA. Se quiser dicas de dessolda e ressolda do chip sem a estação mas improvisando uma estrutura posso lhe dar também. Conheço pessoas que ganharam muito dinheiro sem ter a estação de BGA antes de comprar a estação fazendo BGA , mas é bem complicado...

Sobre chips com esferas sempre que vc comprar um chip ele vem com as esferas (rebalado).

Opa, valeu amigo, amanhã vou testar o que você postou. Quanto as dicas de soldagem e dessoldagem eu quero sim, toda ajuda é sempre bem vinda.

Link para o comentário

Com multímetro , selecione a chave para medir tensão em 20V ponteira preta em algum terra da placa ponteira vermelha no cristal do chip. tensões acima de 0,30v ou tensões variáveis (fuga de tensão por ali) eh uma sugestão de problemas naquele chip ou na solda dele. Não eh muito conclusivo mas ajuda, uso esse teste como suporte quando outros falham. Quando faço muitos testes e eles não são conclusivos , junto as informações deles e tomo uma decisão. Não sei como explicar isso bem de forma científica, mas avaliando as sugestões que os vários testes me apresentam eu tomo uma decisão. A soma de várias meias verdades, ou parciais de verdades pode ser uma verdade (pelo menos matematicamente falando)

Exemplo:

- Liga, fica ligado e não da vídeo - SUGESTÃO DE BGA , BIOS e fontes internaas com defeito.

- Fontes internas verificadas - permanece a sugestão de BGA e BIOS

- ME não conclusivo, ainda pode ser BGA ou outra coisa

- BIOS verificado , pode ser BGA

- Teste de fuga; se der positivo pode ser BGA

Final das contas: Faço BGA. Avaliando todas as parciais tenho probabilidade maior de ser o BGA , não eh conclusivo absoluto mas é a soma de possibilidades me leva a concluir pelo BGA.

Link para o comentário

Bisuca !!

Pra complementar...

No momento em que estiver abrindo o notebook já olha o dissipador de calor, se ele estiver sujo e até obstruído (parte interna fechada na passagem de ar).

Já aumenta a chance de BGA.

-Se for processador AMD ainda por cima putz as chances são ainda maiores.

-Tem a questão da thermal pad já ter secado.

Mas acima de tudo rs !! até porque pode ter todos os sintomas acima e etc, mas as vezes n é BGA

Dica máxima.

Olha no eletronicabr.com.br e busca o defeito na máquina se já foi postado !! É o melhor !!  :)

Abraço e sucesso !!

Link para o comentário

Bisuca !!

Pra complementar...

No momento em que estiver abrindo o notebook já olha o dissipador de calor, se ele estiver sujo e até obstruído (parte interna fechada na passagem de ar).

Já aumenta a chance de BGA.

-Se for processador AMD ainda por cima putz as chances são ainda maiores.

-Tem a questão da thermal pad já ter secado.

Mas acima de tudo rs !! até porque pode ter todos os sintomas acima e etc, mas as vezes n é BGA

Dica máxima.

Olha no eletronicabr.com.br e busca o defeito na máquina se já foi postado !! É o melhor !!  :)

Abraço e sucesso !!

Pior é que o processador é AMD..  :(

Já fez ME ?

Sim, ja fiz e não deu em nada...

Bom, a parte eletrônica tenho 99% de certeza que esta correta, então não me resta mais nada a não ser reball.

O problema é que não tenho o equipamento correto para fazê-lo. Ja tentei fazer um "reflow" em uma máquina que tinha aqui usando uma lâmpada de halogêneo por baixo e a estação de ar quente por cima mas não deu muito certo...

Mas valeu pessoal, obrigado pela ajuda de vocês....

Link para o comentário

Boa tarde amigo, eu peguei um desses aqui e o sintoma era o mesmo ligava sem vídeo, daí eu fiz um reflow na PN somente, e voltou a dar imagem novamente, porém passado alguns dias deu retrabalho aqui... e novamente eu fiz o reflow só que dessa vez deixei alguns dias aqui para testar mais, antes de  entregar ao cliente e não retornou mais!

Link para o comentário

Boa tarde amigo, eu peguei um desses aqui e o sintoma era o mesmo ligava sem vídeo, daí eu fiz um reflow na PN somente, e voltou a dar imagem novamente, porém passado alguns dias deu retrabalho aqui... e novamente eu fiz o reflow só que dessa vez deixei alguns dias aqui para testar mais, antes de  entregar ao cliente e não retornou mais!

Então amigo, é o que estou pensando em fazer, se o cliente autorizar...

Valeu...

Link para o comentário

Companheiro Bisuca, tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado  8).

Com respeito ao seu problema, já deu uma olhada no socket ? Aplique calor moderadamente ou ligue o aparelho aplicando pressão sobre o mesmo e comente os resultados  8)

Link para o comentário

Companheiro Bisuca, tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado  8).

Com respeito ao seu problema, já deu uma olhada no socket ? Aplique calor moderadamente ou ligue o aparelho aplicando pressão sobre o mesmo e comente os resultados  8)

Opa, valeu amigo, já arrumei o tópico, quanto a sua sugestão ainda não deu tempo, vou tentar hoje à noite e posto resultado.

Obrigado.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Os modelos AMD msm com grafica NVIDIA serie 7k 8k o problema de n dar video é quase sempre chipset, normalmente nforce.

Ja tive 2 Acer iguais, mas um tinha a 8600gt MXM e outro nem tinha o MXM mas o chipset era o msm. Ambos tinham o defeito no BGA do chipset. Actualmente tenho um tx2000 e um tx1000 do msm dono para reballing.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...