Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Disco rígido IDE instalado dentro de SATA

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Pessoal. Tenho um HD IDE de 500Gb que preciso recuperar uns arquivos importantes,

Esta com problema na cabeça magnética, não consigo achar outro igual para retirar as peças de reposição.

Porém achei um HD da mesma marca, a carcaça e praticamente igual, 

A placa lógica tbm da certo pois os conectores e parafusos da placa da certinho uma na outra.   O que muda e que ela é Sata e do mesmo tamanho e rotação..

A dúvida é!?

Dá pra colocar o disco rígido do IDE dentro do HD sata novo?

Vou mandar as fotos dos dois para comparação. 

IMG_20171110_125244028.jpg

IMG_20171110_125244028.jpg

IMG_20171110_125234986.jpg

Screenshot_2017-11-12-18-08-28.png

Screenshot_2017-11-12-18-08-07.png

Editado: por Rodriguez
tópico abandonado pelo autor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim pelo que estudei sobre as duas situações.. o que muda e só os conectores Sata e IDE.. o resto da certinho..

Pq minha expectativa é abrir o HD..

E colocar os discos do HD IDE que está com problema na cabeça magnética e colocar no lugar dos discos do sata. 

Ou colocar as cabeças do sata no HD IDE. 

Editado: por Leandro Machado
Link para o comentário

@Leandro Machado

Se os dados forem muito importantes e você precisará, considere consultar um laboratório especializado em recuperação de dados.
Se o preço a pagar é demais para você e você deseja recuperar esses dados por conta própria, eu recomendo que você tente tudo antes de abrir o caso do disco. Se você nos contar quais são os sintomas, talvez possamos ajudá-lo aqui.

Se você decidir abrir o disco e ver se o problema é realmente uma cabeça defeituosa, é melhor (e mais fácil) mudar o bloco de cabeça do bom disco para o mau. Se você tentar mudar os pratos sem a ferramenta certa, isso só piorará o problema, não faça isso.
Se as cabeças forem iguais e você as cambia em um ambiente tão livre de poeira quanto possível, você terá a chance de clonar o disco. Não se preocupe com o ar ou o oxigênio, os discos rígidos não estão o vácuo por dentro, o problema são as partículas de poeira que podem estar dentro uma vez abertas.

Saudos e sorte.

Link para o comentário

obrigado pelas dicas e informações, esse HD e meu, eu ganhei ele em a uns 10 anos. tem toda uma vida la dentro rsrs..

depois de uma mudança de endereço que ele ficou apresentando problemas, ele estava em uma caixa e no transporte não sei se foi a vibração ou algum impacto que o mesmo recebeu, ele estava em sua case original ou seja estava intocável, o sintoma que o HD adquiriu foi o seguinte:

quando alimentado o mesmo começa a girar cada vezes mais rápido ate atingir sua rotação para inicialização da leitura do disco, porem quando esta quase chegando ao pico de sua rotação ele começa a bater cabeça. e assim fica, quando o HD estava bom ele reconhecia a placa logica no sistema e aparecia instalando o dispositivo quando o HD alcançava a rotação ideal e a cabeça magnética fizesse a leitura do disco.. no entanto agora não reconhece mais(instalando dispositivo).. pq parece que o disco não esta em sincronia com a cabeça ou vice-versa. também pode ser algo com a placa logica, mas fiz alguns testes com a mesma na parte eletrônica e aparentemente esta tudo certo anão ser que tenha algum circuito c problemático!.

Link para o comentário

@Leandro Machado

Pelo que você comenta, parece que você está conectando o disco por USB. Tente conectá-lo por uma porta IDE diretamente à placa-mãe e inicialize o computador com este live-CD:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O equivalente a "Disk Manager" no Windows, nesse linux é o "GNOME Disks" encontrado no menu Iniciar. A partir desse programa, você pode ver se o disco é detectado, se o disco tiver problemas, montar e desmontar discos e algumas outras coisas ...
Se o disco for detectado, use o programa "ddrescue" do terminal de comando para cloná-lo para outro disco ou para criar uma imagem. Neste fórum você tem um tutorial sobre como usar esse programa:

Saudações e boa sorte.

?

@edward linuxQuando você abre um disco, você já deve saber que com muita sorte você pode clonar em uma primeira tentativa. NÓS SABEMOS que este disco não é mais confiável de qualquer maneira, e o oxigênio, a água, o magnetismo e a trindade sagrada não nos preocupam.?

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, tonpepe disse:

@Leandro Machado

Pelo que você comenta, parece que você está conectando o disco por USB. Tente conectá-lo por uma porta IDE diretamente à placa-mãe e inicialize o computador com este live-CD:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O equivalente a "Disk Manager" no Windows, nesse linux é o "GNOME Disks" encontrado no menu Iniciar. A partir desse programa, você pode ver se o disco é detectado, se o disco tiver problemas, montar e desmontar discos e algumas outras coisas ...
Se o disco for detectado, use o programa "ddrescue" do terminal de comando para cloná-lo para outro disco ou para criar uma imagem. Neste fórum você tem um tutorial sobre como usar esse programa:

Saudações e boa sorte.

1f913.png

@edward linuxQuando você abre um disco, você já deve saber que com muita sorte você pode clonar em uma primeira tentativa. NÓS SABEMOS que este disco não é mais confiável de qualquer maneira, e o oxigênio, a água, o magnetismo e a trindade sagrada não nos preocupam.1f913.png

obrigado pelas dicas, vou tentar e postarei resultados

Link para o comentário

eu ja vi alguns relatos de alguns colegas q abriram para destravar o cabeçote e o hd funcionou muito tempo meses anos.

seria bom vc abrir ele dentro de um local sem poeira, faça uma caixa de plastico...

n estou lhe falando para abrir o hd pois tem riscos, mas o processo é esse mesmo.

por favor poste os resultados estou curioso =p 

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...