Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP dv4 La-4117p nao liga

Avalie este tópico:


BRAYM NETWORKS

Posts em destaque

Cara, desculpa-me a ignorancia e falta de conhecimento, mas como testo p\ saber se o q44 esta em curto.. mais uma vez desculpa-me

 

Nao ha motivo para pedir desculpas por nao ter conhecimento sobre certo assunto, afinal quem é que nacsceu sabendo ? De cualquer forma acredito que seria muito mais útil que voce desse uma passada pela area de treinamento eletronico já que é algo que pode ser muito melhor interpretado com a ajuda de imagens

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Outra coisa que pode ajudar a identificar bem os terminais de cada componente é analisar o datasheet deles. Neste caso o Q44 é um 2n7002.

 

 

O Q44 pelo visto está acusando o mesmo que o resto....falta de EC_ON no seu gate.

 

Tem certeza de estar medindo o pin102 ? O pin 102 do I/O nada mais é do que uma "extensao" dos componentes que voce já mediu e constatou a ausencia de EC_ON. Pode conferir que ele tem continuidade com o gate do PQ307 e do Q44.

Se voce nao tem tensao nos gates dos componentes anteriores, nao deveria ter tensao no pin 102 do I/O que nada mais é do que um "fio" que interliga todo mundo.

 

Que tal o pin 117 PWRBTN_OUT ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 104
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Cara, desculpa-me a ignorancia e falta de conhecimento, mas como testo p\ saber se o q44 esta em curto.. mais uma vez desculpa-me

 

Nao ha motivo para pedir desculpas por nao ter conhecimento sobre certo assunto, afinal quem é que nacsceu sabendo ? De cualquer forma acredito que seria muito mais útil que voce desse uma passada pela area de treinamento eletronico já que é algo que pode ser muito melhor interpretado com a ajuda de imagens

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Outra coisa que pode ajudar a identificar bem os terminais de cada componente é analisar o datasheet deles. Neste caso o Q44 é um 2n7002.

 

 

O Q44 pelo visto está acusando o mesmo que o resto....falta de EC_ON no seu gate.

 

Tem certeza de estar medindo o pin102 ? O pin 102 do I/O nada mais é do que uma "extensao" dos componentes que voce já mediu e constatou a ausencia de EC_ON. Pode conferir que ele tem continuidade com o gate do PQ307 e do Q44.

Se voce nao tem tensao nos gates dos componentes anteriores, nao deveria ter tensao no pin 102 do I/O que nada mais é do que um "fio" que interliga todo mundo.

 

Que tal o pin 117 PWRBTN_OUT ?

 

realmente minha visao me enganou, no pino 102 tenho apenas os 0,29v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa tarde,

 

 

Estou com esse notebook que nao liga, porem tem todas as tensoes na placa, acabei de comprar meu gravador TL886cs, e vi que a bios é o U29 (cfon f16/100hip), estou suspeitando q seje a bios, pois nem acende o conector qdo coloco a fonte.

 

A minha duvida é a seguinte, procurei no gravador por este codigo e nao axei, consultei na internet e diz que a bios é a mesma EN25F16, quando eu seleciono esse chip na gravado e mando ler da erro.

 

 

thanks for share

 

O chip esta com defeito? ou a gravadora que nao grava? ou tem algum chip que posso substituir? no schematic fala MX25L1605 seria este o substituto?

 

Cara se todas as tensões estão Ok, é a Bios mesmo. Quanto a gravação da Bios, escolha no software do seu gravador o fabricante Eon e depois selecione en25f16, se esta dando erro, algo esta com problema; pode ser o chip da bios com defeito ou o seu gravador ou até mesmo uma incompatibilidade com o sistema operacional do pc ou note onde vc esta tentando gravar. Pergunto; Vc já usou o seu gravador antes, ou é a primeira vez?

 

 

Olá amigo, entao, a bios eu tentei selecionando Cfon en25f16 e deu erro, vou tentar pelo Eon amanha, a Gravadora chegou hoje e p\ o primeiro teste tirei de um notebook lg x110 e consegui ler, verificar e até fazer o backup do chip... acredito que nao seja defeito na gravadora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Estou com esse notebook HP dv4-2014br que nao liga, porem nao tenho nenhuma tensao nas bobinas, a unica tensao que encontrei foi os 3v na bios e no I/O, e tambem em alguns pontos 19v na placa, acabei de comprar meu gravador TL886cs, e vi que a bios é o U29 (cfon f16/100hip), estou suspeitando q seje a bios, pois nem acende o conector qdo coloco a fonte.

 

Estou com dificuldade p\ axar no esquema se é regulador que esta ruim... Ja fiz a atualizaçao da bios pelo arquivo do site da hp e tbm pelo arquivo do forum porem sem sucesso.

 

Alguma dica?

 

1ºSe voce não tem as tensões nas bobinas, como que pode ser a bios? Mesmo ela recebendo 3v não significa nada que ela esteja corrompida e que voce ja deve sair retirando ela e regravando ou até mesmo trocando o chip, como voce mesmo comprovou a maquina não funcionou e nem vai funcionar.

 

2º O basico  para a maquina ligar é ter tensão de alta,stand by e pulso de carregador conectado.

 

3º Se a placa tem alta,que é a tensão de 19v, pino 16 da PU301, e não tem as de +3VALWP na PL302, e 5VALWP na PL303. o PWM não esta gerando as tensões de saidas  para chavear os mosfets  pq301,302 e 304. Então começa injetando tensão com a fonte variavel nos terminais 1 e 6 do PU301 que é o regulado interno desse PWM e observe o consumo de corrente(começe com tensão de 1v)

 

Bom pelo pouco de conhecimento que tenho acho que isso é o básico, agora se meu raciocínio estiver errado por favor alguém me  corrija, estou aqui para aprender também.

 

Valeu!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo verifica neste tópico onde eu respondi pode ser que ajude.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3º Se a placa tem alta,que é a tensão de 19v, pino 16 da PU301, e não tem as de +3VALWP na PL302, e 5VALWP na PL303. o PWM não esta gerando as tensões de saidas  para chavear os mosfets  pq301,302 e 304. Então começa injetando tensão com a fonte variavel nos terminais 1 e 6 do PU301 que é o regulado interno desse PWM e observe o consumo de corrente(começe com tensão de 1v)

 

Bom pelo pouco de conhecimento que tenho acho que isso é o básico, agora se meu raciocínio estiver errado por favor alguém me  corrija, estou aqui para aprender também.

 

 

Companheiro misael-metal, a principio a sua linha de pensamento está perfeita, a não ser por um detalhe que muda absolutamente tudo, estas fontes de alimentação normalmente tem pins que atuam como interruptores para habilitar ou desabilitar as linhas de tensão.

 

Aqui neste caso temos PQ305 e PQ306 que quando recebem VL aterram os pins 1 e 6 do integrado desabilitando as saídas controladas por PWM.

 

1ºSe voce não tem as tensões nas bobinas, como que pode ser a bios?

 

Tendo em conta o nosso ponto anterior podemos ver que para que as ENTRIPS se abram e permitam que o integrado habilite as saídas PWM devemos ter o sinal de EC_ON que vai chavear PQ307 matando a tensão de VL e liberando as ENTRIPS.

O pulso de EC_ON vem do I/O e o I/O neste caso depende diretamente da BIOS que contém o código que será utilizado por este.

 

Os esquemas eletrônicos destes aparelhos são realmente muito complexos e basta com deixar escapar um minimo sinal ou componente para intrepretá-lo de uma maneira completamente diferente, isto já me aconteceu e continua me acontecendo várias vezes  :)

 

Espero ter ajudado  8)

 

BRYAMNETWORKS, voltei a ler o tópico e acredito que já vimos praticamente tudo que pode estar falhando no seu caso.

Uma coisa que ainda não foi abordada...como você está soldando o I/O ? É algo muito comum soldar o I/O com a estacão de ar e isto pode acabar gerando problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3º Se a placa tem alta,que é a tensão de 19v, pino 16 da PU301, e não tem as de +3VALWP na PL302, e 5VALWP na PL303. o PWM não esta gerando as tensões de saidas  para chavear os mosfets  pq301,302 e 304. Então começa injetando tensão com a fonte variavel nos terminais 1 e 6 do PU301 que é o regulado interno desse PWM e observe o consumo de corrente(começe com tensão de 1v)

 

Bom pelo pouco de conhecimento que tenho acho que isso é o básico, agora se meu raciocínio estiver errado por favor alguém me  corrija, estou aqui para aprender também.

 

 

Companheiro misael-metal, a principio a sua linha de pensamento está perfeita, a não ser por um detalhe que muda absolutamente tudo, estas fontes de alimentação normalmente tem pins que atuam como interruptores para habilitar ou desabilitar as linhas de tensão.

 

Aqui neste caso temos PQ305 e PQ306 que quando recebem VL aterram os pins 1 e 6 do integrado desabilitando as saídas controladas por PWM.

 

1ºSe voce não tem as tensões nas bobinas, como que pode ser a bios?

 

Tendo em conta o nosso ponto anterior podemos ver que para que as ENTRIPS se abram e permitam que o integrado habilite as saídas PWM devemos ter o sinal de EC_ON que vai chavear PQ307 matando a tensão de VL e liberando as ENTRIPS.

O pulso de EC_ON vem do I/O e o I/O neste caso depende diretamente da BIOS que contém o código que será utilizado por este.

 

Os esquemas eletrônicos destes aparelhos são realmente muito complexos e basta com deixar escapar um minimo sinal ou componente para intrepretá-lo de uma maneira completamente diferente, isto já me aconteceu e continua me acontecendo várias vezes  :)

 

Espero ter ajudado  8)

 

BRYAMNETWORKS, voltei a ler o tópico e acredito que já vimos praticamente tudo que pode estar falhando no seu caso.

Uma coisa que ainda não foi abordada...como você está soldando o I/O ? É algo muito comum soldar o I/O com a estacão de ar e isto pode acabar gerando problemas.

 

 

 

Infosquad obrigado por tudo, eu soldo o i/o com estaçao de ferro de solda e nao de ar.... todos terminais estao bem soldados verifiquei com uma lupa eletronica de um colega....

 

mas sei la, axo q essa placa é sem chance msmo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo esta placa tem todas as tensão para poder dar o Start tipo 5v e 3,3v e 3,3v na bios e tbm tem a tensão de ACIN no I/O verifica pois estou disposto ajudar vc.

 

entao amigao, qdo eu coloco os pq305 e 306 (entrips) mata as tensoes de 5 e 3v.... agora qdo os tiro volta a ter tensao normal, mas a placa continua morta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o cristal você só pode estar plenamente certo do seu funcionamento utilizando um frecuencimetro ou osciloscopio, porém é dificil encontrar problemas nestese inclusive aproveitei e verifiquei que as tensões no Y7 de uma placa que eu tinha aqui sao muito próximas às suas.

 

 

As outras tensões aparentam estar bem, verifique o ACIN e o LID_SN que faltaram.

 

 

Tanto o acin e o lid sw tem 3,3v

 

Rolf Guse, o ACIN já foi verificado, realmente foi verificada muita coisa nesta placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colegas!!!

Felipego, achei os PQ305 e 306 no esquema na pagina do circuito de 3 e 5v, porém eles estão abaixo do circuito do PWM, como não tenho muita prática em leitura , eles estão ligados a quem? ou melhor qual seria a função deles , pois na retirada dos mesmos a tensões apareceram?Obrigado desde já pela aula!!!!  Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3º Se a placa tem alta,que é a tensão de 19v, pino 16 da PU301, e não tem as de +3VALWP na PL302, e 5VALWP na PL303. o PWM não esta gerando as tensões de saidas  para chavear os mosfets  pq301,302 e 304. Então começa injetando tensão com a fonte variavel nos terminais 1 e 6 do PU301 que é o regulado interno desse PWM e observe o consumo de corrente(começe com tensão de 1v)

 

Bom pelo pouco de conhecimento que tenho acho que isso é o básico, agora se meu raciocínio estiver errado por favor alguém me  corrija, estou aqui para aprender também.

 

 

Companheiro misael-metal, a principio a sua linha de pensamento está perfeita, a não ser por um detalhe que muda absolutamente tudo, estas fontes de alimentação normalmente tem pins que atuam como interruptores para habilitar ou desabilitar as linhas de tensão.

 

Aqui neste caso temos PQ305 e PQ306 que quando recebem VL aterram os pins 1 e 6 do integrado desabilitando as saídas controladas por PWM.

 

1ºSe voce não tem as tensões nas bobinas, como que pode ser a bios?

 

Tendo em conta o nosso ponto anterior podemos ver que para que as ENTRIPS se abram e permitam que o integrado habilite as saídas PWM devemos ter o sinal de EC_ON que vai chavear PQ307 matando a tensão de VL e liberando as ENTRIPS.

O pulso de EC_ON vem do I/O e o I/O neste caso depende diretamente da BIOS que contém o código que será utilizado por este.

 

Os esquemas eletrônicos destes aparelhos são realmente muito complexos e basta com deixar escapar um minimo sinal ou componente para intrepretá-lo de uma maneira completamente diferente, isto já me aconteceu e continua me acontecendo várias vezes  :)

 

Espero ter ajudado  8)

 

BRYAMNETWORKS, voltei a ler o tópico e acredito que já vimos praticamente tudo que pode estar falhando no seu caso.

Uma coisa que ainda não foi abordada...como você está soldando o I/O ? É algo muito comum soldar o I/O com a estacão de ar e isto pode acabar gerando problemas.

 

Opa vivendo e aprendendo, realmente é muito complexo esses circuitos.rsrsr

Mas agora surgiu uma duvida sera que realmente, o I/O para liberar esse pulso, vai depender da bios? sera que ele não esta gerando esse pulso pela ausência de alguma tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...